Consultar também os desenhos nas primeiras páginas com as referências alfabéticas indicadas no texto explicativo.
Ater-se especificamente às instruções indicadas neste manual. Declina-se qualquer responsabilidade por eventuais inconvenientes, danos ou incêndios provocados ao aparelho, derivantes da inobservância das instruções indicadas neste manual.
Descrição do exaustor – Fig. 1
1Painel de controlo
2 Filtro antigordura
3 Puxador para libertar o filtro antigordura
4 Lâmpada de halogéneos (em alternativa porta lâmpadas com lâmpadas incandescentes ou PL – ver, também a etiqueta de características posta no interior da coifa e
visível após ter tirado o filtro anti gorduras).
5Protecção contra os vapores
6 Guias do anteparo vapores.
7 Saída ar.
8 Carenagem (fornecida em duas medidas).
9 Pontos de fixação ao pênsil.
10 Portinhola para inspecção do conjunto de aspiração
(ACESSO PERMITIDO APENAS A UM TÉCNICO QUALIFICADO)
Instalação - Fig. 5-6
A coifa deve ficar a uma distância mínima do plano de cozimento de 43 cm, no caso de cozinhas elétricas e de 65 cm, no caso de cozinhas a gás ou mistas.
O exaustor é fornecido com uma saída de ar superior B para a descarga da fumaça ao exterior (Versão aspirante- tubo de descarga e braçadeiras de fixação não fornecidos).
Caso não seja possível descarregar os fumos e vapores do cozimento para o exterior, se pode utilizar a coifa em versão filtrante montando um filtro de carvão activado e o deflector F no anel de conexão posto no furo de saída B (Fig. 3), os fumos e vapores são reciclados através do deflector.
Os modelos sem motor de aspiração funcionam exclusivamente na versão aspirante e devem ser ligados a uma unidade periférica de aspiração (não fornecida).
Informações preliminares para a instalação do exaustor:
Desligar a coifa agindo no quadro geral doméstico nas fases da conexão eléctrica.
A coifa é projectada para ser instalada no interior de um pênsil, aderente à parede.
Aconselha-se instalar a coifa somente no interior de pênseis de dimensões adequadas.
Para tanto, consultar a figura 2 onde se encontram as informações úteis para uma instalação segura e para eventuais aberturas a serem executadas no fundo do pênsil, para a passagem do corpo da coifa e no tecto do pênsil para a descarga do ar, do cabo de conexão eléctrica e para permitir o acesso à placa electrónica que controla o funcionamento da coifa (ACESSO PERMITIDO SOMENTE
AUM TÉCNICO QUALIFICADO). Atenção!
Como parte da dotação da coifa, encontram-se disponíveis 4 distanciadores laterais (2 para o lado direito e 2 para o lado esquerdo), tais distanciadores servem quando a largura do vão de alojamento do corpo do motor da coifa for 6 mm maior. Nesse caso os distanciadores devem ser montados externamente no corpo em correspondência dos furos de passagem dos parafusos de fixação ao pênsil (Fig. 2-A).
1 . Medir a profundidade do pênsil (considerar também a portinhola) pois, até uma profundidade de 315mm dever- se-á montar a carenagem de 37mm, para medidas maiores de 315mm dever-se-á montar a carenagem de 75mm. A carenagem C deverá ser fixada aos elementos de suporte do corpo com 4 parafusos (fig.3).
2 . Fixar a junção de saída do ar B sobre o corpo (fig.3). Somente para Versão Filtrante:
Aplicar o deflector F na junção de saída.
Fixar o chassis de suporte do filtro no interior da coifa, primeiramente no alto nos anéis R existentes no corpo, em seguida em baixo com dois parafusos S (fig. 3).
3 . Aplicar o gabarito em dotação antes à direita e depois
à esquerda (fig. 4.1) ou, se fornecido, aplicar o gabarito especial na parede (fig. 4.2 - somente no caso de modelos também concebidos para fixação em parede) e furar como indicado (no gabarito para fixação ao pênsil são indicados 3 furos cegos, 2 de Ø 2 mm e 1 de Ø 5 mm, enquanto no gabarito para fixação em parede são indicados 2 furos de Ø 8 mm).
ATENÇÃO! GABARITO E FIXAÇÃO AO PÊNSIL
A borda inferior e posterior do gabarito deve corresponder com a borda inferior e posterior do pênsil.
ATENÇÃO! GABARITO E FIXAÇÃO EM PAREDE
A borda inferior do gabarito deve corresponder à borda inferior da coifa.
Somente para Modelos com ganchos de fixação em parede:
Executar os furos e fixar dois ganchos com parafusos e buchas (J – Fig. 4.2).
Instalar os dois elementos de suporte Y em dotação, cada um deles com dois parafusos e arruelas, no lado superior da coifa (Fig. 4.2).
4.Inserir a carcaça da coifa no interior do pênsil (Fig. 5), esta pode ficar temporariamente em posição:
a. em caso de fixação ao pênsil, por meio das molas laterais D a ser encaixadas nos furos cegos Ø 5 mm (para tanto pressionar as molas laterais para dentro da carcaça da coifa utilizando uma chave de fenda como alavanca).
b. em caso de fixação em parede, por meio dos ganchos e os elementos de suporte (os elementos de suporte são dotados de parafusos de regulação do posicionamento).
ATENÇÃO!
Controlar que o cabo eléctrico e a saída dos fumos sejam acessíveis para facilitar as conexões sucessivas (e para as intervenções de assistência técnica e manutenção).
5 . Controlar que as guias G (Fig. 7) estejam perfeitamente paralelas com relação à borda inferior do pênsil, em seguida, SOMENTE em caso de fixação ao pênsil, fixar definitivamente a carcaça da coifa às laterais do pênsil com 4 parafusos (E – Fig. 6 – dois por lado), os parafusos
devem ser inseridos, pelo lado interno da carcaça
da coifa, no pênsil em correspondência dos 4 furos cegos de Ø 2 mm anteriormente executados (ver operação 3).
6 . Inserir a gaveta nas guias G dos elementos de suporte e, em seguida, fazer as conexões eléctricas da gaveta ao corpo (fig. 7).