AS VANTAGENS DAS LIGAÇÕES
EQUILIBRADAS
Com uma ligação convencional (desequilibrada), a corrente do sinal áudio passa do leitor de CD para o amplificador através do condutor central do cabo. Para completar o circuito, a corrente do sinal áudio volta para a terra do leitor de CD através do condutor externo do cabo. O condutor externo tem também a função de blindagem do cabo.
Quando se efectua a ligação de dois componentes áudio, é possível que a passagem de corrente provoque ruídos e distorção que são transportados pela blindagem dos cabos, provocando também um retorno da corrente áudio. A distorção e o ruído daí resultantes podem depender da orientação das fichas de alimentação de CA nas respectivas tomadas. Para combater esta interferência, os fabricantes de cabos áudio deixam a blindagem desligada numa das extremidades. Como a blindagem fica ligada à terra apenas numa das extremidades, o desempenho de um cabo deste tipo pode estar dependente da direcção da sua ligação, ou seja, de a blindagem estar ligada à terra no leitor de CD ou no amplificador.
Uma ligação equilibrada de três condutores evita todas estas incertezas. As correntes de sinal “sob tensão” e de retorno passam ambas através de condutores internos. A blindagem independente do cabo, que está ligada ao chassis do amplificador em ambas as extremidades, protege o sinal áudio de todo o tipo de interferências e do ruído provocado pela corrente de alimentação.
3. VIDEO INPUT (ENTRADA DE VÍDEO)
Entrada para o sinal áudio de um videogravador estéreo (ou receptor estéreo de TV/Satélite/Cabo) ou outra fonte de nível de linha áudio. Utilize os cabos bifilares RCA-para-RCA, para efectuar a ligação das “Saídas Áudio” esquerda e direita da unidade a estas entradas. NOTA: Estas entradas destinam-se apenas a áudio.
4. AUX 1 INPUT (ENTRADA AUX 1)
Entrada para sinais de entrada do nível de linha adicionais ou para um leitor de CD que não esteja equipado com uma saída equilibrada. Utilize um cabo bifilar RCA-para-RCA para efectuar a ligação das “Saídas Áudio” auxiliares esquerda e direita da unidade a estas entradas.
5. TUNER INPUT
(ENTRADA DO SINTONIZADOR)
Entrada para um Sintonizador ou outra fonte com sinal de nível de linha. Utilize um cabo bifilar RCA-para-RCA para efectuar a ligação das “Saídas Áudio” esquerda e direita do Sintonizador a estas entradas.
6. TAPE, TAPE RECORD
(CASSETES, GRAVAÇÃO DE CASSETES)
Ligações para gravação e reprodução analógicas para um gravador de cassetes áudio de qualquer tipo. Utilize os cabos bifilares RCA- para-RCA, para efectuar a ligação das “Saídas Áudio” esquerda e direita do gravador de cassetes aos terminais TAPE, para efectuar a reprodução e o controlo da cassete. Efectue a ligação das “Entradas Áudio” esquerda e direita do gravador de cassetes aos terminais TAPE REC (GRAVAÇÃO DE CASSETE), para efectuar uma gravação.
7. NAD-LINK IN, OUT
(ENTRADA, SAÍDA DA INTERLIGAÇÃO NAD)
O terminal NAD-Link é utilizado para transmitir comandos a partir do telecomando de controlo remoto, de e para outras unidades equipadas com terminais NAD-Link. Esta característica permite que se tenha um controlo centralizado de um sistema completo, permitindo também controlar o sistema a partir de mais que uma divisão. Para o funcionamento com outras unidades, é necessário efectuar a ligação da NAD-Link OUT (Saída do NAD-Link) do S300 à NAD-Link IN (Entrada do NAD-Link) da outra unidade. Os terminais NAD-Link podem ser facilmente ligados em série, terminal IN (entrada) no terminal OUT (saída), de maneira a que se possa controlar um sistema completo a partir dos dispositivos de controlo remoto de uma unidade.
Uma única ligação NAD-Link a partir de um sistema de alta fidelidade instalado numa outra divisão, permite-lhe efectuar o controlo remoto de sistemas em várias divisões.
8. ALTIFALANTES
Terminais de altifalantes para altifalantes com uma impedância de 4 ohms ou superior.
Efectue a ligação do altifalante direito aos terminais marcados com ‘R +’ (Direito+) e ‘R-’ (Direito-), certificando-se de o ‘R+’ está ligado ao terminal ‘+’ existente no seu altifalante e de que o ‘R-’ está ligado ao terminal ‘-’ do altifalante.
Proceda da mesma forma para efectuar a ligação dos terminais marcados com ‘L+’ (Esquerdo+) e ‘L-’ (Esquerdo-) ao altifalante esquerdo.
Utilize sempre cabos reforçados (com uma espessura de bitola de 16/2 mm2 ou superior), para efectuar a ligação dos altifalantes ao seu S300.
Os terminais com pólos de ligação de alta tensão podem ser utilizados como um terminal de rosca para cabos cuja extremidade esteja equipada com terminais de patilha ou de pinos, ou para cabos com a extremidade a descoberto.
TERMINAIS DE PATILHA
Estes terminais deverão ser encaixados por baixo do casquilho de aperto do terminal, que depois deverá ser firmemente apertado. Certifique-se de que o terminal está bem fixo e de que não existe o perigo de qualquer pedaço de metal a descoberto nos terminais de patilha tocar no painel traseiro ou noutro terminal, uma vez que tal poderá causar danos.
CABOS A DESCOBERTO E TERMINAIS DE
PINOS
Os cabos a descoberto e os terminais de pinos devem ser inseridos na abertura existente no eixo do terminal. Desaperte o casquilho de aperto de plástico do terminal do altifalante, até que a abertura existente no eixo do casquilho de aperto. Introduza a extremidade do pino ou do cabo a descoberto na abertura e prenda o cabo, apertando o casquilho de aperto do terminal.
Evite que ocorra o perigo de qualquer pedaço de metal a descobertoP nos cabos dos altifalantes tocar no painel traseiro ou noutro terminal.
Certifique-se de que fica apenas 1/2” (1cm) de cabo a descoberto ou pino e de que não existem quaisquer pedaços soltos de fio dos altifalantes.