Instruções de Uso e Manual de Peças

WS4369 e WS4469

 

 

Informações Gerais Sobre Segurança (Continuação)

Consulte as Material Safety Data Sheets [Especificações de Segurança de Materiais] e as instruções dos fabricantes para metais, eletrodos, tintas e materiais de limpeza.

Glossário de Termos

AC ou Corrente Alternada - corrente elétrica que muda de direção periodicamente. A corrente de sessenta ciclos se move em ambas as direções sessenta vezes por segundo.

Comprimento do Arco - a distância da extremidade do eletrodo até o ponto em que o arco faz contato com a superfície a ser soldada.

Metal Base - o material a ser soldado.

Junta a Topo - uma junta entre dois membros alinhados aproximadamente no mesmo plano.

Cratera - uma depressão, ou bolsão, que se forma quando o arco entra em contato com o metal base.

DC ou Corrente Contínua - corrente elétrica que somente flui em uma direção. A polaridade (+ ou -) determina a direção na qual a corrente está fluindo.

DC Com Polaridade Invertida - ocorre quando o suporte do eletrodo é conectado ao pólo positivo da máquina de solda. A Polaridade Invertida direciona mais calor para a fusão do eletrodo ao invés de direcioná-lo para a peça que está sendo soldada. Ela é usada em materiais de menor espessura.

DC Com Polaridade Direta - ocorre quando o suporte do eletrodo é conectado ao pólo negativo da máquina de solda. Com a polaridade direta, mais calor é direcionado para a peça que está sendo soldada para que se possa obter melhor penetração em material de maior espessura.

Eletrodo - um fio de metal revestido que tem, aproximadamente, a mesma composição do material que está sendo soldado.

Solda em Filete - com uma seção transversal similar a um triângulo, unindo duas superfícies em ângulo reto, em uma junta sobreposta, junta em T ou junta esquinada.

Fundente - um revestimento, que, quando aquecido, produz um gás que recobre a área de solda. Esse gás protege o metal original e o metal de enchimento contra as impurezas do ar.

Flux Cored Arc Welding [Soldagem a Arco Com Alma Fundente] (FCAW)

-também conhecida como Gasless (sem gás), é um processo de solda usado com uma máquina de solda com alimentação de fio de solda. O fio de solda é tubular com material fundente no interior, para revestimento.

Gas Metal Arc Welding [Soldagem a Arco Gasoso Com Arame Contínuo] (GMAW) -

também conhecida como MIG, é um processo de solda usado com uma máquina de solda com alimentação de fio de solda. O fio é sólido e um gás inerte é usado para revestimento.

Gas Tungsten Arc Welding [Soldagem a Arco Com Proteção Gasosa e Eletrodo de Tungstênio] (GTAW) -

também conhecida como TIG, é um processo de solda usado com um equipamento de solda com um gerador de alta freqüência. O arco é criado entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça que está sendo soldada O metal de enchimento pode ser ou pode não ser usado.

Junta Sobreposta - uma junta entre dois membros sobrepostos em planos paralelos.

Open Circuit Voltage [Tensão de Abertura de Circuito] (OCV) -

éa voltagem entre o eletrodo e a braçadeira da peça a ser soldada, da máquina de solda, quando nenhuma corrente está fluindo (não está ocorrendo soldagem) A OCV determina a rapidez da ignição do arco.

Overlap [Sobreposição] - ocorre quando a amperagem é ajustada para um valor demasiadamente baixo. Neste exemplo, o metal fundido cai do eletrodo sem de fato se fundir no metal-base.

Porosidade - bolsões de gás, ou cavidades, formados durante a solidificação da solda. Eles enfraquecem a solda.

Penetração - a profundidade na peça a ser soldada foi afetada pelo calor do arco durante o processo de soldagem. Uma boa solda obtém 100% de penetração, o que significa que

toda a espessura da peça a ser soldada foi aquecida e re-solidificada. A área afetada pelo calor deve ser vista com facilidade do lado oposto da solda.

Shielded Metal Arc Welding (SMAW) [Soldagem Com Eletrodos Revestidos] - também conhecida como Stick (Vareta) é um processo de soldagem que usa um eletrodo consumível para dar suporte ao arco. A proteção é obtida pela fusão do revestimento de fundente no eletrodo.

Escória - uma camada de fuligem de fundente que protege a solda contra os óxidos e outros contaminantes enquanto a solda está se solidificando (esfriando). A escória deve ser removida depois que a solda tiver esfriado.

Salpico - partículas de metal que se desprendem da solda, que se resfriam e solidificam na superfície a ser soldada. O salpico pode ser minimizado pela aspersão de um produto resistente a salpico sobre a peça a ser soldada, antes da solda.

Solda Por Pontos - solda feita para manter as peças no alinhamento correto até que as soldas definitivas sejam feitas.

Ângulo de Percurso - o ângulo do eletrodo na linha de solda. Varia de 5º a 45º dependendo das condições de solda.

Junta em T - feita colocando-se a extremidade de uma peça de metal sobre a superfície da outra peça a um ângulo de aproximadamente 90º.

Rebaixo - uma condição que resulta quando a amperagem da solda é excessivamente alta. A amperagem excessiva deixa um sulco no metal-base ao longo de ambos os lados do filete de solda, o que reduz a resistência da solda.

Poça de Fusão - um volume de metal fundido em uma solda antes da sua solidificação sob a forma de metal de solda.

Filete de Solda - uma camada ou camadas de metal depositado no metal base à medida que o eletrodo se funde. Em geral, a largura do filete de solda é duas vezes o diâmetro do eletrodo.

Ângulo de Trabalho - o ângulo do eletrodo a partir da horizontal, medido

a 90 graus da linha de solda.

29-Pg