Anexo D: Glossário

525i/525p/625i

Indica o número de linhas escaneadas e o formato escaneado de um sinal de imagem. 525i indica 525 linhas de varredura com formato entrelaçado, 525p indica 525 linhas de varredura com formato progressivo, e 625i indica 625 linhas de varredura com formato entrelaçado.

ASF

ASF é uma abreviatura de “Advanced Streaming Format” (Formato Avançado de Streaming) e é um formato de compres- são de dados para streaming desenvolvido pela Microsoft Corporation. ASF pode conter vários tipos de dados como de áudio, vídeo, e de texto.

Áudio PCM linear

PCM significa “pulse code modulation” (Modulação por código de pulso). PCM linear é o método usual para codificação digital de áudio sem compressão e é usado para faixas de áudio em discos DVD VIDEO, Áudio CDs, etc.

Corrente de sinais

Forma digital dos dados de áudio multicanal (ex.: 5.1-canal) antes de ser decodificada em vários canais.

Capítulo/título

Um capítulo é a menor secção e um título é a maior secção de um DVD VIDEO. Um título pode ser dividido em capítulos e, portanto, estes são similares a uma faixa em um Vídeo CD ou Áudio CD.

Dolby Digital (AC3)

Um sistema de 6 canais composto pelos canais esquerdo, central, direito, posterior esquerdo, posterior direito e LFE Low- Frequency Effect (canal de efeito de baixa freqüência, para utilizar com um sub-woofer). Todo processamento de dados é efetuado em um contexto digital. Nem todos os discos Dolby Digital contêm seis (5.1) canais de informação.

Dolby Surround/Dolby Pro Logic

O sistema Dolby Surround registra quatro canais de áudio frontal e posterior em dois canais, de forma que permite a um decodificador recuperar os quatro canais originais para a sua reprodução. Como a áudio está gravado em dois canais, pode ser reproduzido sem problemas por um sistema estéreo de dois canais.

O sistema Dolby Pro Logic introduz circuitos direcionais em um processamento de decodificação por preferência (aumentando o nível de canais específicos e diminuindo o nível de canais sem som) para uma perspectiva espacial mais ampla; e acrescenta também um alto-falante central utilizado principal- mente para os diálogos. O resultado é uma separação processada de canais.

Down-mix

Mix interno estéreo de um áudio de sinal multicanal surround através de um reprodutor DVD. Os sinais down-mix são emitidos a partir de conectores estéreos de saída.

DTS

Um formato de áudio em codificação Digital Surround configu- rado com seis (5.1) canais, similar ao Dolby Digital.

Requer um decodificador, bem seja no reprodutor ou em um receptor externo. DTS é a abreviatura de Digital Theater Systems.

Nem todos os discos DTS contêm seis (5.1) canais de informação.

Gama dinâmica

A diferença entre sons mais altos e mais baixos.

Faixa

A menor parte de um disco SVCD, Vídeo CD e Áudio CD.

JPEG

Um formato de arquivo popular para compressão e armazena- gem de imagem silenciosa.

JPEG significa Joint Photographic Experts Group (Grupo de Especialistas em Gráfica e Fotografia).

Há três sub-tipos de formato JPEG:

JPEG baseline: usado para câmeras digitais, web, etc.

JPEG progressivo: usado para a web

JPEG lossless (“sem perdas”): um tipo antigo, raramente usado hoje em dia

MP3

MP3 é um formato de compressão de dados de áudio, que significa MPEG-1 Audio Layer 3. Utilizando MP3 é possível reduzir o volume de dados a 1:10.

MPEG-4

MPEG-4 é um formato de compressão de dados de áudio/ vídeo, o qual é altamente eficiente e mais estável que os MPEG-1 e MPEG-2.

Multicanal MPEG

Esta característica amplia o formato de canal de áudio 5.1 registrado no disco para um formato de canal 7.1. A expansão adicional do canal de áudio 5.1 facilita a reprodução da atmosfera teatral de um filme em uma residência.

NTSC (National television system committee)

Éum formato de sistema de televisão a cores e em preto e branco utilizado nos Estados Unidos, México e Japão.

PAL (Phase Alternation by Line)

Éum formato de televisão a cores utilizado extensamente na Europa ocidental.

PBC

PBC significa “Playback control” (Controle de reprodução) e é um método para controlar a reprodução de discos Vídeo CDs (VCD). É possível interagir com o disco através de menus.

Proporção da imagem

Uma proporção que determina a forma da imagem retangular numa TV. É a relação largura x altura da imagem. Uma imagem televisiva convencional tem uma proporção de imagem de 4:3.

S-vídeo

Um sinal de vídeo que melhora a qualidade da imagem acima das conexões de composição standard. É utilizado com Super VHS, DVD, monitores de TV de alta resolução, etc.

Varredura entrelaçada

Em um sistema de vídeo convencional, uma imagem é mostrada na tela entre duas faixas divididas igualmente. O Sistema de varredura entrelaçada posiciona linhas da segunda metade da imagem entre linhas da primeira metade da imagem.

Varredura progressiva

A varredura progressiva exibe todas as linhas horizontais de uma imagem simultaneamente, como uma estrutura única. Um reprodutor DVD com varredura progressiva converte o vídeo entrelaçado (525i) do DVD em formato progressivo (525p) para

aconexão com um display progressivo. Aumenta-se dramatica- mente a resolução vertical.

Vídeo componente

Sinais de vídeo com três canais de informações separados que compõem a imagem. Existem diferentes tipos de vídeo componente, como R/G/B e Y/CB(PB)/CR(PR).

Vídeo composto

Um sinal único de imagem, utilizado normalmente na maior parte de produtos de consumo de vídeo, que inclui informação de luminância, cor e sincronização.

Informações adicionais

33

Page 35
Image 35
JVC XV-N312SUW manual Anexo D Glossário