DeWalt DW366 instruction manual Solavancos

Page 36

Português

Ligar a serra tendo a lâmina tocado o material a ser cortado ou forçada dentro do corte pode resultar em solavanco.

Empurre a serra para frente em velocidade que permita que a lâmina corte sem esforço. A dureza e dificuldade podem variar mesmo na mesma peça de material, e porções da tábua com nós ou úmidas podem sobrecarregar a serra. Quando isso acontecer, empurre a serra mais lentamente, mas firme o suficiente para mantê-la em funcionamento sem muita queda da velocidade.

Solavancos

Quando a lâmina da serra prende ou torce durante o corte, pode ocorrer um solavanco. A serra volta rapidamente no sentido do operador. Quando a lâmina fica enroscada ou firmemente ligada pelo fechamento espessura, a lâmina trava e a reação do motor leva a unidade para trás. Quando a lâmina sofre torcedura ou desalinhe durante o corte, os dentes na extremidade posterior da lâmina podem cravar na superfície superior da madeira fazendo com que a lâmina desencaixe do corte e salte para trás no sentido do operador.

Os solavancos são mais possíveis de ocorrer quando existem quaisquer das seguintes condições.

1.SUPORTE INADEQUADO DA PEÇA-DE-TRABALHO

A.Afrouxamento ou levantamento inadequado da peça cortada fazendo com que prenda a lâmina (Figura 10).

B.Cortando material apoiado apenas nas extremidades externas. À medida que o material enfraquece ele afrouxa fechando o corte e prendendo a lâmina.

C.Cortando um pedaço de material cuja superfície vai além à da área da bancada na direção vertical de baixo para cima. O pedaço cortado da peça pode prender a lâmina.

D.Cortando tiras finas e longas (como em acabamentos). A tira cortada pode afrouxar ou torcer fechando o corte e prendendo a lâmina.

E.Apertando a proteção inferior numa superfície abaixo do material sendo cortado momentaneamente reduzindo o

controle do operador. A serra pode levantar parcialmente fora do corte aumentando as chances de torcer a lâmina.

2.PROFUNDIDADE DE CORTE DA SERRA AJUSTADA INADEQUADAMENTE

Usando a serra com ajuste excessivo da profundidade do corte aumenta a carga sobre a unidade e a susceptibilidade à torcedu- ra da lâmina no corte. Isso também aumenta a superfície de área da lâmina disponível para prender sob situações de fechamento do corte. Veja página 31 Ajustando A Profundidade Do Corte.

3.TORCEDURA DA LÂMINA (DESALINHAMENTO DO CORTE)

A.Forçando para cortar através de um nó, prego ou região de gramatura mais dura pode torcer a lâmina.

B.Tentando fazer curvas com a serra durante o corte (tentando voltar para a linha demarcada) pode torcer a lâmina.

C.Alcance prolongado ou operação da serra com mal controle do corpo ( mal alinhamento), pode causar torcedura da lâmina.

D.Mudando o agarre ou posicionamento do corpo durante o corte pode levar à torcedura da lâmina.

E.Voltando a unidade para desprender a lâmina pode levar à torcedura caso feito de maneira descuidada.

4.MATERIAIS QUE REQUEREM ATENÇÃO EXTRA

A.Madeira molhada

B.Madeira verde (material cortado recentemente ou não secado à forno)

C.Madeira tratada sob pressão (material tratado com preservativos ou com produtos químicos que evitam o apodrecimento)

5.USO DE LÂMINAS CEGAS OU SUJAS

Lâminas cegas levam à sobrecarga da serra. Para compensar, um operador normalmente empurrará com mais força o que sobrecarrega ainda mais a unidade e leva à torcedura da lâmina no corte. Lâminas sobreutilizadas também podem ter abertura insuficiente de corpo o que aumenta as chances de travar e aumenta a sobrecarga.

34

Image 36
Contents DW366 Page Definitions Safety Guidelines General Power Tool Safety WarningsWork Area Safety Electrical SafetyAdditional Safety Instructions for Circular Saws Power Tool USE and CareService Causes and Operator Prevention of Kickback Additional Specific Instructions Voltage Volts Total length of cord in meters mFeatures Fig MotorAdjustments and Setup Cutting Depth Adjustment FigAttaching And Removing Blades Fig Changing Blades FigBevel Angle Adjustment Fig Kerf IndicatorBevel Detent Fig OperationSwitch Workpiece SupportCutting Kickback Maintenance Cleaning LubricationShoe Adjustment BrushesAccessories BladesRepairs Definiciones Normas De seguridad Seguridad DEL Área DE TrabajoSeguridad Eléctrica Seguridad Personal USO Y Mantenimiento DE LA Herramienta EléctricaMedidas adicionales de seguridad para sierras circulares MantenimientoInstrucciones especificas adicionales Causas DEL Rebote Y SU Preveción POR Parte DEL OperarioNunca use discos abrasivos de corte Características Fig Ajustes Y MontajeInstalación y Remoción De Discos Fig Cambio De Discos FigAjuste De La Profundidad De Corte Figs Ajuste Del Ángulo De Corte Fig Dispositivo De Parada Del Corte a Ángulo FigIndicador Del Corte FuncionamientoInterruptor Apoyo de La Pieza de TrabajoCorte ReboteApoyo Inadecuado DE LA Pieza DE Trabajo Ajuste Inadecuado DE LA Profundidad DEL Corte DE LA SierraMantenimiento LimpiezaLubricación EscobillasAjuste de la Zapata DiscosAjuste Para Cortes Accesorios ReparacionesDefinições Diretrizes de Segurança Regras Gerais de SegurançaGuarde Estas Instruções USO E Cuidados DA Ferramenta ReparosInstruções Adicionais de Segurança para Serras Circulares Causas DE Solavancos E Prevenção Pelo OperadorInstruções Adicionais Específicas SolavancoTensão Comprimento do cabo de extensão Componentes Fig Ajustes E MontagemColocando e Removendo Lâminas Fig Ajustando a Profundidade Do Corte Substituindo Lâminas FigDetentor Do Chanfro Fig Ajuste Do Ângulo De Chanfro FigIndicadores OperaçãoApoio para a Peça-De-Trabalho CortandoSempredesconecteaserraantesde Fazerquaisquer Ajustes Solavancos Manutenção LimpezaLubrificação Escovas de carvãoLâminas AcessóriosAjustando Para Ângulos Extrema DurabilidadeReparos Solamente Para Propósito DE Argentina