1800119351 GV7080 E0 GTK _110X154 13/07/10 09:39 PAGE29

RECOMENDAÇÕESIMPORTANTES

Instruções de segurança

Leia atentamente o manual de instruções antes da primeira utilização do aparelho: uma utilização não conformeaomanualdeinstruçõesisentaofabricantedequalquerresponsabilidadeeanulaagarantia.

Para a sua segurança, este aparelho está em conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis (DirectivassobreBaixaTensão,CompatibilidadeElectromagnética,MeioAmbiente…).

O seu gerador de vapor é um aparelho eléctrico: deve ser utilizado em condições normais de utilização. Foi concebidoapenasparaumautilizaçãodoméstica.

Estáequipadocom2sistemasdesegurança:

-uma válvula que evita qualquer tipo de sobrepressão e que no caso de avaria do aparelho, liberta o excesso devapor,

-umfusíveltérmicoparaevitarqualquertipodesobreaquecimento.

Liguesempreoseugeradordevapor:

-aumainstalaçãoeléctricacomumatensãoentre220e240V,

-aumatomadaeléctricadetipo“terra”.

Qualquererrodeligaçãopodecausardanosirreversíveiseanulaagarantia.

Seutilizarumaextensão,verifiqueseatomadaédetipobipolarI0Acomcondutordeterra.

Desenroletotalmenteocaboeléctricoantesdeoligaraumatomadaeléctricadetipoterra.

Seo cabo dealimentação eléctricaou o cabo devaporseencontrarem dealgumaformadanificados, devem ser imperativamente substituído num Serviço de Assistência Técnica Autorizado por forma a evitar qualquer situaçãodeperigoparaoutilizador.

Nãodesligueoaparelhopuxandopelocabo.

Desliguesempreoaparelho:

-antesdeencheroreservatóriooudeenxaguaracaldeira,

-antesdeprocederàsualimpeza,

-apóscadautilização.

O aparelho deve ser utilizado e colocado sobre uma superfície estável e resistente ao calor. Quando colocar o ferronabasederepousodoferro,certifique-sequeessasuperfícieéestável.

Esteaparelhonãofoiconcebidoparaserutilizadoporindivíduos(incluindocrianças)cujascapacidadesfísicas, sensoriaisoumentaisestãodiminuídas,ouporindivíduossemexperiênciaouconhecimentos,exceptonocaso depoderembeneficiar,pelointermédiodapessoaresponsávelpelasuasegurança,devigilânciaouinstruções préviasreferentesàutilizaçãodoaparelho.

Este aparelho não foi concebido para ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) cujas capacidades físicas, sensoriaisoumentaisseencontramreduzidas,ouporpessoascomfaltadeexperiênciaouconhecimento,anão ser que tenham sido devidamente acompanhadas e instruídas sobre a correcta utilização do aparelho, pela pessoaresponsávelpelasuasegurança.

Éimportantevigiarascriançasporformaagarantirqueasmesmasnãobrinquemcomoaparelho.

Nuncadeixeoaparelhosemvigilância:

-quandoligadoàalimentaçãoeléctrica,

-enquantonãoarrefecer,ouseja,cercade1hora.

Abasedoferroeabasederepousodoferropodematingirtemperaturasmuitoaltaseprovocarqueimaduras: nãotoquenestaspartes.

Nuncatoquecomoscaboseléctricosnabasedoferrodeengomar.

O seu aparelho liberta vapor que pode provocar queimaduras. Manuseie o ferro com cuidado, especialmente quandoengomarnavertical.Nuncalanceovapornadirecçãodepessoasouanimais.

Antesdeesvaziaracaldeira,aguardesempreatéogeradordevaporestarfrioedesligadohámaisde2horas paradesapertaratampadeesvaziamento.

Aquandodoenxaguamentodacaldeira,nuncaaenchadirectamentenatorneira.

Se perder ou danificar a tampa de esvaziamento, providencie a sua substituição junto de um Serviço de AssistênciaTécnicaAutorizado.

Nuncamergulheogeradordevaporemáguaouqualqueroutrolíquido.Nuncaapassesobaáguadatorneira.

Oaparelhonãodeveserutilizadosecairaochão,apresentardanosvisíveis,fugasouseapresentaranomalias de funcionamento. Nunca desmonte o aparelho pelos seus próprios meios: este deve ser inspeccionado num ServiçodeAssistênciaTécnicaAutorizadoporformaaevitarqualquersituaçãodeperigoparaoutilizador.

29