Leitor de Discos Compactos NAD S500i
PORTUGUÊS PORTUGUÊS SVENSKA
NOTAS SOBRE A INSTALAÇÃO
Instale o leitor de Discos Compactos numa superfície nivelada e firme, que não esteja sujeita a vibrações. O funcionamento numa posição inclinada ou sujeito a vibrações fortes poderá levar a que o leitor de CD perca a sequência de algumas faixas. Poderá instalar o leitor de CD sobre outras aparelhagens estereofónicas, desde que tenha as condições necessárias a uma ventilação adequada.
Se instalar o leitor de CD num local próximo de um sintonizador de rádio (AM ou FM), de um videogravador ou de um aparelho de televisão, o funcionamento dos seus circuitos digitais poderá provocar interferências que afectem a recepção de sinais de transmissão fracos. Caso tal aconteça, afaste o leitor de CD dos outros aparelhos ou
REPRODUZIR DISCOS COMPACTOS UMA ABORDAGEM SIMPLES
1.Efectue a ligação de um cabo estéreo das fichas de saída de linha L (esquerda) e R (direita) às entradas de CD correspondentes do seu amplificador.
2.Efectue a ligação do cabo de alimentação de CA amovível ao painel traseiro.
3.Efectue a ligação do cabo de alimentação de CA a uma tomada eléctrica de parede.
4.Pressione o botão POWER para ligar o leitor de CD.
5.Pressione o botão STOP/OPEN (PARAR/ABRIR), para abrir a gaveta do CD.
6.Coloque um CD na reentrância circular do tabuleiro, com o lado da etiqueta virado para cima.
7.Pressione PLAY/PAUSE (REPRODUZIR/PAUSA). A gaveta
8.Poderá pressionar SKIP (SALTAR FAIXA) ou , em qualquer altura, para Seleccionar diferentes faixas do CD.
9.Pressione PLAY/PAUSE caso deseje parar temporariamente a reprodução, enquanto mantém a agulha de leitura na posição em que está nesse momento sobre o CD. (Volte a pressionar PLAY/PAUSE quando desejar que a reprodução comece novamente.) Pressione STOP/OPEN uma vez, caso deseje parar a reprodução e colocar novamente a agulha de leitura no início do CD, pressionando duas vezes para abrir a gaveta.
LIGAÇÕES DO PAINEL TRASEIRO
1. SAÍDA DE LINHA DESEQUILIBRADA
Proceda à ligação de um cabo RCA a partir destas fichas para o seu amplificador. Ligue uma das extremidades de um cabo audio estereofónico às fichas de saída Left (esquerda - superior) e Right (direita - inferior). Ligue a outra extremidade do cabo à entrada de CD do seu amplificador estéreo, ou a quaisquer outras fichas de entrada de “nível de linha” (como, por exemplo, as entradas AUX - auxiliares). NÃO efectue a ligação deste cabo às fichas de entrada PHONO do amplificador.
2. SAÍDA DE LINHA EQUILIBRADA
Ligações para um amplificador ou
A cablagem standard utilizada para estes terminais é: Pino 1: Ligação à terra do chassis (TERRA) Pino 2: “Quente” (+ Saída)
Pino 3: Sinal de Terra (- Saída)
AS VANTAGENS DAS LIGAÇÕES EQUILIBRADAS
Com uma ligação convencional (desequilibrada), a corrente do sinal audio passa do leitor de CD para o amplificador através do condutor central do cabo. Para completar o circuito, a corrente do sinal audio volta para o leitor de CD através do condutor externo do cabo. O condutor externo tem também a função de blindagem do cabo.
Quando se efectua a ligação de dois componentes audio, é possível que a passagem de corrente provoque ruídos e distorção que são transportados pela blindagem dos cabos, provocando também um retorno da corrente audio. A distorção e o ruído daí resultantes podem depender da orientação das fichas de alimentação de CA nas respectivas tomadas. Para combater esta interferência, os fabricantes de cabos audio deixam a blindagem desligada numa das extremidades. Como a blindagem fica ligada à terra apenas numa das extremidades, o desempenho de um cabo deste tipo pode estar dependente da direcção da sua ligação, ou seja, depende de a blindagem estar ligada à terra no leitor de CD ou no amplificador.
Uma ligação equilibrada de três condutores evita todas estas incertezas. As correntes de sinal “sob tensão” e de retorno passam ambas através de condutores internos. A blindagem independente do cabo, que está ligada ao chassis do amplificador em ambas as extremidades, protege o sinal audio de todo o tipo de interferências e do ruído provocado pela corrente de alimentação.
3. SAÍDA DIGITAL (EQUILIBRADA) AES/EBU
Esta saída é uma saída digital standard profissional. O sinal é transmitido através do terminal XLR/Cannon, que tem a identificação AES/EBU DIGITAL OUT (Saída digital AES/EBU), proporcionando a mais avançada transmissão digital de elevada qualidade com os melhores equipamentos conexos.
A saída de dados em série é efectuada após a correcção de erros mas antes da conversão e filtragem de digital para analógico. Esta saída está isolada contra transformação dos circuitos digital para analógico incorporados.
4. SAÍDA DIGITAL OUTPUT
O sinal de reprodução digital está também disponível nesta saída.[BH1] Esta saída pode ser ligada a qualquer processador de sinal digital que esteja em conformidade com a norma Sony/Philips (SPDIF).
Para utilizar a saída digital, proceda à ligação de um cabo a partir desta ficha para a entrada de “CD digital” ou para uma entrada equivalente num processador digital. Para obter resultados mais satisfatórios, o cabo deverá ser um cabo
24