Instruções de Uso e Manual de Peças

WS4369 e WS4469

 

 

Orientações para Solda (Continuação)

Os eletrodos usados para a soldagem com eletrodos revestidos possuem duas partes. A parte interna é uma vareta de metal ou fio que deve ser de composição similar à do metal base. O revestimento externo é conhecido como fundente. Há vários tipos de fundente. Cada revestimento é usado para uma determinada situação de soldagem.

Enquanto o metal se encontra em estado líquido ele pode ser contaminado por elementos no ar.

Esta contaminação pode enfraquecer a solda. O revestimento de fundente cria uma barreira de proteção conhecida como escória que protege o metal fundido contra os contaminantes.

Quando a corrente (amperagem) flui através do circuito para o eletrodo, um arco é formado entre a extremidade do eletrodo e a peça a ser soldada. O arco funde o eletrodo e a peça a ser soldada. O metal fundido do eletrodo flui para a poça de fusão e forma uma ligação com a peça a ser soldada, como se vê na Figura 5.

Fio

Fundente

Solda

Escória

Cratera

Figura 5

 

Peça a Ser Soldada

 

Observação: Páre de usar e descarte os eletrodos que se queimam até 1 a 2 polegadas do suporte do eletrodo.

Formando um ARCO

Coloque a extremidade não revestida do eletrodo no suporte. Segure o suporte de leve para reduzir o cansaço da mão e do braço

Observação: Sempre mantenha as garras do suporte limpas para assegurar bom contato elétrico com o eletrodo.

Tenha cuidado para não tocar

a peça a ser soldada ou a bancada de solda com o eletrodo, pois isso causa fagulhas de arco.

Há dois métodos que podem ser usados para iniciar ou acionar um arco; o método de bater e o método de riscar. No método de bater, o eletrodo é baixado diretamente e faz contato com a peça na qual se estás trabalhando. Com o método de riscar, arraste o eletrodo a um ângulo ao longo da superfície, da mesma forma que se faz ao se riscar um fósforo. Qualquer que seja o método, ao fazer o contato com a placa, imediatamente eleve o eletrodo a uma distância igual ao diâmetro do eletrodo para que não fique preso à superfície. Sempre mantenha o eletrodo apontando para a solda (Veja a Figura 6).

O Mesmo do

Diâmetro do

Eletrodo

O Mesmo do

Diâmetro do

Eletrodo

Figura 6

Observação: Se o eletrodo ficar preso

àpeça a ser soldada, solte-o torcendo rapidamente ou envergando o suporte ao mesmo tempo em que faz pressão para cima. Se o eletrodo não se soltar, solte o eletrodo, liberando o mesmo do suporte.

Fundamentos de Solda a Arco

Cinco técnicas básicas afetam a qualidade da solda. São elas: seleção do eletrodo, ajuste de corrente, ângulo de solda, comprimento do arco e velocidade de deslocamento. A implementação adequada destas técnicas é necessária para que se possa obter uma solda de boa qualidade.

Tipo e Dimensões de Electrodos

A escolha correta do tipo de eletrodo envolve uma série de fatores, como a posição da solda, o tipo de material no qual se está trabalhando, a espessura e a condição da superfície a ser soldada. A American Welding Society, ASW, estabeleceu certos requisitos para cada tipo de eletrodo.

Classificação de Eletrodos AWS

E - 6 0 1 3

E = Eletrodo

60 = Aço doce

70 = Aço de alta resistência

1= O eletrodo pose ser utilizado em todas as posições

2= O eletrodo fica restrito ao uso somente em posição plana ou horizontal

Tipo de fluxo

Todos os eletrodos são classificados em cinco grupos principais: aço doce, aço com alto índice de carbono, aço de liga especial, aço forjado, e materiais não ferrosos como o alumínio. A maior parte das soldas a arco é feita com os eletrodos do grupo de aço doce. O material do eletrodo deve corresponder ao material da peça na qual se está trabalhando.

Os revestimentos de flux são feitos para uso com CA (corrente alternada),

CC(corrente contínua) com polaridade invertida, ou CC com polaridade direta, embora alguns funcionem bem tanto com corrente CA quanto CC.

Eletrodos Mais Comuns

1.E-6011 Penetração Profunda

O arco forte e a rápida solidificação do metal facilitam a solda vertical e a solda aérea com esta vareta.

Nas condições em que o tempo não permitir a remoção de ferrugem, crostas ou tinta, esta vareta penetra rapidamente e com facilidade.

Aceitável para corrente de solda CA ou CC (polaridade invertida).

2.E-6013 Utilização Geral

Vareta de depósito suave, para todas as posições, com pouco salpico.

Para todos os trabalhos em aço doce e de uso geral.

Aceitável para corrente de solda

CA ou CC (polaridade comum ou invertida).

31-Pg