DVD

Um disco que contém um máximo de 8 horas de filme, embora o seu diâmetro seja igual ao de um CD.

A capacidade de dados de um DVD de camada única e lado único, a 4,7 GB (Gigabytes), é 7 vezes superior à de um CD. Além disso, a capacidade de dados de um DVD de dupla camada e lado único é de 8,5 GB, de um DVD de camada única e dois lados é de 9,4 GB e de um DVD de dupla camada e dois lados é de 17 GB.

Os dados de imagem utilizam o formato MPEG 2, uma norma universal da tecnologia de compressão digital. Os dados de imagem são comprimidos para cerca de 1/40 do seu tamanho original. O DVD também utiliza uma tecnologia de codificação de coeficiente variável que processa os dados a atribuir de acordo com o estado da imagem.

Os dados de áudio são gravados em Dolby Digital e em PCM, o que permite desfrutar de um som mais realista.

Além disso, o DVD tem também várias funções avançadas como, por exemplo, as funções multi- ângulos, multi-idioma e Restrição de reprodução.

DVD+RW

Um DVD+RW (mais RW) é um disco gravável e regravável. Os DVD+RWs utilizam um formato de gravação comparável ao do formato

DVD VIDEO.

DVD-RW

Um DVD-RW é um disco gravável e regravável com o mesmo tamanho de um DVD VIDEO. O DVD-RW tem dois modos diferentes: modo VR

emodo vídeo. Os DVD-RWs criados no modo vídeo possuem o mesmo formato que um DVD VIDEO, enquanto que os discos criados com o modo VR (gravação de vídeo) permitem a programação ou edição do conteúdo.

Faixa

Secção de uma imagem ou de um trecho musical de um VIDEO CD, CD, Super Audio CD ou MP3. Um álbum é composto por várias faixas (apenas MP3).

Ficheiro

Uma imagem JPEG gravada ou um vídeo DivX num DATA CD/DATA DVD. (“Ficheiro” é uma definição exclusiva deste sistema.) Um ficheiro único é composto por uma única imagem ou filme.

Formato interlace (Varrimento interlace)

O formato interlace é o método standard NTSC utilizado para visualizar imagens de televisor a 30 fotogramas por segundo. Cada fotograma é varrido duas vezes - alternadamente entre as linhas pares e as linhas ímpares, a 60 vezes por segundo.

Formato progressivo (varrimento sequencial)

Em contraste com o formato interlace, o formato progressivo pode reproduzir 50 - 60 fotogramas por segundo, reproduzindo todas as linhas varridas (525 linhas para o sistema NTSC, 625 linhas para o sistema PAL). A qualidade global da imagem melhora e as imagens fixas, o texto e as linhas horizontais aparecem com mais nitidez. Este formato é compatível com o formato progressivo 525 ou 625.

Função multi-ângulos

Em alguns DVDs é possível gravar vários ângulos de uma cena ou pontos de vista da câmara de vídeo.

Função multi-idioma

Em alguns DVDs é possível gravar vários idiomas para o som ou legendas numa imagem.

HDMI (high-definition multimedia interface)

HDMI é uma interface que suporta vídeo e áudio numa única ligação digital, permitindo-lhe desfrutar de imagem e som de alta qualidade digital. A especificação HDMI suporta HDCP (high-bandwidth digital contents protection), uma tecnologia de protecção contra cópia que incorpora tecnologia de codificação para sinais de vídeo digital.

PCM (Pulse Code Modulation)

Um método de conversão de áudio analógico para áudio digital. Utilizado para o formato áudio de CD (Compact Disc).

continua

adicionais Informações

99PT