Áudio Estéreo (com ligações de Nível de Linha)
(figura 1)
Este é o melhor método, e é adequado para utilizar quando possui um amplificador e pré- amplificador separados, ou uma ligação externa entre o amplificador e o pré num amplificador integrado.
Ligue as tomadas de saída, esquerda e direita, do pré-amplificador às tomadas LINE IN, esquerda e direita, da ASW™500 e as tomadas LINE OUT do mesmo canal da ASW™500 às tomadas de entrada de nível de linha do amplificador de potência (figura 1).
Em ambos os casos, as colunas satélite são ligadas normalmente à saída do amplificador de potência. No entanto, os baixos profundos foram agora retirados ao sinal de entrada.
Áudio Estéreo (com sinais de Nível de Coluna)
(figura 2)
Use este método quando possuir um amplificador integrado sem acesso ao sinal de nível de linha.
Ligue as saídas de nível de coluna do amplificador de potência aos terminais do canal respectivo do ASW™500 com a indicação “INPUT FROM AMPLIFIER”, tendo o cuidado de ligar o positivo com o positivo e o negativo com o negativo (figura 2). Ligue as colunas satélite aos terminais do canal respectivo do ASW™500 com a indicação “OUTPUT TO SPEAKERS”.
Com este método de ligação, o altifalante do ASW™500 continua a ser alimentado pelo seu próprio amplificador interno e os baixos profundos foram retirados ao sinal que alimenta as colunas satélites.
Home Theatre
(figuras 3,4 e 5)
Se o seu descodificador possui uma saída independente para subwoofer, ligue-o apenas a um canal do ASW™500 (esquerdo ou direito)através da tomada “LINE IN” (para nível de linha) ou dos terminais “FROM AMPLIFIER” (para nível de coluna), e alimente as colunas esquerda e direita directamente a partir do descodificador da forma normal (não através do ASW™500), utilizando, se necessário um amplificador independente (figura 3).
Utilização de mais do que um ASW™500
Pode
•Utilização em espaços mais alargados.
•Possibilidade de uma maior saída de som – muitas vezes útil para a correcta reprodução de efeitos especiais em aplicações Home Theatre.
Se utilizar as ligações de nível de linha, ligue o primeiro ASW™500 da forma anteriormente descrita e em seguida ligue a(s) sua(s) tomada(s) LINK OUT à(s) tomada(s) LINE IN do segundo ASW™500. Continue este processo para os equipamentos seguintes.
Se utilizar as ligações de nível de coluna, ligue o primeiro ASW™500 da forma anteriormente descrita e ligue os terminais FROM AMPLIFIER do segundo ASW™500 aos terminais correspondentes de saída do amplificador de potência ou aos terminais FROM AMPLIFIER do primeiro ASW™500 conforme for mais conveniente.
Verificação das ligações
Antes de avaliar a qualidade de som do seu novo sistema e de efectuar os ajustes finais respectivos, verifique novamente as ligações.
•Ligações em fase – Não devem existir ligações entre positivo e negativo (isto
•Sem trocas entre canais – Isto pode resultar, por exemplo, na sensação de ter a orquestra disposta de forma invertida, ou ainda pior, que os efeitos no seu sistema doméstico se desloquem em direcção oposta à acção no ecrã.
•Ligue o cabo de alimentação do ASW™500 à tomada de alimentação – recomendamos a ligação do ASW™500 antes de colocar sinais em qualquer amplificador de potência. Dentro da mesma filosofia, desligue o ASW™500 em último lugar.
Se em qualquer altura efectuar alterações no sistema de amplificação, como mudar as interligações de nível de coluna para nível de linha, verifique novamente a fase das ligações.
Ajuste o nível de saída do ASW™500 em relação aos satélites de acordo com o seu gosto. Utilize uma larga variedade de fontes de som para obter um ajuste médio. Um ajuste que soe de forma impressionante com uma fonte pode ficar com um nível demasiado elevado com uma outra.
Se deparar com problemas ligados a falta de linearidade de baixos, vale a pena ensaiar várias colocações da ASW™500. Aquilo que pode parecer um deslocamento insignificante da coluna – cerca de 15 cm – pode
Se alterar a posição da ASW™500 de forma apreciável, deverá verificar o ajuste de nível do amplificador interno, mas apenas depois de reajustar correctamente a fase do sistema.
Cuidados com a sua ASW™500
Esta caixa apenas necessita normalmente de limpeza do pó. Se pretender utilizar um produto de limpeza em aerossol, retire em primeiro lugar
agrelha
Evite tocar nos altifalantes pois isso pode
Não use o ASW™500 como mesa. Quando estiver a ser utilizada, os objectos colocados sobre a ASW™500 tendem a fazer ruído.
Deve evitar principalmente o risco de derrame de líquidos sobre a coluna (por exemplo de bebidas ou vasos de flores).
Se o sistema não for utilizado por longos períodos desligue a ASW™500 da alimentação.
Se o seu descodificador não possui uma saída própria para subwoofer, ligue o ASW™500 às saídas frontais esquerda e direita do descodificador e as colunas frontais esquerda e direita através do ASW™500, utilizando as tomadas LINE IN/LINE OUT com amplificadores separados (figura 4) ou os terminais FROM AMPLIFIER/OUTPUT TO SPEAKERS (figura 5) da forma atrás descrita.
Ajuste finais do sistema
Coloque o sistema na posição de funcionamento pretendida e efectue a reprodução de alguma música com forte conteúdo de baixos. Efectue uma audição com o comutador de fase em ambas as posições. A posição correcta é a que possibilitar um melhor desempenho na reprodução de baixos. Quando utilizar mais de um ASW™500,
10