Blaupunkt EMA 255 Entradas de áudio consultar a Fig, Ligação ao positivo / negativo, Bass Boost

Models: EMA 255

1 52
Download 52 pages 19.17 Kb
Page 12
Image 12
Filtro passa-alto

EMA 255

Filtro passa-baixo

 

("Low Pass")

50 - 250 Hz

Filtro passa-alto

 

("High Pass")

80 Hz

Bass Boost

0 dB / 6 dB / 12 dB

 

 

Dimensões

 

L x A x P (mm)

184 x 52,5 x 183

L x A x P (")

7.25 x 2.1 x 7.2

Entradas de áudio (consultar a Fig. 3)

Pode escolher entre 2 entradas de áudio distintas;

Cinch (RCA)

Nível Hi (ligações de altifalantes)

Utilize apenas uma das entradas de áudio, uma vez que, de outra forma, podem surgir interferências.

As saídas do pré-amplificador são ligadas através de um cabo de audiofrequência blindado às tomadas Cinch (RCA) 1.

Em caso de activação através das saídas dos altifalantes, as linhas de entrada pos. 2/3são conduzidas para os cabos do altifalante mais próximo (à frente ou atrás), à esquerda e

àdireita. Estas são separadas e conectadas com as ligações de entrada. A polaridade das ligações + ou - deve ser impre- terivelmente respeitada. Também é possível ligar andares fi nais em ponte (BTL) directamente, sem um adaptador adicional.

Ligação ao positivo / negativo

Recomendamos um diâmetro mínimo de 6 mm2.

Instalar cabos do positivo comuns para a bateria e ligar através do suporte de fusíveis.

Em orifícios de arestas vivas, utilizar guias de cabos.

Aparafusar firmemente cabos do negativo comuns num ponto de massa em perfeitas condições (parafuso da carroçaria, chapa da carroçaria) (não ao pólo negativo da bateria).

Raspar a superfície de contacto do ponto de massa até fi- car polido e lubrificar com massa lubrificante de grafite.

Fusíveis integrados (Fuse)

Os fusíveis (Fuse) integrados no amplificador protegem o estágio final e todo o sistema eléctrico em caso de defeito. No caso de utilização de um fusível sobresselente, nunca ligar os fusíveis em ponte, nem substituir por fusíveis de corrente mais elevada.

Exemplos de ligação

Ligação da alimentação eléctrica

Fig. 2

Entradas de áudio

Fig. 3

Ligações de altifalantes

Fig. 4/5/6

DimensõesEntradas de áudio (consultar a Fig. 3)Ligação ao positivo / negativo +12V

Conectar a ligação remota do amplificador a uma fonte de tensão comutável de +12 V.

Desta forma, é possível ligar e desligar o amplificador através do interruptor de ligar/desligar do rádio.

Regulador Level

Com o auxílio do regulador Level, é possível adaptar a sen- sibilidade de entrada do estágio final à tensão de saída da saída do pré-amplificador do seu auto-rádio.

A margem de ajuste é de 0,2 V a 10 V.

No caso de ligação de um auto-rádio de outro fabricante, deve adaptar-se a sensibilidade de entrada de acordo com as especificações do fabricante.

Para o efeito, apresentamos ainda algumas explicações importantes:

Rodando o regulador no sentido dos ponteiros do relógio, a sensibilidade de entrada do amplificador aumenta, aumen- tando também o volume do som. No entanto, não se trata de uma regulação do volume; na posição final, não é possível alcançar-se uma potência do amplificador mais elevada, mesmo que, de início, pareça que sim. O sistema limita-se a aumentar mais rapidamente o volume quando se aumenta a regulação do volume do rádio.

Ligações de altifalantes

(Caso o amplificador tenha de ser ligado em ponte, prosse- guir directamente neste ponto com o capítulo "Ligações de altifalantes ligados em ponte").

Tal como acontece com qualquer outro componente de áudio, a polaridade correcta do amplificador e dos altifa- lantes é essencial a uma boa reprodução dos graves. Por esta razão, ao efectuar as ligações deve ter-se atenção para se conectar a ligação positiva (+) do amplificador à ligação positiva (+) do altifalante; indicação equivalente é válida para as ligações negativas (-). Além disto, o canal esquerdo do amplificador tem de ser conectado ao altifalante esquerdo, e o canal direito do amplificador deve ser conectado ao altifalante direito.

Ligações de altifalantes ligados em ponte

O amplifi cador EMA também pode ser ligado em ponte para uma configuração mono. Desta forma, o amplificador pode ser utilizado para um ou vários subwoofers ou um altifalante de médios. Nesta configuração, o amplificador adiciona o canal direito e esquerdo para uma saída de canal único (saída mono).

Nota:

O amplifi cador só pode adicionar a informação de sinal direita e esquerda se tiverem sido efectuadas tanto a ligação RCA direita, como a ligação RCA esquerda.

Atenção:

No caso de ligação em ponte, a carga do amplificador deve ser de 4 Ohm ou superior. Uma carga inferior leva ao sobreaquecimento ou desactivação do amplificador e pode causar danos permanentes.

Ajustar o tipo e área das transições de frequência

No EMA 255, é possível regular o tipo de transição de fre- quência (ou seja, "Low-Pass" ou "Hi-Pass") e a frequência de entrada pretendida. Se, por exemplo, pretender conectar um par de subwoofers, são necessários os ajustes "Low- Pass" ilustrados (Fig. 3). A frequência de entrada depende da gama de frequência dos altifalantes (consultar a gama de frequência dos altifalantes recomendada).

12

Page 12
Image 12
Blaupunkt EMA 255 Entradas de áudio consultar a Fig, Ligação ao positivo / negativo, Fusíveis integrados Fuse, Bass Boost