Português

(2)Quanto a temperaturas da bateria recarregável As temperaturas aplicáveis às baterias recarregáveis estão indicadas na Quadro 2; as baterias que tenham aquecido devem ser deixadas a arrefecer durante algum tempo antes de serem recarregadas.

Quadro 2 Limites para recarga de baterias

Temperaturas nas

Baterias recarregáveis quais a bateria pode ser recarregada

BSL1430, BSL1830

0°C – 40°C

(3)Quanto ao tempo de recarga

Conforme a combinação do recarregador e das baterias, o tempo de recarga será o que mostra o Quadro 3.

Quadro 3 Tempo de recarga (a 20° C)

Recarregador

UC18YRSL

Bateria

 

 

 

BSL1430, BSL1830

Aprox. 45 min.

 

 

NOTA

O tempo de recarga pode variar conforme a temperatura e a voltagem da fonte de energia.

4.Desconecte da tomada o cabo de energia do recarregador

5.Segure o recarregador firmemente e puxe a bateria para fora

NOTA

Depois da operação, puxe para fora primeiro as baterias do recarregador e depois guarde as baterias de forma correta.

Como prolongar a vida útil das baterias

(1)Recarregue as baterias antes que elas se descarreguem completamente.

Quando sentir que a potência da ferramenta enfraquece, pare de usá-la e recarregue a bateria. Se continuar a usar a ferramenta e descarregar a corrente elétrica, a bateria pode se danificar e sua vida útil ficará menor.

(2)Evite fazer a recarga em altas temperaturas.

Um bateria recarregável se aquece imediatamente depois do uso. Se ela for recarregada imediatamente depois de ter sido usada, sua substância química interna pode deteriorar e sua vida útil pode diminuir. Deixe a bateria descansar e recarregue-a somente depois que ela tiver esfriado por algum tempo.

CUIDADO

￿Depois de uma utilização contínua, o recarregador da bateria aquece, constituindo a causa de anomalias. Depois da recarga ter terminado, aguarde 15 minutos até à próxima recarga.

￿Se a bateria for recarregada quando estiver quente, devido a uso ou exposição à luz solar, a lâmpada piloto pode acender a verde.

A bateria não será recarregada. Em casos como este deve deixar a bateria arrefecer primeiro, antes de realizar a respectiva recarga.

￿Não use com a tampa com os numerais entre “22” e a linha preta no meio da marca da broca. Fazer isto pode causar danos (Veja Fig. 5).

63

ANTES DA OPERAÇÃO

1.Definição e verificação do ambiente de trabalho Confirme se o ambiente de trabalho é apropriado, seguindo as precauções.

MODO DE USAR

1. Verifique a posição da tampa (veja Fig. 5)

Os três modos de chave de fenda, berbequim e berbequim com percussão podem se alternados pela posição da tampa no aparelho.

(1)Ao usar este aparelho como uma chave de fenda, alinhe um dos números “1, 3, 5 ... 22” da tampa, ou os pontos pretos, com a marca do triângulo na parte externa do aparelho.

(2)Ao utilizar este aparelho como uma furadeira, alinhe

a marca do berbequim da tampa “” com a do triângulo na parte externa do aparelho.

(3)Ao usar este aparelho como berbequim com

percussão, alinhe a marca “” da tampa do martelo com a marca do triângulo na parte externa da

máquina.

CUIDADO

￿A tampa não pode ser ajustada entre os mumerais “1, 3, 5 ... 22” ou os pontos pretos.

ajustado para “HIGH”, o berbequim gira em velocidade alta.

￿Como comutar para Modo potência (P) ou Modo poupança (S)

Para regular o Modo potência (P), faça deslizar a alavanca, localizada lateralmente no cabo, para baixo e para regular o Modo poupança (S), faça deslizar

a alavanca para cima. (Fig. 6)

2.Ajuste do torque de aperto

(1) Torque de aperto

O torque de aperto deve corresponder em sua intensidade ao diâmetro do parafuso. Quando se empregar um torque forte demais, a cabeça do parafuso pode se quebrar ou se danificar. Certifique- se de ajustar a posição da tampa de acordo com o diâmetro do parafuso.

(2) Indicação do torque de aperto

O torque de aperto difere dependendo do tipo de parafuso e do material que está sendo apertado. O aparelho indica o torque de aperto com os números “1, 3, 5 ... 22” na tampa e nos pontos pretos. O torque de aperto na posição “1” é o mais fraco, o mais forte correspondendo ao número maior (Veja Fig. 5).

(3) Ajuste do torque de aperto

Gire a tampa e alinhe os números “1, 3, 5 ... 22” com a tampa, ou os pontos pretos, com a marca do triângulo na parte externa do aparelho. Ajuste a tampa para a direção de torque fraco ou forte, de acordo com o que necessita.

CUIDADO

￿ Enquanto o aparelho é usado como berbequim, a rotação do motor pode ser travada para parar. Enquanto o berbequim aparafusador de impacto é operado, fique atento para não travar o motor.

￿ Uma martelada muito longa pode provocar uma quebra do parafuso devido à força de aperto excessiva.

3.Comutação de rotação para impacto (veja Fig. 5)

A “Rotação (somente Rotação)” e o “Impacto (Impacto + Rotação)” podem ser comutados

alinhando-se a marca da broca “” ou a marca “” do martelo com a marca do triângulo na parte externa da máquina.