INSTALAÇÃO E LIGAÇÃO RÁPIDA
1.Ligue os altifalantes aos terminais Speaker A (Altifalante A) e o pré-amplificador às entradas “FIXED IN” (Entradas fixas).
2.Ligue o cabo de alimentação AC.
3.Prima o botão de alimentação (POWER) para ligar o NAD C 272.
4.Prima o selector de entrada necessário.
NOTAS SOBRE A INSTALAÇÃO
O seu amplificador NAD C 272 deverá ser instalado sobre uma superfície nivelada e sem vibrações. Evite instalar a unidade de modo a que esta fique directamente exposta aos raios solares, ou junto a fontes de calor e humidade. Garanta uma ventilação adequada da unidade. Não coloque a unidade sobre uma superfície mole, como por exemplo uma alcatifa. Não coloque a unidade num espaço fechado, como seja uma estante para livros ou um armário, que possa impedir o fluxo do ar através das aberturas de ventilação. Certifique-se de que a unidade se encontra desligada antes de efectuar quaisquer ligações.
Os terminais RCA do seu amplificador NAD C 272 encontram-se codificados através de cores por uma questão de facilidade de identificação. O vermelho e o branco correspondem respectivamente aos terminais áudio direito e esquerdo (Right e Left). Utilize terminais e cabos de alta qualidade, por forma a obter um desempenho e uma fiabilidade óptimas. Certifique-se de que os terminais e os cabos não apresentam danos de qualquer natureza e de que todos os terminais se encontram firmemente introduzidos.
Por forma a obter um melhor desempenho, utilize cabos de altifalantes de alta qualidade, com uma espessura de bitola igual ou superior a 16 (1,5 mm). Se a unidade não for utilizada durante algum tempo, desligue a ficha da tomada de alimentação de AC.
No caso de cair água em cima do seu amplificador NAD C 272, desligue a alimentação (Power) da unidade e retire a ficha da tomada de alimentação de AC. Antes de voltar a utilizar a unidade, esta deverá ser inspeccionada por um técnico de assistência qualificado. Não retire a cobertura da unidade, pois no seu
interior não existem quaisquer peças que possam ser
reparadas pelo utilizador. Utilize um pano macio e seco para limpar a unidade. Se necessário, humedeça ligeiramente o pano com água e sabão. Não utilize soluções que contenham benzol ou outros agentes voláteis.
LIGAÇÕES DO PAINEL TRASEIRO (FIGURA 1)
1. FIXED IN (ENTRADAS FIXAS)
As Entradas fixas conduzem o sinal de entrada directamente aos circuitos do amplificador de potência. Normalmente, este conjunto de entradas é utilizado num sistema que esteja equipado apenas com um único amplificador de potência ou com múltiplos amplificadores de potência mas idênticos. Deverá consultar também a secção “Variable In” (Entradas variáveis), apresentada no presente capítulo, para obter informações adicionais.
Efectue a ligação da saída de um pré-amplificador ou processador P como, por exemplo, um descodificador de som envolvente (surround-sound), a este conjunto de entradas. Utilize um cabo bifilar RCA-para-RCA para efectuar a ligação das saídas Áudio esquerda e direita do pré-amplificador ou processador às tomadas
das entradas fixas.
NOTAS: Desligue sempre o C 272 e os outros componentes do sistema antes de ligar ou desligar qualquer equipamento às tomadas de Entradas fixas ou de Entradas variáveis.
Quando utilizar as tomadas de Entradas fixas, certifique-se de que o interruptor do Selector de Entrada (“Input Select”) (No.2) está comutado para a posição de Fixas (“Fix”).
2. INPUT SELECT (SELECTOR DE ENTRADA)
O interruptor do Selector de Entrada determina qual a entrada do C 272 que está activa. Comute-o para a posição de Fixas (“FIX”) para o utilizar com as Entradas fixas e para a posição de Variáveis (“VAR”) para o utilizar com as Entradas variáveis. Deverá consultar também a secção “Variable In” (Entradas variáveis), apresentada no presente capítulo, para obter informações adicionais.
3. VARIABLE IN (ENTRADAS VARIÁVEIS)
Através da utilização das Entradas variáveis é possível efectuar o ajuste do nível de volume para ambos os canais em simultâneo, utilizando o Controlo de Nível de Entrada (Input Level Control) (Nº
4). Esta característica poderá ser útil para:
•Ajustar os níveis
Num sistema de som envolvente ou num sistema que esteja equipado com mais do que um conjunto de altifalantes, é possível que ocorram diferenças de níveis devido a variações na eficácia entre os referidos altifalantes. Caso o seu pré- amplificador ou processador também disponha de ajustes individuais para cada canal, deverá colocá-los na posição neutra ou intermédia (normalmente identificada como 0 dB). Ajuste o Controlo de Nível (Level Control) de forma a que os altifalantes accionados pelo C 272 tenham um nível de volume correcto em comparação com os outros altifalantes, avaliando este facto a partir da sua posição de audição.
•Gama alargada de controlo de volume
Inúmeros sistemas têm um ganho de voltagem tão elevado que os altifalantes (ou os seus ouvidos) são submetidos a um esforço excessivo sempre que o controlo de volume esteja regulado para qualquer posição superior à das 11 ou 12 horas. Como resultado desta situação, ficará restringido a utilizar apenas a metade inferior da gama do controlo de volume, em que os ajustes são imprecisos e em que os erros de equilíbrio de canais têm tendência para ocorrer mais frequentemente. Se o nível de entrada for reduzido, poderá aumentar o controlo de volume do seu processador ou pré-amplificador, efectuando uma utilização mais eficaz da sua gama. (Sugestão: efectue o ajuste dos controlos de nível de entrada de forma a que os níveis máximos de som que prefere se situem normalmente na posição das 2 ou 3 horas no controlo de volume). Esta regulação tem a vantagem adicional de suprimir quaisquer ruídos produzidos pelo circuito de nível elevado do pré- amplificador (por exemplo, quaisquer zumbidos ou assobios residuais que não desapareçam quando se baixa o Volume).
•Bi-Amplificação
Alguns altifalantes estão equipados com terminais de ligação separados para as secções de Baixas Frequências (LF - Low Frequency) e de Altas Frequências (HF - High Frequency) do altifalante. Esta característica permite efectuar a “Bi- Amplificação” deste tipo de altifalantes, em que é utilizado um amplificador de potência separado para a secção de Baixas Frequências (LF) e de Altas Frequências (HF), permitindo também melhorar a qualidade global do som. Quando se efectua uma Bi-Amplificação com amplificadores de potência de modelos diferentes, é provável que um dos amplificadores de potência tenha mais “ganho” do que o outro, o que resulta