Black & Decker TM100YK, KR55CRE Uso e cuidados com a ferramenta elétrica, Manutenção, Português

Models: TM100YK-B2C

1 12
Download 12 pages 9.32 Kb
Page 7
Image 7
4.Uso e cuidados com a ferramenta elétrica

ou medicações. Um momento de descuido ao operar as ferramentas elétricas pode resultar em lesões corporais graves.

b.Utilize equipamentos de segurança. Sempre utilize proteção ocular. Equipamentos de segurança como máscara para pó, sapatos antiderrapantes, capacetes, ou proteção auditiva utilizada para condições apropriadas irão reduzir lesões corporais.

c.Evite dar partidas acidentais. Certifique-se de que a chave esteja na posição “off” antes de conectar. Carregar ferramentas elétricas com os dedos na chave ou conectar a ferramenta elétrica com a chave ligada propicia acidentes.

d.Remova qualquer chave de ajuste ou chave de fenda antes de ligar a ferramenta. Uma chave ou uma chave anexada a uma peça rotativa da ferramenta elétrica pode resultar em lesões corporais.

e.Não debruce seu corpo. Mantenha os pés equilibr dos e firmes. Isto possibilita um controle melhor da ferramenta elétrica em situações inesperadas.

f.Vista-se apropriadamente. Não use roupas largas ou jóias. Mantenha seu cabelo, roupas e luvas longe de peças móveis. Roupas largas, jóias ou cabelos longos podem ficar presos nas peças móveis.

g.Em caso de fornecimento de dispositivos de conexão para extração de poeira e recursos de coleta, certifique-se de que eles estejam conectados e sejam utilizados apropriadamente. O uso desses dispositivos pode reduzir perigos relacionados a poeira.

4.Uso e cuidados com a ferramenta elétrica

a.Não force a ferramenta elétrica. Utilize a ferramenta elétrica correta para sua aplicação. A ferramenta elétrica correta fará facilitará o trabalho e fará com que ele seja mais seguro à velocidade para o qual ele foi projetado.

b.Não utilize a ferramenta elétrica se a chave não ligar ou desligar. Qualquer ferramenta elétrica que não possa ser controlada com a chave é perigosa e deve ser reparada.

c.Desconecte o plugue da fonte de energia antes de fazer quaisquer ajustes, trocar acessórios, ou armazenar ferramentas elétricas. Tais medidas de segurança preventiva reduzem o risco de dar partidas acidentais em ferramentas elétricas.

d.Armazene ferramentas elétricas ociosas fora do alcance de crianças e não permita que pessoas que não conheçam a ferramenta elétrica ou essas instruções opere a ferramenta. Ferramentas elétricas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e.Faça a manutenção de ferramentas elétricas. Verifique o desalinhamento de peças móveis, quebra de peças e qualquer outra condição que possa afetar a operação da ferramenta. Caso seja danificada,

PORTUGUÊS

repare a ferramenta elétrica antes de utilizar. Muitos acidentes são causados por ferramentas elétricas sem manutenção.

f.Mantenha as ferramentas de corte afiadas e limpas. Ferramentas de corte sem manutenção com pontas afiadas tem menos probabilidade de ficarem presas e são mais fáceis de controlar.

g.Utilize a ferramenta elétrica, acessórios e brocas etc., em conformidade com essas instruções e da maneira pretendida para o tipo específico de ferramenta elétrica, levando em consideração as condições de trabalho e o trabalho a ser realizado. O uso da ferramenta elétrica para operações diferentes das pretendidas pode resultar em uma situação perigosa.

5.Manutenção

a.Peça a um técnico para fazer a manutenção de sua ferramenta elétrica utilizando apenas peças de reposição idênticas. Isto irá garantir que a segurança da ferramenta elétrica seja mantida.

6.Rótulos da ferramenta

5.Manutenção Esta ferramenta possui isolamento duplo; portanto não precisa de fio terra. Sempre verifique se o suprimento de energia corresponde à tensão na placa de identificação.

Este aparelho não se destina a uso por pessoas jovens ou

doentes sem supervisão. As crianças devem ser vigiadas para garantir que elas não brinquem com o aparelho.

Se o cabo de força estiver danificado, ele deverá ser substituído pelo fabricante, pelo Centro de Serviço Autorizado da Black & Decker ou uma pessoa igualmente qualificada para evitar acidentes. Se o cabo for reparado ou substituído por uma pessoa qualificada, mas não autorizada pela Black & Decker, a garantia será perdida.

A Etiqueta de sua ferramenta pode conter os seguintes símbolos:

 

 

Leia o Manual de Instruções

 

 

 

Use Proteção para Olhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Use Proteção Auditiva

 

 

 

 

 

 

V

Volts

 

 

 

 

 

Corrente Direta

n0

A

Amperes

Hz

Hertz

 

 

 

........

Construção Classe II

W

Watts

 

 

 

 

 

Terminal de aterramento

 

 

 

 

 

 

 

 

........

 

 

 

 

 

min

minutos

 

 

 

........

Símbolo de Alerta de Segurança

 

........

Corrente Alternada

.../min....

Revolução por min ou alternação

 

 

 

 

 

 

 

 

por minuto

7

Page 7
Image 7
Black & Decker TM100YK, KR55CRE Uso e cuidados com a ferramenta elétrica, Manutenção, 6. Rótulos da ferramenta, Português