M a n u a l d o U t i l i z a d o r

s u b w o o f e r s

INTRODUÇÃO

Bem-vindo à família ENERGY.

Os subwoofers Energy são o resultado de pesquisas intensas para obter a reprodução mais perfeita de sons graves e seu design e rendimento são o que há de mais moderno. Graças ao emprego dos melhores componentes e materiais na fabricação da caixa acústica, ao processo ultramoderno de fabricação e a um rigoroso controle de qualidade, seus subwoofers Energy lhe proporcionarão muitos anos de funcionamento excepcional e de prazer auditivo garantido.

Sugerimos que leia atentamente as instruções a seguir a fim de instalar corretamente o seu sistema e assegurar um funcionamento perfeito.

Retire o subwoofer da embalagem cuidadosamente. Guarde a caixa e todos os materiais de embalagem para utilizar posteriormente caso seja necessário.

CARACTERÍSTICAS E CONTROLES

Para sua maior comodidade, todos os controles estão localizados no painel de amplificação instalado na parte traseira do subwoofer.

CARACTERÍSTICAS

Circuito Liga/Desliga automático

O seu subwoofer está equipado com um circuito especial que liga e desliga automaticamente o aparelho. Este circuito liga automaticamente o subwoofer no momento em que recebe um sinal de programa. Depois de um período pré-determinado após o término do sinal de programa, este circuito desliga automaticamente o subwoofer.

Circuito de protecção contra corte da forma de onda

Muitos subwoofers com alimentação própria disponíveis actualmente no mercado produzem sons distorcidos devido aos cortes nos níveis altos de entrada. O circuito de proteção contra corte (CPC) exclusivo da Energy verifica continuamente o nível do sinal de entrada e ajusta-se automaticamente a fim de evitar o corte da forma da onda e manter assim uma reprodução sem distorção dos sons graves.

Terminais de entrada e saída de alto nível

Os terminais de entrada de alto nível permitem que você conecte o subwoofer às saídas para alto-falante de qualquer receptor ou amplificador A/V. O sinal dos terminais de saída de alto nível passa através de um filtro de passagem de alto nível integrado. Quando estes terminais são conectados aos alto-falantes principais/auxiliares, a faixa dinâmica e a potência admissível aumentam, melhorando assim o rendimento geral do sistema. Consulte a seção "Conexão do subwoofer a um sistema A/V".

Conexões de entrada RCA de baixo nível

As duas conexões de entrada RCA permitem que você conecte o subwoofer a um dos seguintes componentes: 1. a saída mono para subwoofer de um receptor ou processador A/V; 2. a saída para subwoofer de um filtro externo; 3. as conexões de saída esquerda e

direita para pré-amplificador de um receptor ou processador audiovisual (APENAS para o modelo ES-12XL).

NOTA: Quando utiliza-se a entrada do filtro externo o controle de nível do subwoofer e o controle do filtro LP situados no painel traseiro do subwoofer são cancelados e não têm nenhum efeito sobre o subwoofer. Neste modo de operação, os ajustes devem ser efetuados utilizando os controles fornecidos no filtro opcional Energy EAC ou outros filtros externos.

Conexões de saída RCA de baixo nível

O sinal de saída destas conexões é filtrado activamente abaixo de 80 Hz (18 dB/oitava). Quando estas conexões são ligadas à entrada do amplificador principal do sistema (ou "main-in" em muitos receptores A/V), obtém-se uma maior faixa dinâmica, uma menor distorção e uma melhora no rendimento geral do sistema. Consulte a seção "Conexão do subwoofer a um sistema A/V".

CONTROLES

Controle de nível do subwoofer

Este controle giratório permite ajustar o nível de saída do subwoofer Energy e deve ser utilizado para equilibrar o nível do subwoofer com o dos alto-falantes principais/auxiliares. Consulte a seção "Calibragem da instalação".

Controle do filtro LP

Este controle giratório permite ajustar a redução gradual das frequências altas do subwoofer. Ele pode variar continuamente entre 50 Hz e 100 Hz e é utilizado para fazer coincidir com precisão a subwoofer e a parede ou os móveis.

Regulador de alineamiento fásico variable

Este mando giratorio permite ajustar la fase del bafle con la de los altavoces principales o auxil- iares.Varía continuamente entre 0 f y 180 f y compensa los efectos acústicos de bajos interme- dios debidos al lugar en que se sitúa el altavoz y a las características acústicas de la habitación.

Véase el apartado “Instalación y regulación”.

Compensador de frecuencias bajas

Este mando permite controlar las características de las frecuencias muy bajas del bafle tanto en las conexiones de nivel alto como en las de nivel bajo.Varía continuamente de menos de 3 dB a 0 hasta más de 3 dB con el fin de ajustar con precisión el bafle a la acústica de la habitación donde se escucha el equipo. Si los bajos retumban demasiado y carecen de graves profundos precisos, debe moverse este mando en sentido contrario al de las agujas de un reloj hasta lograr el rendimiento que se desee.

ACÚSTICA DA SALA E POSICIONAMENTO DO SUBWOOFER

Os subwoofers Energy podem ser posicionados em quase qualquer lugar da sala de escuta sem que isso afete de modo perceptível a imagem estereofónica dos alto-falantes principais. Contudo, a interacção entre qualquer subwoofer e as características acústicas da sala pode ter certas consequências sobre o rendimento dos sons graves. Esta seção lhe oferece informações adicionais a fim de ajudá-lo a encontrar o lugar na sala onde seu aparelho proporcionará os sons graves de melhor qualidade.

ATENÇÃO: OS SUBWOOFERS ENERGY POSSUEM UM AMPLIFICADOR INTEGRADO E DEVEM ESTAR POSICIONADOS NUMA ÁREA DE VENTILAÇÃO ADEQUADA. ELES NÃO DEVEM SER COLOCADOS PRÓXIMOS DE FONTES DE CALOR NEM DE NENHUM OBJECTO QUE PODERIA OBSTRUIR A VENTILAÇÃO.

Embora não seja necessário que o espaço entre o subwoofer e o ponto de escuta esteja livre de obstáculos, é importante deixar uma separação de cerca de 10 cm (4 polegadas) entre o subwoofer e a parede ou os móveis.

Em geral, é preferível conectar os subwoofers relativamente próximos do equipamento de

áudio, utilizando para isso cabos curtos que, além disso, podem ser escondidos mais facilmente.

A interacção entre a acústica da sala e um subwoofer está muito relacionada com a distância entre o subwoofer e as paredes. Geralmente, quando o subwoofer está situado em um canto ou próximo de um canto, uma maior quantidade de baixos será produzida. Quando o sub- woofer está situado junto a uma parede mas longe de um canto, a quantidade de baixos produzida será menor. Quanto mais próximo do centro da sala está situado o subwoofer, menor será a quantidade de baixos produzida.

Por outro lado, você deve estar consciente de que quando o subwoofer está situado num canto, isso pode produzir baixos mal definidos ou retumbantes. As duas últimas posições descritas anteriormente produzirão baixos de melhor definição.

Sugerimos que experimente colocar o subwoofer em diferentes lugares da sala até encontrar um lugar que produza os baixos "mais profundos e suaves". Muitas vezes, o simples fato de deslocar o subwoofer de 30 cm a 60 cm (1 a 2 pés) pode proporcionar uma grande melhoria na qualidade do som.

Sugerimos que ponha para tocar gravações musicais com uma grande quantidade de frequên- cias baixas e com as quais está familiarizado quando for experimentar com diferentes posições para o subwoofer.

17

Page 17
Image 17
Energy Speaker Systems e:XL-S10 Introdução, Características E Controles, Acústica DA Sala E Posicionamento do Subwoofer