Óxido de alumínio
Para um corte rápido, discos de fins gerais para a maioria dos trabalhos com metal. Melhor para aço frio, aço inoxidável ou metais que exigirem abrasivos, de corte rápido, e de longa duração.
Bi-corte de zircônia de alumínio
O padrão de granulação exclusivo é organizado em grupos para remoção e limpeza mais rápida do depósito. Ideal para a remoção de tinta de carros, barcos, etc. sem obstrução.
Cerâmica
Dura até 3 vezes mais que os discos de óxido de alumínio. Para trabalho geral em metais. Ideal para tarefas difíceis.
Como instalar disco de respaldo e discos de lixamento
1.Remova a bateria.
2.Limpe os acessórios, porca do disco e eixo para remover poeira e detritos. Inspecione as partes para verificar se há danos. Substitua se necessário.
3.Introduza o disco de respaldo no eixo com o lado plano longe da caixa de engrenagem.
Fig. 9 Porca do disco
Disco de lixamento
Disco de respaldo
Eixo
4.Coloque o disco de lixamento no disco de res- paldo e prenda o conjunto ao eixo com a porca do disco.
5.Para apertar, pressione o botão de trava do eixo enquanto gira a porta do disco no sentido horário com a chave de porca fornecida.
6.Para remover o disco de respaldo e o disco de lixamento, remova a bateria e execute o procedimento inversamente.
Lixamento
Segure a um ângulo de 5° a 15° para garantir a pressão adequada de lixamento e o controle. Se o ângulo for grande isso resultará em muita pressão e pode causar desgaste excessivo ao disco e à peça de trabalho. Um ângulo menor reduzirá o controle.
Dê passadas longas, abrangentes de lado a lado avançando de modo a produzir o acabamento desejado.
Fig. 10
Segure a um ângulo de 5° a 15°
Para obter os melhores resultados use apenas esta parte do disco
Lixamento cruzado
Ao fazer acabamento de uma superfície que foi preparada por um disco áspero, lixe em ângulos retos em relação às passadas feitas pelo disco áspero. As marcas do acabamento deixadas pelo lixamento anterior são vistas com facilidade e são removidas de modo a produzir um acabamento uniforme. Se não for feito um lixamento cruzado ao mudar de um disco mais áspero para um disco de acabamento isso pode resultar em arranhões profundos e revelar marcas circulares.
Como remover marcas de soldaduras e de martelo
Ao remover marcas de soldaduras ou de martelo, restrinja o lixamento às áreas imediatas. Use granulações sucessivamente mais finas para obter uma superfície lisa.
Acabamento de metais
Movimente a ferramenta constantemente sobre a superfície inteira. Trabalhe mais rápido nas su- perfícies curvadas onde as áreas de contato são menores e a pressão é maior. Podem aparecer áreas planas no fim da passada quando a pressão for muito forte. Reduza a pressão no fim de cada passada e quando inverter a passada.
Resolução de problemas
Arranhões profundos e marcas circulares podem ser resultados de:
•Uso de granulação muito áspera
•Uso de um disco parcialmente vitrificado
•Poeira ou metal solto na peça de trabalho
•Deixar de lixar no sentido oposto ao mudar de disco áspero para disco de acabamento
•Deixar de usar disco revestidos fechados para reduzir o problema de grânulos soltos e de ar- ranhões na peça de trabalho
Descoloração azulada da superfície metálica indica:
•Calor excessivo causado pelo movimento circular em pequenas áreas
•Pressão demasiada
•Uso de disco gasto ou vitrificado
SIMBOLOGIA
Volts
Corrente direta
Revoluções por minuto sem carga (RPM)
Selo da segurança elétrica
Leia o manual do operador
Use protetor auricular
Use óculos de proteção
ACESSÓRIOS
AVISO Sempre remover a bateria recar- regável antes de mudar ou remover acessóri- os. Usar apenas acessórios especificamente recomendados para esta ferramenta. Outros acessórios podem ser perigosos.
Para obter uma listagem completa de acessórios, consulte o catálogo de ferramentas elétricas da MILWAUKEE ou visite www.milwaukeetool.com. Para obter o catálogo, entre em contato com o seu distribuidor local ou com uma assistência técnica autorizada.
MANUTENÇÃO
AVISO Para reduzir o risco de lesões, sempre desligar o carregador da tomada e remover a bateria recarregável do carregador ou da ferramenta antes de realizar qualquer manutenção. Nunca desmontar a ferramenta, a bateria ou o carregador. Entrar em contato com a assistência técnica MILWAUKEE para TODOS os consertos.
Manutenção das ferramentas
Manter a ferramenta, a bateria ou o carregador em bom funcionamento adotando um programa de manutenção regular. Depois de seis meses a um ano, dependendo do uso, enviar a ferramenta, a bateria e o carregador para a assistência técnica da MILWAUKEE nos seguintes casos:
•Lubrificação
•Inspeção mecânica e limpeza (engrenagens, eixos, mancais, caixa, etc.)
•Inspeção elétrica (botão, cabo, blindagem, etc.)
•Teste para assegurar a operação mecânica e elétrica adequada
Se a ferramenta não iniciar ou funcionar na potên- cia total com a bateria totalmente recarregada, limpar os contatos da bateria. Se a ferramenta não funcionar adequadamente, enviar a ferramenta, a bateria e o carregador para conserto na assistên- cia técnica da MILWAUKEE.
AVISO Para reduzir o risco de lesão pessoal e danos, nunca imergir a ferramenta, a bateria e o carregador em líquido nem per- mitir que entre líquido em seu interior.
Limpeza
Limpar a poeira e os detritos dos respiradouros do carregador e da ferramenta. Mantenha os cabos da ferramenta limpos, secos e sem óleo ou graxa. Usar apenas sabão leve e um pano úmido para limpar a ferramenta, a bateria e o carregador, porque certos agentes de limpeza e solventes são prejudiciais para os plásticos e outras partes isoladas. Alguns deles são gasolina, terebintina, diluente de laca, diluente de tintas, solventes clorados, amônia e detergen- tes domésticos que contêm amônia. Nunca usar solventes inflamáveis ou combustíveis em torno das ferramentas.
Reparos
Se a ferramenta estiver danificada,
18 | 19 |