Combustíveis/abastecimento

Manuseio de produtos de petróleo

Énecessário o maior cuidado quando manusear combustível. Combustíveis podem conter substâncias semelhantes a solventes. Reabasteça em uma área bem ventilada ou ao ar livre. Não inale vapores de combustíveis, evite qualquer contato do combustível ou óleo com a sua pele.

Produtos de óleo mineral desengorduram a sua pele. Se a sua pele entrar em contato com essas substâncias repetidamente e por um longo período de tempo, isso pode resultar em várias doenças de pele. Além disso, podem ocorrer reações alérgicas. Os olhos podem ficar irritados pelo contato com óleo, combustível, etc.

Se o óleo entrar em contato com seus olhos, lave-os imediatamente com água limpa.

Se seus olhos estiverem ainda irritados, consulte um médico imediatamente.

Mistura de combustível e óleo

O motor do cortador de mato é um motor de dois tempos e alta eficiência.

Ele funciona com uma mistura de combustível e óleo de motor de dois tempos. O motor é projetado para usar combustível comum sem chumbo com um mínimo de valor de octana de 91 RON. Se tal combustível não estiver disponível, é possível usar combustível com um valor de octana mais alto. Isto não afetará o motor, mas pode causar um fraco comportamento operacional. Uma situação semelhante surgirá do uso de combustível com chumbo. Para obter um desempenho ótimo do motor e para proteger usa saúde e o ambiente, somente combustível sem chumbo deve ser utilizado!

Para a lubrificação do motor utilize um óleo de motor de dois tempos (grau de qualidade: TC-3), o qual é adicionado ao combustível. O motor foi projetado para utilizar óleo de motor de dois tempos da MAKITA com uma proporção de mistura de 25:1 para proteger o ambiente. Além disso, uma longa vida útil e operação confiável com um mínimo de emissão de gases de escape estão asseguradas. É absolutamente essencial cumprir com uma proporção de mistura 25:1 do óleo de motor de dois tempos da MAKITA. Caso contrário, não se pode garantir a função confiável do cortador de mato.

A correta proporção de mistura:

Misture 25 partes de gasolina com 1 parte de óleo de motor de 2 tempos MAKITA (veja a tabela à direita).

NOTA:Para a preparação das mistura de óleo-combustível primeiro misture toda a quantidade de óleo com metade do combustível necessário em uma lata aprovada, que atenda ou exceda as normas locais, em seguida adicione o combustível restante. Sacuda bem a mistura antes de encher o tanque do cortador de mato. Não é prudente adicionar mais óleo de motor do que o especificado para assegurar a operação segura. Isto resultará somente em uma produção mais alta de resíduos de combustão, o que poluirá o ambiente e obstruirá o canal de escape no cilindro, as velas de ignição, assim como o silencioso. Além disso, o consumo de combustível irá aumentar e o desempenho será reduzido.

Reabastecimento

Nunca reabasteça em áreas fechadas e sem ventilação.

O motor deve ser desligado.

Limpe criteriosamente a área em torno da tampa do tanque para evitar que a sujeira entre no tanque de combustível.

Desparafuse a tampa de combustível e preencha o tanque com o combustível.

Nunca enche o tanque do tanque até muito em cima.

Parafuse com segurança a tampa do tanque.

Limpe o bujão rosqueado e o tanque com um absorvente depois do abastecimento!

Deixe os panos secarem e descarte-os em um recipiente apropriado.

Armazenamento de combustível

O combustível não pode ser armazenado por um período de tempo ilimitado. Compre somente a quantidade necessária para um período operacional de 4 semanas. Utilize somente recipientes aprovados para armazenagem de combustível.

Observe as instruções de segurança na página 4!

Gasolina

25:1

(sem chumbo premium)

+

 

 

 

 

 

1.000 cc (1L)

40 cc

 

5.000 cc (5L)

200 cc

 

10.000 cc (10L)

400 cc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28

Page 28
Image 28
Makita RBC411 Combustíveis/abastecimento, Manuseio de produtos de petróleo, Mistura de combustível e óleo