VÍDEO COMPÓSITO 1
Aplique nesta entrada um sinal Vídeo Compósito (CVBS) através de um cabo com conector de tipo RCA.
Na fonte, o conector é normalmente amarelo e na respectiva etiqueta está mencionada a palavra VÍDEO.
Embora sejam preferíveis outros tipos de sinal (pois permitem obter uma qualidade da imagem superior), é ainda hoje um tipo de saída muito utilizado e quase todos os receptores de televisão, videogravadores, leitores de DVD, câmaras de vídeo, etc., a utilizam.
S-VÍDEO 2
Aplique nesta entrada um sinal
A respectiva saída na fonte está identificada com as inscrições S VÍDEO ou Y/C.
Quase tão difundido como o Vídeo Compósito é, no entan- to, preferível pois permite obter uma imagem mais clara e nítida.
RGB/YCrCb 3
Estas entradas
A cada conjunto de conectores podem ser aplicados sinais RGB e sinais Componentes.
Os sinais RGB podem ter sincronismo compósito no sinal verde (RGsB), sincronismo compósito no sinal HV.
Ligue as saídas R, G, B da fonte às respectivas entradas R, G, B do C3X (tendo cuidado para não
Relativamente aos três grupos de conectores RCA, ao efectuar a operação,
Com um cabo de adaptação do conector SCART a conec- tores do tipo RCA, é possível aplicar a esta entrada o sinal vídeo RGB proveniente de uma fonte com saída na tomada
SCART.
Os sinais Componentes devem ser ligados às entradas Y, Cr, Cb, tendo o cuidado de manter a correspondência com as saídas existentes na fonte.
Uma vez que estas podem estar etiquetadas de forma diferen- te, consulte a Tabela 1 para estabelecer a correspondência entre os vários sinais. Como indicado na tabela, também as
cores dos conectores podem
Os sinais vídeo aplicáveis nesta entrada podem ter uma frequência de varrimento de 15 kHz (vídeo com resolução padrão), 32 kHz ou superior (vídeo com resolução progressiva, vídeo de alta definição).
Apesar dos sinais progressivos terem habitualmente uma qualidade superior relativamente aos sinais entrelaçados, é aconselhável, para as fontes que apresentam ambas as sa- ídas, comparar a qualidade das imagens reproduzidas pelo
C3X nos dois casos: a operação de desentrelaçamento
efectuada pelo C3X (graças à tecnologia DCDi™ de Fa- roudja) é normalmente mais eficaz do que a efectuada pe- las fontes.
GRÁFICA RGB 4
Aplique nesta entrada um sinal vídeo ou gráfico tipo RGB através de um cabo com conector DB15HD.
O dispositivo de onde provém o sinal (normalmente um computador pessoal ou uma consola de videojogos) deve fornecer sincronismos separados H/V ou sincronismos com-
pósitos H+V.
Os sinais vídeo ou gráficos aplicáveis a esta fonte podem ter uma frequência de varrimento horizontal
HDMI™ 5
A interface HDMI™ (High Definition Multimedia Interface) integra um sinal vídeo de alta definição não condensado com um sinal áudio multicanal e permite a troca de dados de controlo entre a fonte de vídeo e o C3X.
A entrada HDMI™ permite a ligação a fontes de vídeo que utilizam o protocolo HDCP
Depois de ligada a fonte de vídeo à entrada HDMI™, a ela- boração interna do C3X separa as informações relativas à parte vídeo das da parte áudio. Estas últimas estão disponíveis através de uma saída óptica digital com conector TOSLINK fêmea, segundo o padrão S/PDIF.
13