7.NO CASO DE JARROS ELÉCTRICOS EQUIPADOS COM UM SELECTOR DE TEMPERATURA

Se passar rapidamente da posição para a posição após o aquecimento da água, o jarro eléctrico necessita de proceder a uma reinicialização. Se achar que demora demasiado tempo, pode adicionar água fria para acelerar o processo de aquecimento.

8.UMA LUZ PILOTO PODE ACENDER-SE, CONSOANTE O MODELO.9.O JARRO ELÉCTRICO DESLIGA-SE AUTOMATICAMENTE

Logo que a água começa a ferver ou atinge a temperatura seleccionada. Pode pará-lo manualmente, antes de o retirar da base para servir. Consoante o modelo, a luz interna e o indicador luminoso desligar-se-ão logo que a água começar a ferver. Certifique-se que o botão ligar/desligar está na posição desligar após a fervura e que o jarro eléctrico se encontra desligado antes de o retirar da base.

Não deixe água no jarro eléctrico após a sua utilização.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

PARA LIMPAR O JARRO ELÉCTRICODesligue-o e retire a ficha da tomada.Deixe-o arrefecer e limpe-o com uma esponja húmida.

Nunca mergulhe o jarro eléctrico, base, cabo de alimentação ou ficha eléctrica dentro de água PT ou qualquer outro tipo de líquido: as ligações eléctricas ou o interruptor não podem entrar em contacto com a água.

Não utilize palha-de-aço.PARA LIMPAR O FILTRO (CONSOANTE O MODELO) (fig 9)

O filtro amovível é constituído por uma tela que retém as partículas de calcário e as impede de cair para a chávena ao verter a água. Este filtro não trata nem elimina o calcário da água. Preserva, pois, todas as qualidades da água. No caso de uma água extremamente calcária, o filtro fica rapidamente saturado (10 a 15 utilizações). É importante limpá-lo com regularidade. Se ficar húmido, passe-o por água; se ficar seco, escove-o com cuidado. Por vezes, o calcário não se solta: proceda, então, à descalcificação.

DESCALCIFICAÇÃO

Proceda regularmente à descalcificação do aparelho, de preferência 1 vez por mês e com uma maior frequência se a água for extremamente calcária.

Procedimento para descalcificar o aparelho:Utilize vinagre branco a 8° à venda no mercado:–– Encha o jarro eléctrico com 1/2 l de vinagre,–– Deixe actuar durante 1 hora a frio.

Ácido cítrico:

–– Deixe ferver 1/2 l de água,–– Adicione 25 g de ácido cítrico e deixe actuar durante 15 minutos.

Descalcificante específico para jarros eléctricos de plástico: respeite as instruções do fabricante.

Esvazie o jarro eléctrico e enxagúe-o 5 ou 6 vezes. Repita o processo caso seja necessário.

Para descalcificar o filtro (consoante o modelo):Mergulhe o filtro em vinagre branco ou ácido cítrico diluído.Nunca utilize um outro método de descalcificação para além do indicado.

37