Arranque e Programas

Escolher um programa

P1. Ligue a secadora a uma tomada de corrente eléctrica.

2.Escolha a sua roupa de acordo com o tipo de tecido (ver Roupa).

3.Abra a porta e certifique-se de que o filtro está limpo e bem colocado e de que o recipiente da água está vazio e na respectiva posição (ver Manutenção).

4.Carregue a máquina e certifique-se de que nenhuma peça fica presa no fecho da porta. Feche a porta.

5.A luz Ligar/Desligar não está acesa: Pressione o botão LIGAR/DESLIGAR .

6.Prima o botão de selecção de Programa que corresponde ao tipo de tecido a secar, verificando a tabela de Programas (ver Programas) bem como as indicações para cada tipo de tecido (ver Roupa).

7.Escolha as opções Secagem Temporizada ou Níveis de Secagem.

-Se optar por Secagem Temporizada, prima e solte o botão Temporizado até visualizar o período de tempo pretendido ou...

-Para alterar a definição de secagem predefinida, prima e solte o botão Níveis de Secagem até ver indicado o nível pretendido.

! Consulte a tabela Programas para obter mais detalhes.

8.Defina um tempo de atraso, bem como outras opções, conforme necessário.

9.Se pretender seleccionar um sinal sonoro no final

de um programa, pressione o botão de opção

ALARME .

10.Pressione o botão INICIAR para começar. O visor mostra a hora prevista para terminar. Durante o programa de secagem, pode verificar a sua roupa e retirar peças que já estejam secas enquanto as restantes continuam a secar. Quando fechar novamente a porta, prima o botão INICIAR de modo a retomar a secagem.

11.Durante os últimos minutos dos Programas de

Secagem, antes do programa chegar ao fim,

entra na fase de ROTAÇÃO A FRIO (os tecidos são arrefecidos), que deve ser sempre

concluída.

12.O sinal sonoro (se a opção Alarme tiver sido seleccionada) soa quando o programa chegar

ao fim, o visor apresentará .

Abra a porta, retire a roupa, limpe o filtro e coloque-o novamente. Esvazie o recipiente de

água e coloque-o novamente (ver Manutenção).

Se a opção Cuidado Pós-Vincos tiver sido seleccionada e não retirar a roupa imediatamente,

o secador roda ocasionalmente durante 10 horas ou até abrir a porta.

13.Desligue a secadora.

Programa Engoma fácil

O ‘Engoma fácil’ é um programa breve de 10 minutos (8 minutos de calor, seguidos de 2 minutos de um período de rotação a frio), que ventila as fibras das roupas que foram deixadas na mesma posição/Local durante um período de tempo prolongado. O ciclo relaxa as fibras e facilita a passagem a ferro.

!O ‘Engoma fácil’ não é um programa de secagem e não deve ser utilizado com peças de roupa molhadas. Para obter os melhores resultados:

1. Não carregue mais do que a capacidade máxima. Estes números referem-se ao peso em seco:

Tecido

Carga máxima

Algodão e Misturas de algodão

2,5 kg

Sintéticos

2 kg

Gangas

2 kg

2.Descarregue a secadora imediatamente após o fim do programa, pendure, dobre ou engome as peças de roupa e guarde-as no armário. Caso isto não seja possível, repita o programa.

O efeito ‘Engoma fácil’ varia de tecido para tecido. Funciona bem com tecidos tradicionais como algodão e misturas de algodão e menos bem em fibras acrílicas e em materiais como Tencel®.

Programa de Lãs

Este programa destina-se a roupas delicadas que possam ser utilizadas na máquina de secar e que estejam marcadas com o símbolo .

Pode ser utilizado em cargas máximas de 1kg (aproximadamente 3 camisolas).

Recomendamos que volte estas peças do avesso antes de colocar na máquina.

Este programa demora cerca de 20 a 40 minutos, mas pode demorar mais tempo, dependendo do volume e densidade da carga e a velocidade de rotação utilizada na sua máquina.

As cargas secas através da utilização deste programa, normalmente, ficam prontas a vestir, mas em peças mais pesadas, as pontas podem ficar húmidas. Permita que sequem naturalmente uma vez que a secagem

artificial em demasia pode danificar as peças.

!Ao contrário de outros materiais, o mecanismo de encolhimento da lã é irreversível, ou seja, não volta ao tamanho, nem à forma original.

!Este programa não é adequado a roupas acrílicas.

64

Page 64
Image 64
Ariston ASD70CX manual Arranque e Programas, Programa Engoma fácil, Programa de Lãs, Escolher um programa, Tecido