Avisos:
Para evitar o risco de choque eléctrico, não exponha este equipamento à chuva ou humidade.
Respeite todos os avisos presentes no próprio equipamento. Para evitar choques eléctricos, não abra a tampa nem retire o painel posterior. Não existem partes substituíveis pelo utilizador no interior, devendo todas as questões relativas a assistência ser apresentadas a um revendedor autorizado B&W.
Para evitar o risco de choque eléctrico, não utilize uma extensão para o cabo de alimentação, a não ser que os pinos da ficha fiquem completamente cobertos.
Assegure-se que a tensão de alimentação especificada para o amplificador é igual à da sua instalação.
O fusível de alimentação está colocado no interior do módulo de amplificação, em caso de defeito, o substituto deve ser do mesmo tipo e calibre do inicialmente fornecido.
Este equipamento não deve ser ligado à terra.
Para assegurar o correcto arrefecimento do amplificador, utilize-o apenas com os rasgos dos dissipadores alinhados verticalmente.
O subwoofer é pesado e corpulento, devendo por isso ser levantado ou deslocado pelo menos por duas pessoas.
Verifique se não existem cabos sob a carpete que possam ser danificados pelos espigões.
Não desloque o equipamento sobre os espigões, pois isso pode fazer com que se soltem do equipamento e causar danos.
Tenha cuidado com os seus próprios pés, os espigões são perigosos.
Introdução
Gratos pela sua aquisição do subwoofer activo B&W ASW™2000.
Desde a sua fundação em 1966, que a filosofia de base da B&W tem sido a procura da reprodução sonora perfeita. Inspirados pelo fundador da companhia, o já falecido John Bowers, esta busca significou não só um elevado investimento em tecnologia e inovação de áudio mas também uma permanente avaliação em termos musicais para assegurar que a tecnologia é aproveitada ao máximo.
O ASW™2000 foi projectado para utilização em instalações de auditório doméstico e para aumentar o desempenho de baixos de colunas de “banda larga” em estereofonia. Adicionando o subwoofer ao seu sistema não só aumenta
a extensão dos baixos, como melhora a transparência da gama média ao reduzir as exigências de baixos das suas colunas.
O subwoofer é blindado em termos magnéticos para poder ser utilizado junto ao ecrã do televisor.
Por favor, leia a totalidade deste manual antes de utilizar o subwoofer. Todas as instalações sonoras necessitam de algum planeamento
e ensaio quando se pretende obter o melhor desempenho dos equipamentos utilizados. Este manual poderá guiá-lo através deste processo.
Uma vez que o subwoofer é ligado à rede
de alimentação, serà da maior importância que se familiarize com as instruções de segurança e siga todos os avisos.
Mantenha este manual em lugar seguro para futuras consultas.
Os equipamentos B&W Loudspeakers são distribuídos em mais de 50 países de todo o mundo e mantemos uma rede internacional de dedicados distribuidores cuidadosamente escolhidos. Se deparar com qualquer problema que o seu revendedor não esteja em condições de resolver, os nossos distribuidores estão à sua disposição.
Desembalagem (figura 1)
A forma mais fácil para desembalar o subwoofer é a seguinte:
Abra completamente as tampas e coloque a caixa em posição invertida
Levante a caixa deixando o equipamento no chão
Recomendamos que guarde a embalagem para futura utilização.
Para além deste manual, a caixa deve conter:
•1 Subwoofer
•1 Pacote de acessórios contendo:
•4 Espigões com porcas de ajuste
•4 Pés auto-adesivos de borracha.
Visita ao subwoofer (figura 2)
1Dissipador
2Tomadas de nÍvel de linha
3Tomadas de nÍvel de coluna
4Controlo de frequência do filtra passa-baixo
5Controlo de volume
6Comutador de fase
7Interruptor ligar/auto/desligar
8Cabo de alimentação
9Etiqueta de tensão de funcionamento
10Suporte de fusível
11Indicador de Funcionamento/Repouso
12Alojamento do transformador toroidal de alimentação
Colocação do subwoofer
Uma vez que o subwoofer reproduz apenas sons de frequência muito baixa, a colocação da unidade é menos exigente, em certos aspectos, do que a das colunas convencionais. A informação mais direccional é muito menos precisa existindo uma maior gama de escolha na colocação do equipamento para obter um bom efeito. Dito isto, os melhores resultados são obtidos quando o subwoofer é colocado entre as colunas ou próximo de uma delas. Se utilizar dois subwoofers, o melhor será colocar um junto de cada uma das colunas frontais.
A colocação do subwoofer atrás do ouvinte, mesmo em sistemas de som envolvente, oferece geralmente uma imagem sonora de menor qualidade; mas pode constituir um compromisso aceitável em casos de incompatibilidade com a decoração doméstica.
Como em todas as colunas, a proximidade das paredes afecta o desempenho sonoro. Os baixos são geralmente reforçados pela proximidade de superfícies. No entanto, ao contrário das colunas para toda a gama, poderá sempre ajustar o equilíbrio geral do sistema através do controlo de volume do subwoofer. Quanto mais ganho obtiver da própria sala, menos potência a coluna terá de fornecer; mas existe um contra. A colocação junto ao canto excita por vezes as ressonâncias de baixa frequência da sala, tornando os baixos menos homogéneos. Não existe qualquer forma de substituir os ensaios, uma vez que todas as salas se comportam de forma diferente, por isso deverá ensaiar várias soluções de colocação antes de tomar a decisão final. Uma peça musical com uma linha de baixos subindo ou descendo a escala musical, será útil para determinar o equilíbrio da resposta de baixos. Esteja atento à existência de notas demasiado fortes ou fracas. Com um subwoofer independente poderá optimizar a interacção com as ressonâncias da sala independentemente da colocação das colunas satélite para uma melhor imagem sonora.
Se pretender utilizar o subwoofer num espaço exíguo, como é o caso de mobiliário feito por medida, assegure-se que existe suficiente ventilação para o amplificador integrado
no equipamento. Se não estiver certo se o espaço para ventilação é adequado, consulte o seu revendedor.