PORTUGUÊS
1. INTRODUÇÃO
MCT-441 é dois Detector de Gás completamente supervisionados para proteger espaços interiores, de fácil instalação. O MCT-441 é um detector de gás natural desenhado para enviar alarmes ao detectar gás Metano. Estes detectores podem usar-se em apartamentos, caravanas, barcos ou iates.
Os detectores são alimentados electricamente a 220-240VAC. Possuem também uma pilha interna de lítio para reportar unicamente a falha de alimentação (não alimenta o detector).
O detector envia as seguintes mensagens ao painel de controlo do sistema: alarme de gás, falha do sensor de gás, falha de energia e bateria fraca.
MCT-441 estão desenhados para serem montados na parede e devem de ser colocados num local onde pode existir a presença de gás, por exemplo proveniente de prováveis fugas.
Após a detecção do gás, ocorre a indicação audível e o transmissor incorporado emite a mensagem digital, composta pela identificação PowerCode, alarme, estado e outras informações. Uma mensagem automática de supervisão (ver especificações) informa o sistema de alarme a intervalos regulares, da participação activa do detector no sistema de alarme.
O MCT-441 tem um código de identificação de 24 bits, seleccionado aleatoriamente na fábrica de entre mais de 16 milhões de combinações possíveis. Este código é, por tanto, único e virtualmente impossível de reproduzir. Os receptores compatíveis PowerCode, estão preparados para memorizarem os códigos de identificação e responder só a eles.
2. ESPECIFICAÇÕES
Compatibilidade: Compatível com toda a família de produtos do sistema de alarme PowerMax, receptor MCR-304, receptor MCR-308 ou qualquer outro sistema PowerCode.
Tipo de Gas: Metano (CH4).
Frequência de Trabalho (MHz): 433.92, 868.95, 869.2125 ou outras frequências requisitadas.
Código de Identificação do Transmissor: Código digital de 24 bits, com mais de 16 milhões de combinações, comprimento de onda regulável.
Comprimento Total da Mensagem: 36 bits.
Volume do Sinal Audível: Pelo menos 85dB a 3 m de distância.
Curva de Resposta: 10% ± 2% do Limite Inferior de Explosividade (LIE) do gás.
Supervisão: Sinalização em intervalos de 15 minutos ou de acordo com os requisitos locais.
Importante: O detector não funciona sem alimentação eléctrica de 220-240VAC. Quando ocorre a falha da energia eléctrica ou o detector não está ligado à alimentação, a mensagem de falha de energia é comunicada ao sistema de alarme (será recebida unicamente pela PowerMax+ versão 3.0 ou superior). Além disso, recomenda-se expressamente não desactivar a função de supervisão do detector o MCT-441, quando registado na PowerMax ou PowerMax+ de uma versão 2.9 ou inferior (ver “Como definir os parâmetros do painel de controlo” no manual de programação da PowerMax ou no manual do instalador da PowerMax+ / PowerMaxPro / PowerMaxComplete).
COMUNICAÇÃO DE ALARME:
Alarme de Gás
Cada 20 segundos durante os primeiros 3 minutos. Cada 3 minutos durante os seguintes 27 minutos.
O alarme pára após 30 minutos ou se não há detecção de gás.
Falha de Alimentação
20 segundos depois da falha de alimentação, é comunicada a falha, só recebida na PowerMax+ (versão 3.0 ou superior) / PowerMaxPro / PowerMaxComplete. A comunicação é repetida a cada 20 segundos durante 3 minutos.
Mensagem de Problema
Quando o sensor de gás apresenta um problema, é recebida uma mensagem de alarme na PowerMax+ (versão 3.0 ou superior)/PowerMaxPro / PowerMaxComplete.
Humidade Relativa: 10% - 90%
Fonte de Alimentação: 220-240V ~ 50 Hz
Bateria: Bateria de Lítio de 3V, do tipo CR123A, Panasonic ou Sanyo
Duração da Bateria: 5 anos (para uso típico, à temperatura ambiente)
Temperatura de Operação: de 0°C a 45°C (32°F a 113°F).
Dimensões: (AxLxP) 155 x 80 x 58 mm (6-1/8 x 3-1/6 x 2-5/16 in.).
Peso (incluindo a bateria): 370 g.
Standard: Adequado com as normas EN 50194, EN 60950, EN 61010-1, EN50270, EN300220, EN301489.
3. INSTALAÇÃO
3.1 Preparação da Instalação
A. Os detectores de gás MCT-441 ligam-se directamente a uma tomada eléctrica de 220-240VAC (protegida por disjuntor).
Nota: A instalação deve cumprir com as normas eléctricas locais. B. As grelhas de ventilação não devem estar tapadas e o detector
deve manter-se limpo de pó.
C. A circulação do ar deve ser mantida para obter uma amostragem de ar da área onde se encontra instalado.
D. O detector deve ser instalado a pelo menos um metro de qualquer fonte de gás, para eliminar falsos alarmes, mas não deve ser instalado a mais de 6 metros das referidas fontes.
E. Instale o detector longe de fontes de vapor, tais como vapores de álcool, substâncias alcoólicas, escape dos veículos, spray para o cabelo, agentes de limpeza, desodorizantes, tintas, fluorcarbonetos ou solventes industriais uma vez que os vapores destas substâncias podem provocar falsos alarmes.
F. Não instale o detector por cima do fogão, por cima da bancada da cozinha ou exaustores.
Importante!
•Quando o alarme soar, identifique imediatamente a causa e tente solucioná-la ou deverá evacuar o edifício.
•Ventile a área através da abertura de portas e janelas.
•Apague imediatamente chamas ou luzes de presença.
•Não utilize qualquer equipamento eléctrico.
•Determine a fonte de gás. Procure um técnico qualificado ou telefone para a companhia de fornecimento do gás.