Materiais que podem ser utilizados no forno microondas

Utensílios

Folha de alumínio

Prato dourador

Serviços de mesa

Jarros de vidro

Vidro

Sacos próprios para fornos microondas

Pratos e copos de papel

Toalhas de papel

Papel pergaminhado

Plástico

Película de plástico

Termómetros

Papel encerado

Observações

Apenas para protecção. Pode ser utilizada em quantidades reduzidas para proteger determinadas zonas dos alimentos e impedir que fiquem queimadas. No entanto, pode formar- se um arco voltaico se a folha de alumínio estiver demasiado próxima das paredes do forno microondas A folha de alumínio deve estar a uma distância mínima de 2,5 cm das paredes do forno.

Siga as instruções do fabricante. A base do prato dourador deve estar, no mínimo 3/16 polegadas (5 mm) acima do prato giratório. A utilização incorrecta pode provocar a quebra do prato giratório.

Use apenas os que forem apropriados para microondas. Deverá seguir as instruções do fabricante. Nunca utilize pratos rachados ou lascados.

Tem que retirar sempre a tampa. Só podem ser utilizados para aquecimento e não para cozedura. A maior parte dos jarros de vidro não são resistentes a altas temperaturas e, por isso, podem quebrar-se.

Utilize só o que for resistente a altas temperaturas. Verifique que não possui nenhum filete metálico. Nunca utilize pratos de vidro com rachas ou com lascas.

Deverá seguir as instruções do fabricante. Nunca feche os sacos com fio metálico. Faça-lhes pequenas fendas para permitir a saída de vapor.

Utilize apenas para cozinhar ou aquecer os alimentos durante um pequeno período de tempo. Sempre que utilizar este tipo de recipientes no forno microondas, deverá mantê-lo sob vigilância apertada.

Utilize toalhas de papel para cobrir os alimentos que pretenda reaquecer e para reabsorver a gordura. Deve utilizar este método com cuidado e apenas durante pequenos períodos de tempo.

Utilize este tipo de papel como cobertura do recipiente que está a usar, para evitar salpicos ou como embrulho para cozinhar os alimentos ao vapor.

Utilize apenas plástico próprio para microondas. Deve seguir as instruções do fabricante. Deverá ter inscrito “próprio para microondas” (ou simbologia adequada). Alguns utensílios de plástico ficam amolecidos à medida que os alimentos que contém vão aquecendo. Devem fazer-se pequenas ranhuras ou fendas nos “sacos de plástico próprios para fornos microondas” e nos sacos de plástico herméticos ou seguir as instruções do fabricante.

Utilize apenas película de plástico própria para microondas. Utilize-a para cobrir os alimentos, durante a cozedura, para conservação dos seus sucos. Nunca deixe que a película de plástico toque nos alimentos.

Utilize apenas termómetros próprios para microondas (termómetros para carne e termómetros para verificação do ponto de açúcar).

Utilize este papel para cobertura, de forma a evitar salpicos e a conservar os sucos dos alimentos.

Materiais que não devem ser utilizados no forno microondas

Utensílios

Tabuleiro de alumínio

Embalagens de cartão com pegas de metal

Metais ou utensílios com acabamentos ou bordas metálicos

Atilhos de metal

Sacos de papel

Espuma de plástico

Madeira

Observações

Pode causar a formação de um arco voltaico. Coloque os alimentos num prato próprio para microondas.

Pode causar a formação de um arco voltaico. Coloque os alimentos num prato próprio para microondas.

O metal impede a energia microondas de penetrar nos alimentos. Os acabamentos em metal podem provocar a formação de arcos voltaicos.

Podem causar a formação de um arco voltaico e, por isso, provocar um incêndio dentro do forno.

Podem causar um incêndio dentro do forno microondas.

A espuma de plástico pode derreter ou contaminar o líquido contido no seu interior quando exposta a temperaturas muito elevadas.

Quando utilizada no microondas, a madeira tem tendência para secar e pode rachar-se ou partir-se.

24

Page 24
Image 24
Teka MW 21 IMS INOX manual Materiais que podem ser utilizados no forno microondas