1800116417 FV2048:1800116417 FV2048 9/07/09 11:16 Page 16

Recomendações importantes

PARA SUA SEGURANÇA

A segurança deste aparelho está em conformidade com os regulamentos técnicos e as normas em vigor (Compatibilidade Electromagnétic a, Baixa Tensão, Meio Ambiente).

Leia atentamente o manual de instruções e guarde-o para futuras utilizações.

Este aparelho não foi concebido para ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais se encontram reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência ou conhecimento, a não ser que tenham sido devidamente instruídas sobre a correcta utilização do aparelho, pela pessoa responsável pela sua segurança.

É importante vigiar as crianças por forma a garantir que as mesmas não brinquem com o aparelho.

Atenção! A voltagem da sua instalação eléctrica deverá corresponder à do ferro (220- 240 V). Qualquer erro de ligação pode causar danos irreversíveis ao ferro e anular a garantia.

Este ferro deverá ser obrigatoriamente ligado a uma tomada de terra. Se utilizar uma extensão, verifique se é do tipo bipolar (10 A) com ligação à terra. Certifique-se que se encontra em perfeitas condições de utilização.

Se o cabo de alimentação se encontrar de alguma forma danificado, deverá ser imediatamente substituído por um Serviço de Assistência Técnica autorizado Tefal, por forma a evitar qualquer situação de perigo para o utilizador.

Não utilize o aparelho no caso de ter caído ao chão, ou se apresentar danos visíveis, fugas ou anomalias de funcionamento. Nunca desmonte o aparelho: solicite a sua reparação junto de um Serviço de Assistência Técnica autorizado Tefal por forma a evitar qualquer situação de perigo para o utilizador.

Nunca mergulhe o aparelho em água!

Não desligue o aparelho puxando pelo cabo de alimentação. Desligue sempre o aparelho: antes de encher ou enxaguar o reservatório de água, antes de proceder à sua limpeza e após cada utilização.

Nunca deixe o aparelho sem vigilância quando este estiver ligado à corrente ; se ainda não tiver arrefecido (cerca de 1 hora).

A base do ferro pode atingir temperaturas elevadas: nunca toque na base quente e tenha cuidado de deixar arrefecer o ferro antes

de o arrumar. O aparelho produz vapor que pode causar queimaduras, especialmente quando engomar uma peça de roupa na ponta da tábua de engomar. Nunca oriente o vapor em direcção a pessoas ou animais.

O seu ferro dever ser usado e colocado numa superfície estável. Quando o colocar na respectiva base de suporte, certifique-se da estabilidade dessa mesma superfície.

Este produto foi concebido exclusivamente para um uso doméstico. Qualquer utilização não conforme ao manual de instruções liberta a Tefal de qualquer responsabilidade e anula a garantia.

RECOMENDAÇÕES

O ferro demora mais tempo a arrefecer do que a aquecer.

Aconselhamos comece por engomar tecidos frágeis a uma temperatura baixa.

Se engomar um tecido feito a partir de fibras misturadas, ajuste a temperatura do ferro para a fibra mais delicada.

Nunca ultrapasse o nível máximo do reservatório.

Nunca arrume o seu ferro na posição horizontal. Nunca utilize produtos de limpeza e objectos cortantes ou abrasivos para proceder à limpeza da base e outras partes do ferro.

QUE TIPO DE ÁGUA UTILIZAR ?

Este aparelho foi concebido para trabalhar com água da torneira. Se a sua água for muito calcária, misture 50% de água da torneira com 50% de água desmineralizada à venda no mercado.

Nunca acrescente nada ao conteúdo do reservatório de água.

Nunca utilize a água das máquinas de secar roupa, água perfumada ou amaciada, água desmineralizada, água dos frigoríficos, das baterias, do ar condicionado, de água pura destilada ou água da chuva. Estas águas contém resíduos orgânicos ou elementos minerais que se concentram com o calor e podem provocar salpicos, corrimentos de água castanha ou um envelhecimento prematuro do seu aparelho.

16