Personalização de campos acústicos
Mediante o ajuste dos parâmetros perimétricos e das características de tom dos altifalantes frontais, os campos acústicos podem ser personalizados para se adequarem à sua situação de audição particular.
Uma vez personalizado um campo acústico, as alterações são armazenadas na memória indefinidamente (a menos que o receptor seja desligado da rede eléctrica por cerca de duas semanas).
Consulte a tabela na página 36 quanto aos parâmetros disponíveis em cada campo acústico.
Para obter o máximo do som perimétrico
de multicanais
Posicione os seus altifalantes e execute os procedimentos descritos em «Ajustes iniciais do som perimétrico de multicanais» a partir da página 16, antes de personalizar um campo acústico.
Ajuste dos parâmetros perimétricos
O menu SUR contém parâmetros que permitem a personalização de vários aspectos do campo acústico corrente. Os ajustes disponíveis neste menu são armazenados individualmente para cada campo acústico.
1Accione a reprodução de uma fonte de programa codificada com som perimétrico de multicanais.
2Carregue em SUR.
A tecla
3 Pressione as teclas do cursor ( ou ) para seleccionar o parâmetro que deseja ajustar.
4Gire o anel de avanço/retrocesso para seleccionar o ajuste desejado.
O ajuste é automaticamente introduzido.
Nível de efeito (EFFECT)
Ajuste inicial: (depende do modo sonoro)
Este parâmetro permite o ajuste da «presença» do efeito perimétrico corrente.
Tipo de parede (WALL)
Ajuste inicial: ponto médio
Quando o som é reflectido de um material suave, tal como uma cortina, os elementos de alta frequência são reduzidos. Uma parede sólida é altamente reflexiva e não afecta significativamente a resposta de frequência do som reflectido. Este parâmetro permite o controlo do nível das altas frequências para alterar o caráter sónico do seu ambiente de audição mediante simulação de uma parede mais maleável (S) ou mais sólida (H). O ponto médio designa uma parede neutra (feita de madeira).
Reverberação (REVB.)
Ajuste inicial:ponto médio
Antes que o som alcance os nossos ouvidos, o mesmo é reflectido (reverberado) muitas vezes entre as paredes esquerda e direita, o tecto e o piso. Num recinto amplo, o som leva mais tempo para saltar de uma superfície para outra do que num recinto pequeno. Este parâmetro permite o controlo do espaçamento das reflexões primárias para simular um recinto sonicamente maior (L) ou menor (S).
•A reverberação pode ser ajustada de REVB. S. 1 ~ REVB. S. 8 (curta) para REVB. L. 1 ~ REVB. L. 8 (longa), em 17 passos.
•O ponto médio (REVB. MID) designa um recinto padrão sem nenhum ajustamento.
Desfruto do
som perim étrico