3.5Leia, compreenda e siga todas as instruções referentes ao carregador, à bateria, ao veículo e a qualquer equipamento usado próximo da bateria ou do carregador. Estude todas as precauções específicas do fabricante da bateria e as taxas de carga recomendadas ao carregar a bateria.

3.6Consulte o manual do proprietário do veículo para determinar a tensão da bateria e certifique-se de que o interruptor de seleção da tensão de saída esteja ajustado para a tensão correta. Se o carregador tiver uma taxa de carga ajustável, carregue a bateria primeiramente na taxa mais baixa.

3.7Certifique-se de que as garras do cabo do carregador estejam firmemente presas.

4.LOCALIZAÇÃO DO CARREGADOR

RISCO DE EXPLOSAO E CONTATO COM O ÁCIDO DA BATERIA.

4.1Posicione o carregador o mais longe possível da bateria, de acordo com o tamanho do cabo CC.

4.2Nunca posicione o carregador diretamente acima da bateria que estiver sendo carregada; os

gases da bateria irão corroer e danificar o carregador.

4.3Não coloque a bateria sobre o carregador.

4.4Nunca permita que o ácido da bateria respingue no carregador ao ler a gravidade específica do eletrólito ou ao encher a bateria.

4.5Não opere o carregador em uma área confinada nem bloqueie a ventilação em hipótese alguma.

5.PRECAUÇÕES PARA CONEXÃO CC

5.1Somente prenda ou solte as garras de saída CC após colocar todos os interruptores do carregador na posição “off” (desligado), se for o caso, e retirar o plugue CA da tomada elétrica. Nunca permita que uma garra toque na outra.

5.2Prenda as garras na bateria e no chassi, conforme indicado nas seções 6 e 7.

6.SIGA ESTAS ETAPAS QUANDO A BATERIA ESTIVER INSTALADA NO VEÍCULO

UMA FAÍSCA PRÓXIMA À BATERIA PODERÁ

CAUSAR A EXPLOSÃO DA BATERIA. PARA

REDUZIR O RISCO DE FAÍSCA PERTO DA

BATERIA:

6.1Posicione os cabos CA e CC para reduzir os riscos de danos causados pelo capô, pela porta

ou por peças móveis ou quentes do motor. NOTA: Se for necessário fechar o capô durante o processo de carga, certifique-se que o capô não toque a parte metálica das garras de contato com a bateria ou corte o isolamento dos cabos.

6.2Mantenha-se afastado da ventoinha, das correias, das polias e de outras peças que possam causar ferimentos.

6.3Verifique os polos da bateria. O polo POSITIVO (POS, P, +) da bateria geralmente tem um diâmetro maior do que o polo NEGATIVO (NEG, N, -).

6.4Determine qual polo da bateria está aterrado (conectado) ao chassi. Se o polo negativo estiver aterrado ao chassi (como ocorre na maioria dos veículos), consulte a etapa 6.5. Se o polo positivo estiver aterrado ao chassi, consulte a etapa 6.6.

6.5Para veículos com polo negativo aterrado, conecte a garra POSITIVA (VERMELHA) do carregador de bateria ao polo POSITIVO (POS, P, +) não aterrado da bateria. Conecte a garra NEGATIVA (PRETA) ao chassi do veículo ou bloco do motor (longe da bateria). Não conecte a garra ao carburador, às linhas de combustível ou a lâminas metálicas da carcaça do motor. Conecte a peças metálicas mais pesadas e maiores da carcaça ou bloco do motor.

6.6Para veículos com polo positivo aterrado, conecte a garra NEGATIVA (PRETA) do carregador da bateria ao polo NEGATIVO (NEG, N, -) não aterrado da bateria. Conecte a garra POSITIVA (VERMELHA) ao chassi do veículo ou bloco do motor (longe da bateria). Não conecte a garra ao carburador, às linhas de combustível ou a lâminas metálicas finas da carcaça do motor. Conecte a peças metálicas mais pesadas e maiores da carcaça ou bloco do motor.

6.7Conecte o cabo de alimentação CA do carregador à tomada elétrica.

• 19 •

Page 20
Image 20
Schumacher SWI-1555A owner manual Precauções Para Conexão CC