Controle de nível – Com a chave THX na posição “On” (Ativada), como sugerido para este tipo de configuração, o controle de nível não funcionará. O LED de estado correspondente se acen- derá na cor vermelha, indicando que este controle foi contornado. Neste caso, o receiver ou o processador utilizado executará as funções do nível de volume do subwoofer.
Controle de fase – Em algumas instalações, a configuração do controle de fase pode não fazer muita diferença, no entanto em outros casos, pode ser necessário comutar entre os controles de fase e nível durante algum tempo para obter a melhor integração possível com as caixas acústi- cas principais. Uma vez que cada ajuste de controle (incluindo o da freqüência de transição no receiver ou no processador) afeta os ajustes ideais dos demais, geralmente demora um bocado para chegar à configuração perfeita. Comece com o controle de fase a 0°, fique na posição onde normalmente ouve o som e ouça uma gravação que tenha um padrão de graves recor- rentes. Repita este processo com o controle nas posições de 90° e 180°. Use a configuração que produza graves com maior amplitude.
Conexão de receiver/processador surround analógico ou sistema estéreo de dois canais sem
THX – Alguns receivers e processadores de A/V analógicos (sem capacidade Dolby Digital® ou DTS®) têm uma saída de nível de linha de subwoofer. Outros têm saídas de nível de linha para o canal esquerdo e direito, assim como alguns receivers e amplificadores integrados estéreo. Todos os pré-amplificadores e processadores surround estéreo independentes têm saídas de nível de linha. Se o sistema utilizado tiver este tipo de configuração, quase sempre será melhor usar o KA-1000-THX com a chave THX na posição “Off” (Desativada).
Isto ativará o crossover e os controles de nível. Estes tipos de saídas devem ser conectadas às entradas de nível de linha do KA-1000-THX (figura 3). Para fazer a conexão é preciso ter um ou dois cabos de interconexão blindados de alta qualidade de comprimento apropriado, com conec- tores RCA nas duas extremidades. O revendedor pode ajudá-lo a selecionar cabos adequados.
Figure 3
Saída de subwoofer – Conecte o conector de saída do subwoofer a um dos conectores de entrada de nível de linha no KA-1000-THX.
Saídas de pré-amplificador no receiver ou no amplificador integrado – Se o receiver ou o amplificador integrado tiver saídas adicionais para pré-amplificador para os canais esquer do e direito frontais, conecte-as às entradas de nível de linha no KA-1000-THX.
Enlaces de saída de pré-amplificador/entrada de amplificador principal no receiver ou no
amplificador integrado – Alguns receivers e amplificadores integrados têm as suas etapas de pré-amplificação e amplificação de potência conectadas externamente através de jumpers. Caso os canais frontais esquerdo e direito do equipamento utilizado estejam conectados desta maneira, pode-se conectar o KA-1000-THX a estas saídas de pré-ampli ficação. Será preciso dois adaptadores Y, cada qual com dois conectores RCA machos e um conector RCA fêmea. Retire os jumpers dos dois canais. Para cada um deles, conecte uma seção do adaptador Y no conector de saída do pré-amplificador e a outra no conector de entrada do amplificador principal. Conecte os cabos que vão ao KA-1000-THX nas extremi dades fêmeas dos adaptadores Y.
Pré-amplificador ou processador surround independente – Será preciso dois adaptadores Y, cada qual com um conector RCA macho e dois conectores RCA fêmeas. Desconecte os cabos oriundos das saídas dos canais frontais esquerdo e direito no pré-amplificador ou processador e conecte nelas os adaptadores Y. Para cada canal, conecte o cabo que vai ao amplificador de potência a um dos conectores RCA no adaptador Y, e o cabo que vai ao KA-1000-THX no outro.
Ajuste de crossover – Com a chave THX na posição “Off” (Desativada), como sugerido para este tipo de configuração, o controle de crossover será ativado. O LED de estado cor respondente se acenderá na cor verde, indicando que este controle está ativo. Configure o controle para o limite de freqüência baixa aproximado das caixas acústicas principais frontais da esquerda e da direita. Caso as especificações das caixas acústicas não estiverem disponíveis, faça uma estimativa aproximada baseando-se no seu tamanho. Uma caixa acústica grande geralmente consegue produzir freqüências mais baixas do que uma caixa acústica pequena. Portanto, para uma caixa acústica grande, sugerimos que comece com a freqüência de transição ajustada para o limite mínimo de 40 Hz. No caso de caixas acústicas satélite compactas, sugerimos que seja ajustada para o limite máximo de 120 Hz. As caixas acústicas para estantes ou prateleiras, geralmente encontram-se na faixa de 50 Hz a 80 Hz. Se a freqüência de transição for configurada para mais de 100 Hz, o subwoofer deve ser colocado na frente da sala, próximo das caixas acústicas frontais principais.
Controle de nível – Com a chave THX na posição “Off” (Desativada), como sugerido para este tipo de configuração, o controle de nível será ativado. O LED de estado correspon dente se acenderá na cor verde, indicando que este controle está ativo. Ouça a vários tipos de gravações musicais que contenham graves bem definidos, porém não excessivos. Ajuste o controle de nível do KA-1000-THX até que a música reproduzida tenha um som continuamente agradável e natural. Caso seja difícil obter um nível suficiente de graves sem que o som apresente reverberação, isto provavelmente indica que o controle de crossover está configurado em um nível muito alto. Tente diminui-lo um pouco de cada vez até eliminar o problema. Se o som apresentar deficiência de graves até que o nível de vol ume do subwoofer seja aumentado a ponto de os graves passarem a ser muito proemi nentes, comece variando o ajuste dos controles de fase ou compensação de ganho de limite físico. Se isto não eliminar totalmente o problema, é provável que seja necessário aumentar a freqüência de transição.
Controle de fase – Em algumas instalações, a configuração do controle de fase pode não fazer muita diferença, entretanto em outros casos pode ser necessário comutar entre os controles de fase e nível durante algum tempo para obter a melhor integração possível com as caixas acústicas principais. Uma vez que cada ajuste de controle (incluindo o da freqüência de transição no receiver ou no processador) afeta os ajustes ideais dos demais, geralmente leva algum tempo para chegar à configuração perfeita. Comece com o controle de fase a 0°, fique na posição onde normalmente ouve o som e ouça uma gravação que
tenha um padrão de graves recorrentes. Repita este processo com o controle nas posições de 90° e 180°. Use a configuração que produza graves com maior amplitude.
Comentários gerais sobre os ajustes: Considerando-se que qualquer alteração na configuração de um controle tende a mudar até certo ponto as configurações ideais dos demais, o processo de ajuste é muito interativo e envolve muitas tentativas. Se depois de passar algum tempo ouvindo o som e calibrando o sistema você ainda não estiver satisfeito, pode ser que seja necessário mudar um pouco a posição do subwoofer. Isto, é óbvio, afeta todos outros elemen- tos do sistema. Como diz o ditado, paciência é uma virtude. O esforço empreendido será rec- ompensado pelo resultado final.
CUIDADO E LIMPEZA
A única coisa que você precisará fazer pelo seu amplificador subwoofer é retirar de vez em quando o pó acumulado nas superfícies. Nunca aplique qualquer tipo de produto de limpeza abrasivo ou à base de solventes, nem qualquer detergente forte.
THX e Ultra2 são marcas comerciais ou marcas registradas da THX Ltd. Todos os direitos reservados.
GARANTIA FORA DOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ
A garantia deste produto, quando vendido para um cliente fora dos Estados Unidos ou Canadá, deve estar de acordo com a legislação em vigor e é de inteira responsabilidade do distribuidor que vendeu o produto. Para obter os serviços aplicáveis previstos na garan- tia, entre em contato com o representante de quem você comprou o produto ou com o distribuidor do produto.