Kensington 150 manual Evitar o sobreaquecimento, Desligar automático por sobreaquecimento

Models: 150

1 36
Download 36 pages 12.52 Kb
Page 34
Image 34

Aviso! Alguns produtos de CA não são compatíveis com o inversor!

Circuito de CA carregado no qual o condutor neutro está ligado à massa (terra) ou ao negativo da fonte de CC (bateria).

Veículo de recreio ou fios de distribuição de CA doméstica e cabos de extensão.

Pequenos produtos que funcionem com baterias como lanternas recarregáveis, algumas máquinas de barbear recarregáveis e luzes de presença que são directamente ligados a um receptáculo de CA para recarregar.

Alguns carregadores de baterias recarregáveis utilizadas em ferramentas eléctricas portáteis. Estes carregadores têm etiquetas de aviso onde indicam a existência de tensões perigosas nos terminais dos carregadores de baterias.

O inversor não funciona com aplicações e equipamento que produza calor, como fornos microondas, torradeiras, chaleiras eléctricas, secadores/ferros de frisar e aquecedores eléctricos. Não utilize o inversor com estes produtos.

Não se recomenda a utilização do inversor com cargas por indução como: bombas, compressores ou lâmpadas fluorescentes.

Utilizar o Inversor

A Kensington recomenda que DESLIGUE o inversor após a utilização e que o desligue do isqueiro de automóvel/da fonte de alimentação do veículo.

Para ligar o inversor a um isqueiro de automóvel ou a outra fonte de alimentação do veículo

1.Ligue o inversor à fonte de alimentação ao introduzir a ficha do isqueiro de automóvel firmemente no isqueiro de automóvel/na fonte de alimentação do veículo ou outra fonte de alimentação de CC.

Aviso! Tenha cuidado ao retirar a ficha do isqueiro de automóvel da respectiva tomada.

O isqueiro de automóvel pode estar quente e queimá-lo ou pegar fogo a materiais inflamáveis. Deixe que o isqueiro arrefeça completamente antes de o guardar num lugar seguro.

2.Certifique-se de que o dispositivo electrónico portátil que pretende ligar ao inversor não fornece mais do que 120 watts de alimentação de CA contínua. Verifique a etiqueta de produto do seu dispositivo electrónico para ver os requisitos de tensão (Volts) e de corrente (Amps) do dispositivo que pretende ligar ao inversor. Multiplique estes dois números um pelo outro Volts x Amps = requisitos de alimentação do dispositivo medidos em Watts (W). Se o número exceder os 120 Watts, o inversor não pode ser ligado a este dispositivo!

3.Ligue o dispositivo electrónico portátil que pretende ligar ao receptáculo de CA do inversor e LIGUE o dispositivo.

4.Certifique-se de que o interruptor ON/OFF na parte lateral do inversor está na posição ON. O indicador LED do inversor acende-se quando o inversor estiver correctamente ligado à fonte de CC.

Para ligar o inversor a uma porta EmPower a bordo de um avião

1.Coloque o isqueiro de automóvel/adaptador de alimentação do veículo na ponta do cabo de alimentação do inversor. Empurre para baixo o separador e tire a ficha do isqueiro do conector de bordo. A parte restante na ponta do cabo de alimentação do inversor é ligada na porta Empower.

2.Procure a tomada do conector de bordo mais próxima do seu lugar e ligue firmemente o conector de bordo na tomada. Quando precisar de utilizar o inversor num veículo, volte a ligar a ficha do isqueiro com o conector de bordo novamente.

3.Certifique-se de que o interruptor ON/OFF na parte lateral do inversor está na posição ON. O indicador LED do inversor acende- se quando o inversor estiver correctamente ligado à fonte de CC.

Nota: Só estão disponíveis 75W de corrente contínua na porta Empower. Isto é para a sua segurança e de outros passageiros. Se o dispositivo precisar de uma alimentação superior a 75W, pode não funcionar a bordo de um avião. Alguns computadores portáteis que precisem de mais de 75W podem funcionar ainda assim, mas tem de alternar entre "a carregar" e "bateria", o que provoca uma diminuição no desempenho.

Evitar o sobreaquecimento

1.O inversor precisa de ter a melhor circulação de ar possível durante o funcionamento. Tenha em atenção que o ar circula para as ventoinhas de trás (entrada de ar), que se encontram perto do cabo de alimentação do inversor e sai pelas ventoinhas na parte superior do inversor, junto do receptáculo de CA. Não restrinja a circulação do ar para o inversor não sobreaquecer.

2.Não utilize o inversor perto de uma fonte de calor, de ventilação quente ou sob a luz solar directa.

3.A temperatura ambiente deve situar-se entre -5 e 50° C—as temperaturas para um funcionamento óptimo devem situar-se entre 15 e 25° C.

Desligar automático por sobreaquecimento

Se a temperatura interna do inversor exceder os 60° C, o inversor desliga-se automaticamente. Para voltar a utilizar o inversor depois de se ter desligado, retire o adaptador da ficha do isqueiro da fonte de alimentação de CC e espere, pelo menos 15 minutos, antes de voltar a introduzir o adaptador da ficha do isqueiro.

PORTUGUÊS

Iniciar e manter ligado o motor do veículo

Pode utilizar o inversor com ou sem o motor do veículo ligado. No entanto, o inversor pode deixar de funcionar temporariamente enquanto liga o motor do veículo, pois a tensão da bateria pode descer substancialmente enquanto roda a chave na ignição.

O inversor utiliza menos de 0,2 Amps da bateria do veículo quando não está a fornecer alimentação a uma carga. Deste modo, na maior parte dos casos, o inversor pode ficar ligado à fonte de alimentação de CC do veículo quando não estiver a ser utilizado, já que utiliza tão pouca corrente. No entanto, se o veículo não vai ser utilizado por mais de um dia, desligue o inversor da fonte de alimentação de CC do veículo. A Kensington recomenda que DESLIGUE o inversor quando não está a ser utilizado, com o interruptor que se encontra na parte lateral do mesmo. O indicador LED que se encontra na parte superior do inversor não se acende mais, se o inversor tiver sido bem DESLIGADO.

Dependendo de variáveis como a condição da bateria, o dispositivo utilizado ou até mesmo as condições atmosféricas, a bateria de um automóvel pode ficar descarregada após 2 a 8 horas de utilização. Os utilizadores devem monitorizar a tensão ou ligar o veículo de hora a hora, para recarregar a bateria do mesmo. Isto vai evitar um desligar automático inesperado do equipamento e vai garantir que existe energia suficiente para ligar o veículo.

Com o motor ligado, a bateria do veículo tem mais capacidade disponível e a uma tensão mais elevada. Se o inversor se desligar devido a uma carga excessiva com o motor desligado, manter o motor do veículo ligado pode solucionar o problema.

Aviso! Não ligue o motor do veículo numa garagem ou em qualquer outra área fechada!

Se tiver o motor do veículo ligado enquanto põe a funcionar o dispositivo electrónico portátil que ligou no inversor, ou para recarregar a bateria do veículo, faça-o só numa área bem ventilada e longe de outras áreas fechadas. Os veículos automóveis e de recreio emitem dióxido de carbono que pode causar ferimentos graves ou mesmo a morte, se o veículo estiver ligado num garagem ou noutra área fechada, ou perto de outras áreas fechadas.

Funcionamento das funcionalidades de desligar automático de segurança do inversor

Sobre-tensão—O indicador LED acende-se a VERMELHO e desliga-se automaticamente quando a tensão de entrada do veículo ou da bateria exceder os 16V CC. Retire e volte a introduzir o adaptador de ficha do isqueiro para reiniciar o inversor.

Subtensão—O indicador LED acende-se a VERMELHO quando a tensão de entrada do veículo ou da bateria for inferior a 11V CC. Reinicie o motor do veículo para recarregar a bateria.

Sobrecarga—O indicador LED do inversor acende-se a VERMELHO e desliga-se automaticamente quando a CA utilizada excede os 150 Watts. Retire e volte a introduzir o adaptador de ficha do isqueiro para reiniciar o inversor.

Sobreaquecimento—O indicador LED acende-se a VERMELHO e desliga-se automaticamente quando a temperatura interna excede os 60° C. Retire o adaptador da ficha do isqueiro da fonte de alimentação de CC e espere, pelo menos 15 minutos, antes de voltar a introduzir o adaptador da ficha do isqueiro.

Aviso! Não toque na ponta do adaptador da ficha do isqueiro do inversor, após a utilização. A ficha pode estar quente e queimá-lo ou pegar fogo a materiais inflamáveis. Deixe que o adaptador da ficha do isqueiro do inversor arrefeça completamente antes de o guardar num lugar seguro.

Requisitos da fonte de alimentação de CC

O inversor só deve ser ligado a veículos com fonte de alimentação de CC classificada com tensão de saída nominal de 12 Volts. O inversor não funciona a partir de uma bateria com 6 Volts e ficará danificado se for ligado a uma bateria de 24 Volts. A fonte de alimentação deve ter entre 11 a 15,5 Volts de CC. A fonte de alimentação pode ser uma bateria ou outra fonte de alimentação de 12 Volts de CC bem regulados. Verifique o manual de utilizador do veículo.

A fonte de alimentação também deve fornecer a corrente necessária para funcionar com a carga criada pelo dispositivo electrónico portátil que pretende ligar. Como linha de orientação, divida o consumo de energia do dispositivo (em Watts) por 12 (a tensão de entrada nominal) para obter a corrente (em Amps) que a fonte de alimentação tem de fornecer. Exemplo: Se um dispositivo for classificado até 120 Watts, a fonte de alimentação tem de ter capacidade para fornecer: (120/12) = 10 Amps. A maior parte das tomadas de isqueiro de automóvel de 12 Volts tem fusíveis que permitem à tomada utilizar entre 15 e 20 Amps.

Linhas de orientação da utilização da alimentação de CA

A maior parte das ferramentas eléctricas, aplicações e equipamento áudio/vídeo tem etiquetas que indicam o consumo de energia em Amps ou Watts. Certifique-se de que o consumo de energia contínua do dispositivo que pretende ligar é classificado até 120 Watts ou menos. Se o consumo de energia do dispositivo for classificado em Amps, basta multiplicar os volts de CA (115) para determinar a potência em watts. Por exemplo, uma simulação de energia classificada a 1 Amp vai utilizar 115 Watts. Não utilize o inversor com um dispositivo que exija mais do que 120 Watts de corrente contínua.

Resolução de problemas

Som de "buzz" nos sistemas de áudio—Alguns sistemas de áudio e "Caixas Boom" podem emitir um som de buzz nos seus

altifalantes, quando ligados ao inversor. Isto acontece porque a fonte de alimentação no dispositivo electrónico não filtra de modo

S

adequado a onda sinusoidal produzida pelo inversor. A única solução para este problema é a utilização de um sistema de som que

Ê

incorpore uma fonte de alimentação com qualidade mais elevada.

GU

 

PORTU

66

67

Page 34
Image 34
Kensington 150 manual Evitar o sobreaquecimento, Desligar automático por sobreaquecimento, Resolução de problemas