UMA NOTA SOBRE A INSTALAÇÃO
Esta unidade pode ser instalada em qualquer superfície robusta e nivelada. Visto que o respectivo transformador de energia gera um campo de zumbido magnético de força moderada, um gira-dis- cos (especialmente um com cartucho de recolha de bobina móvel) não deve ficar situado perto do amplifi- cador.
O amplificador necessita de ventilação. Não deve obstruir as grelhas de saída de ar nas tampas superi- or e inferior, nem deve colocar o amplificador numa manta ou noutra superfície macia. Não coloque o amplificador num local fechado, como por exemplo dentro de uma estante ou de um armário.
ADVERTÊNCIA SOBRE SEGURANÇA: Certifique-se que os comandos do som na traseira deste amplificador estão regulados para o nível míni- mo (isto é, da DIREITA PARA A ESQUERDA, quan- do a unidade é vista do painel traseiro).
Se este equipamento for usado numa configuraçäo de saída para várias salas, de um produto NAD, cer- tifique-se que antes de ligar o sistema pela primeira vez, que os comandos do som em qualquer amplifi- cador auxiliar ESTÃO REGULADOS PARA O NÍVEL MÍNIMO.
A saída para várias salas não é afectada pelos comandos de som ou tom (agudos, baixos) nos comandos principais do sistema; portanto deve tomar cuidado para evitar que os amplificadores auxiliares sejam activados ao nível máximo de saída.
LIGAÇÕES DO PAINEL TRASEIRO
1. CORDÃO DA LINHA CA
Encaixe o cordão da linha CA numa tomada de parede próxima que forneça a tensão correcta da linha de energia CA, ou numa saída conveniente- mente comutada no seu pré-amplificador.
2. ENTRADAS
O 912 tem entradas e saídas. Antes de fazer lig- ações ao amplificador, certifique-se que a ENERGIA ELÉCTRICA está DESLIGADA.
Ligue o cabo de sinais vindo do pré-amplificador, do descodificador de ambiente ou de outra fonte de sinais para as entradas. Se desejar usar o 912 como um único amplificador de 90 watts em vez de uma unidade estereofónica de 30 W/canal/amps, consulte a secção sobre Formação de Pontes (No. 6).
3. SAÍDAS DA LINHA
Cada entrada tem uma saída de linha correspon- dente que transmitirá o sinal para outra entrada do amplificador ou outro acessó de nível da linha. As saídas de linha são amortecidas, por forma que uma baixa impedância ou um curto-circuito colocados através da mesma não irão afectar o sinal na entra- da. Se o 912 estiver a ser usado para amplificar dois altifalantes remotos, ligue o pré-amplificador do sis-
NAD
12
tema às entradas do 912, depois leve dois cabos das saídas do 912 para as entradas do amplificador estereofónico principal. (Consulte o diagrama No. 1).
4. NÍVEL DE ENTRADA
O amplificador está equipado com comandos sepa- rados do nível de entrada para cada canal. Antes de ligar o 912 pela primeira vez, certifique-se que todos os comandos de nível estão na posição normal de potência mínima. Em certas circunstâncias, outras regulações podem ser úteis para:
(1)Fazer corresponder o nível. Num sistema de som circundante ou do outro multi-amplificador, reduza alguns dos comandos conforme possa ser necessá para equilibrar o sistema com os altifalantes de sensibilidades variáveis.
(2)Gama ampliada de comando do som. Muitos sistemas estereofónicos têm um ganho de tensão eléctrica tão elevado que os altifalantes (ou os seus ouvidos) ficam sobre-excitados em qualquer regu- lação do som superior à posição das 11 ou 12 horas no mostrador de um relógio. Como resultado, fica limitado a usar apenas a metade inferior da gama do comando do som na qual os ajustes não são rig- orosos e onde os erros de equilíbrio de canais ten- dem a ser superiores. Se todos os comandos de nível de entrada forem reduzidos, pode aumentar a regulação do comando do som do seu pré-amplifi- cador, fazendo o uso eficaz da maior parte da gama deste. (Sugestão: ajuste os comandos de nível de entrada por forma que os seus níveis sonoros máxi- mos preferidos geralmente se verifiquem na posição correspondente aproximadamente às 2 ou 3 horas do mostrador do relógio no comando do som).
Como uma vantagem adicional, este método ultra- passa qualquer ruído produzido pelo conjunto de cir- cuitos de alto nível do pré-amplificador (por exemplo, qualquer ruído ou zumbido residual não é transmitido quando a intensidade sonora diminue).
(3)Correcção do equilíbrio. Pequenos erros no equilíbrio de canais podem degradar dramaticamente a aparência de “profundidade” e o “aspecto” da imagem estereofónica. Tais erros de equilíbrio podem ser devidos a diferenças normais na linha de produção na sensibilidade dos altifalantes, diferenças no ambiente acústico à volta dos dois altifalantes, e distâncias ligeiramente diferentes entre a sua cadeira e cada um dos altifalantes. Pode usar os comandos de nível de entrada para corrigir estes erros fixos de equilíbrio, libertando o comando de equilíbrio do seu pré-amplificador para corrigir erros de equilíbrio em gravações.
Mude o pré-amplificador para mono e assente-se na sua posição normal de escuta. Idealmente, a imagem central “fantasma” deve parecer estar a flu- tuar no ar a meio caminho entre o altifalante direito e esquerdo. Se estiver descentrado, mais próximo de um altifalante, diminua a regulação no comando de nível de entrada para esse canal ligeiramente, para poder voltar a centrar a imagem fantasma mono. Depois reponha o pré-amplificador em funcionamen- to estereofónico normal.