13.SOFT CLIPPING™ (LIMITAÇÃO SUAVE)
Sempre que um amplificador é submetido a um esforço excessivo que ultrapasse a sua potência de saída máxima, podem ser produzidos níveis extremamente elevados de distorção do som especialmente quando este se encontre demasiado alto. Esta situação ocorre porque o circuito de corte ou “hard clipping” (limitação rígida) do amplificador elimina os picos de som para os quais este não foi concebido para reproduzir. O circuito Soft Clipping™ da NAD limita suavemente a saída do sistema por forma a minimizar o nível de distorção audível, sempre que o amplificador é submetido a esforços de potência excessivos.
Se habitualmente escutar a reprodução a níveis de potência moderados poder deixar o interruptor de Soft Clipping™ (Limitação suave) comutado para a posição de desligado (Off). Se existir a possibilidade da reprodução ser efectuada a níveis elevados que possam ultrapassar a capacidade de potência do amplificador, então deverá ligar-se o circuito Soft Clipping (Limitação suave).
O indicador de Soft Clipping™ existente no painel dianteiro iluminar-se-á quando o amplificador estiver comutado para o modo de limitação suave (Soft Clipping).
14. NAD-LINK IN, OUT
(ENTRADA, SAÍDA DA INTERLIGAÇÃO NAD) O terminal NAD-Link é utilizado para transmitir comandos a partir de outras unidades dotadas com terminais NAD-Link. Isto permite o controlo centralizado de todo um sistema, permitindo ainda que algumas das funções básicas de outros componentes NAD (como um sintonizador, um leitor de Discos Compactos ou um gravador de cassetes) também equipados com interligações NAD possam ser controladas a partir do controlo remoto do amplificador. De modo a poder funcionar com outras unidades, ligue o terminal NAD-LINK OUT (saída NAD-LINK) do amplificador C370, ao terminal NAD-LINK IN (entrada NAD-LINK) da outra unidade. Os terminais NAD-Link podem ser facilmente ligados em série, terminal IN (entrada) no terminal OUT (saída), de maneira a que se possa controlar um sistema completo a partir dos dispositivos de controlo remoto de uma unidade.
NOTAS: É aconselhável que não seja efectuada a ligação do NAD- Link no caso de estas unidades terem o seu próprio receptor de comando do controlo remoto incorporado e estiverem localizadas juntas e directamente posicionadas relativamente ao comando do controlo remoto. Caso tenha dúvidas, tente primeiro colocar a unidade em funcionamento sem a interligação NAD; se a unidade responder ao comando do controlo remoto significa que não será necessário efectuar a ligação da interligação NAD.
Nunca efectue uma ligação circular da última unidade à primeira unidade NAD da cadeia de interligações NAD (NAD-Link). Desligue todas as unidades da tomada de alimentação antes de ligar ou desligar a interligação NAD. (NAD-Link)
15. 12V TRIGGER OUT
(SAÍDA DE DISPARO DE 12 V)
Esta saída permite ligar ou desligar, de forma remota, equipamentos auxiliares como, por exemplo, um sintonizador, um amplificador de potência, etc. que também estejam equipados
P com uma entrada de disparo de 12 V. Esta poderá também ser constituída por uma régua de alimentação com saída CA equipada com uma entrada de disparo de 12 V. A saída de disparo de 12 V
éactivada sempre que a unidade é comutada para o modo de funcionamento normal depois de ter estado em Stand-by ou desligada (Off).
Para efectuar a comutação para o modo de Stand-by/Ligado (Power On) de um componente externo através do C370, deverá efectuar a ligação da saída de disparo de 12 V do C370 à ficha de entrada DC do componente remoto. Deverá utilizar uma ficha standard de 3,5 mm Mini-Jack plug (“mono”): A extremidade é a ligação sob tensão ou +, sendo o eixo da ficha de entrada o disparo de 12 V - ou a ligação à terra.
NOTAS: Verifique as especificações do terminal de entrada de disparo existente nos outros componentes de forma a certificar-se de que estes são compatíveis com a saída de disparo de 12 V do C370. Os componentes NAD equipados com entradas de disparo de 12 V são totalmente compatíveis com a saída de disparo de 12 V do C370. A voltagem da saída de disparo de 12 V do C370 é de 12 V DC. A corrente máxima total não poderá ser superior a 200 mA. Normalmente, as entradas de disparo de 12 V da NAD consomem menos de 10 mA de corrente. Antes de efectuar qualquer ligação a qualquer entrada ou saída de disparo de 12 V, certifique-se de que todos os componentes estão desligados da fonte de alimentação principal de AC.
O não cumprimento das indicações acima referidas poderá resultar em danos no C370 ou quaisquer componentes auxiliares que estejam ligados a este. Caso tenha quaisquer dúvidas relativamente às ligações, à instalação e ao funcionamento da saída de disparo de 12 V deverá entrar em contacto com o seu revendedor NAD.
16.SPEAKERS A + SPEAKERS B (ALTIFALANTES A + ALTIFALANTES B)
O NAD C370 está equipado com dois conjuntos de conectores de altifalantes. Utilize os conectores dos Altifalantes A para os altifalantes “principais” e utilize os conectores dos Altifalantes B para um segundo par de altifalantes como, por exemplo, altifalantes de extensão que estejam colocados noutra divisão.
Num a utilização normal ligue o altifalante direito aos terminais assinalados com ‘R+’ e ‘R-’, certificando-se de que o ‘R+’ é ligado ao terminal ‘+’ do seu altifalante e o ‘R-’ é ligado ao terminal ‘-’ do altifalante. Ligue os terminais assinalados com ‘L+’ e ‘L-’ ao altifalante esquerdo da mesma forma.
Quando estiver em modo de ligação em ponte deverá efectuar a ligação do altifalante único aos terminais marcados com as indicações ‘R +’ (Direito +) e ‘L+’ (Esquerdo +), certificando- se de que o ‘L+’ está ligado ao terminal ‘+’ existente no seu altifalante e de que ‘L+’ está ligado ao terminal ‘-’ do altifalante. Queira, por favor, consultar também a secção “Como efectuar a ligação em ponte” apresentada neste capítulo (No. 12).
Utilize sempre cabos de fios entrançados reforçados (bitola 16; espessura igual ou superior a 1,5 mm) ou cabos específicos para altifalantes, para ligar os altifalantes ao seu amplificador NAD C370. Os terminais com travas de ligação de alta corrente podem ser utilizados como terminais de aperto para os cabos cujas extremidades possuam patilhas ou terminais de pinos, ou para cabos com fios a descoberto nas extremidades.
CABOS A DESCOBERTO E TERMINAIS DE PINOS Os cabos a descoberto e os terminais de pinos deverão ser introduzidos no interior dos terminais dos altifalantes. Desaperte o casquilho de plástico dos terminais dos altifalantes até que a abertura do interior roscado fique a descoberto. Introduza a extremidade do pino ou do cabo a descoberto na abertura e fixe- a apertando o casquilho do terminal.