3500 Watt Gerador

UTILIZAÇÃO DO GERADOR

Aterramento do Sistema

O gerador possui um aterramento do sistema que conecta os componentes da carcaça do gerador para os bornes de ligação à terra nos soquetes de saída de CA. O aterramento do sistema é conectado ao fio neutro de CA (o neutro é ligado à carcaça do gerador).

Requisitos especiais

Pode haver regulamentos da OSHA (Federal or State Occupational Safety and Health Administration), normas locais ou ordens aplicáveis às finalidades previstas do gerador. Consulte um eletricista qualificado, um inspetor elétrico ou a entidade local competente.

Em algumas áreas, é necessário registrar os geradores em empresas locais de energia elétrica.

Se o gerador for usado em uma obra, pode haver regulamentos adicionais que devem ser obedecidos.

Localização do Gerador

Folga do gerador

ATENÇÃO

Gases de escape/aquecimento podem incendiar combustíveis, estruturas ou danificar tanques de combustíveis, causando incêndios.

Deixe pelo menos 1,52 m de folga em todas as laterais da gerador, incluindo a parte superior.

Coloque o gerador em uma área bem ventilada, que permitirá a remoção de gases de exaustão mortais. NÃO coloque o gerador onde o gás de exaustão possa se acumular e penetrar ou ser sugado para dentro de edificação potencialmente ocupada. Assegure-se de manter o gás de exaustão distante de janelas, portas, entradas de ventilação ou outras aberturas que possam permitir que o gás se acumule em área confinada (Figura 9). É recomendável levar em consideração ventos e correntes de ar freqüentes durante o posicionamento do gerador.

Conexão ao Sistema Elétrico do Edifício

As conexões para energia de reserva para o sistema elétrico de um edifício devem ser feitas por um eletricista qualificado. A conexão deve isolar a energia do gerador do sistema de energia elétrica e deve atender a todas as leis e normas elétricas aplicáveis.

ATENÇÃO

O gerador produz alta tensão.

Se o gerador não estiver isolado do sistema de energia elétrica, um instalador da companhia elétrica poderá ser ferido ou morto por causa do retorno de energia elétrica.

Se for usar o gerador como fonte secundária, notifique a companhia de energia elétrica. Use equipamento de chaveamento aprovado para isolar o gerador da companhia de energia elétrica.

Use um disjuntor de aterramento em áreas úmidas ou altamente condutivas, tais como pisos metálicos ou oficinas metalúrgicas.

NÃO encoste em fios desencapados ou tomadas.

Não use o gerador com cabos elétricos desgastados, desencapados ou danificados.

NÃO opere o gerador na chuva.

NÃO manipule o gerador ou os fios elétricos quando estiver descalço em local molhado, ou quando as mãos ou os pés estiverem úmidos.

NÃO permita que pessoas desqualificadas ou crianças operem ou consertem o gerador.

ATENÇÃO

A operação do gerador libera monóxido de carbono, um gás venenoso, incolor e sem odor.

Aspirar monóxido de carbono causa náusea, desmaios ou morte.

SÓ opere o gerador ao ar livre.

Impeça que o gás de exaustão entre em uma área confinada através de janelas, portas, entradas de ventilação ou outras aberturas.

NUNCA opere o gerador dentro de qualquer prédio ou ambiente fechado (mesmo se as portas ou janelas estiverem abertas), incluindo o compartimento de gerador de um veículo de passeio.

Figura 9 — Folga do Gerador

Apresentação de gerador típico

Orifício de exaustão

21