Os graves e a resposta de qualquer caixa acústica são significativamente influenciados

pela sua distância dos limites físicos da sala, tais como as paredes e o piso. Mover uma caixa acústica mais próxima de um limite físico da sala ampliará os graves produzidos. Afastá-la pro duzirá o efeito contrário. Portanto, é possível maximizar os graves produzidos por uma caixa acústica colocando-a em um canto e minimizá-los colocando-a no centro da sala.

de 20 graus atrás da posição do ouvinte, especialmente em um sistema de canais 5.1. Ao incorporar a WDST (Wide Dispersion Surround Technology), a unidade KS-525-THX proporciona muito mais amplitude caso seja necessária, produzindo bons resultados em configurações signi- ficativamente diferentes da configuração ideal. A unidade KS-525-THX tem um orifício de mon- tagem que permite que seja pendurada na parede. Para usar o orifício, basta colocar um para- fuso ou prego de tamanho apropriado na parede. Caso a parede seja feita de placas de gesso acartonado, o prego ou o parafuso deve ser fixado na direção de um caibro vertical (se possível).

6'-15'

TELEVISION

SUB SUB

Caso contrário, use buchas adequadas no gesso acartonado ou argamassa. Além disso, a KS- 525-THX está configurada para uso com os suportes de montagem em parede e teto

®

L

SL

Figure 2

C

 

C

R

 

 

X=Y=Z

X

Y

Z

 

 

 

SR

SBL

 

SBR

 

 

 

OmniMount da Série 20.0 (ver figura 3). Consulte as instruções detalhadas de instalação no manual do OmniMount.

Configuração do sistema

A figura 2 mostra uma configuração de caixas acústicas de canais 7.1 em conformidade com o sistema THX-Ultra2. (A configuração para canais 5.1 é a mesma, sem as caixas acústicas sur- round traseiras, atrás do ouvinte). Unidades LCR (esquerda, central, direita) KL-650-THX ou KL- 525-THX são usadas para os canais frontais esquerdo, central e direito. As unidades surround da esquerda e da direita são caixas acústicas KS-525-THX WDST™. As caixas acústicas surround traseiras são unidades LCR KL-650-THX ou KL-525-THX com pouco espaço entre si. Em algumas instalações, pode ser preferível usar unidades KS-525-THX para os canais surround traseiros, por serem mais compactas. O projeto WDST destas unidades produz excelentes resultados neste tipo de aplicação. Dois subwoofers KW-120-THX são necessários para atender aos requisitos de saída máxima THX Ultra2. Favor notar que esta especificação pressupõe a configuração em uma sala bem ampla. Em muitas instalações uma única unidade KW-120-THX será perfeitamente adequa- da. O amplificador subwoofer KA-1000-THX incluído pode excitar um ou dois subwoofers. Nos sis- temas com dois subwoofers, é geralmente melhor colocá-los um ao lado do outro, ao invés de separá-los.

Caixas acústicas LCR frontais

Normalmente, o conjunto LCR pode ser todo composto de KL-650-THXs ou todo de KL-525-THX, porém a caixa acústica central pode ser diferente das caixas acústicas da esquerda e da direita. (Por exemplo, é possível combinar um par de unidades KL-650-THX para os canais frontais esquerdo e direito, com uma unidade KL-525-THX para o canal central). A caixa acústica do canal central deve ser centralizada ao longo da largura da tela da TV, diretamente acima ou abaixo dela ou, no caso de uma tela de projeção que permita a passagem do som, atrás dela. As caixas acús- ticas esquerda e direita devem ser posicionadas a distâncias iguais das extremidades da tela de TV. A distância exata depende do tamanho da tela. Um ponto de início razoável é posicionar as caixas acústicas esquerda e direita de modo que formem um triângulo equilátero com a posição do ouvinte. Considerando-se que a caixa acústica central ajuda a “ancorar” o som na tela, é geral- mente melhor deixar as caixas acústicas da esquerda e da direita mais afastadas do que deixá-las muito próximas uma da outra. As caixas acústicas da esquerda e da direita devem estar voltadas para dentro, em direção à posição do ouvinte, como mostra a figura 2. Em algumas instalações, pode ser preferível montar as caixas acústicas LCR frontais na parede do que colocá-las em pedestais ou em um armário. Para permitir este tipo de instalação, as unidades KL-650-THX e KL- 525-THX são configuradas para uso com os suportes de montagem em parede e teto OmniMount® da Série 60.0 (ver figura 3). Consulte as instruções detalhadas de instalação no manual do OmniMount.

Caixas acústicas surround da esquerda e da direita

Em instalações de canais 5.1 ou 7.1, as caixas acústicas surround da esquerda e da direita devem ser unidades KS-525-THX posicionadas lateralmente em relação à área de audição, geral- mente nas paredes, ou encostadas nelas. Elas devem estar posicionadas um pouco acima do nível do ouvido quando o ouvinte estiver sentado – 1,5 a 2 metros acima do chão é uma boa distância. Se preferível, as caixas acústicas podem ser movidas para trás ao longo da parede até o máximo

Caixas acústicas surround traseiras

Além das caixas acústicas surround da esquerda e da direita, as especificações do sistema de canais 7.1 THX Ultra2 incluem duas caixas acústicas surround traseiras com reprodução sonora voltada para a frente, posicionadas atrás do ouvinte, de preferência com pouca distância entre si. Estas unidades devem ser LCR KL-650-THX ou KL-525-THX, colocadas em pedestais ou, idealmente, montadas na parede traseira. Da mesma maneira que as caixas acústicas surround da esquerda e da direita, elas devem estar um pouco acima do nível do ouvido quando o ouvinte estiver sentado – cerca de 1,5 a 2 metros do chão. Em algumas instalações, pode ser preferível usar unidades KS-525-THX para os canais surround traseiros por serem mais compactas. O projeto WDST destas unidades produz excelentes resultados neste tipo de aplicação. Sugerimos que coloque as duas unidades KS-525-THX surround traseiras um pouco mais separadas entre si do que deixaria as LCR (canais esquerdo, central, direito).

Subwoofers

Dois subwoofers KW-120-THX e um amplificador KA-1000-THX são necessários para atender aos requisitos de saída máxima THX Ultra2. Favor notar que esta especificação pressupõe a configuração em uma sala bem ampla. No entanto, em muitas instalações uma única unidade KW-120-THX será perfeitamente adequada. Apesar de a unidade KW-120-THX ter bom desem- penho em uma gama variada de posições, siga estas diretrizes simples para maximizá-lo:

Apesar de a orientação do subwoofer não ser crucial, evite colocar o lado frontal da unidade voltado para uma parede.

O nível do som produzido pelo subwoofer aumentará à medida que for posicionado mais próx imo das paredes. O desempenho máximo é obtido quando ele é colocado em um canto. Se for possível, sempre coloque o subwoofer encostado ou próximo de uma parede.

Na maioria dos ambientes, o subwoofer produzirá graves mais suaves quando colocado em um canto afastado de aberturas da sala, tais como portas. Portanto, se possível, comece com este posicionamento.

Se mais de um subwoofer estiver sendo utilizado, geralmente obtém-se melhor desempenho colocando-os juntos no mesmo local, ao invés de separá-los.

PORTUGUESE

Page 19
Image 19
Klipsch KL-525-THX, KS-525-THX Caixas acústicas LCR frontais, Caixas acústicas surround da esquerda e da direita