Aviso! Instruções de segurança importantes

(Leia a secção que corresponde aos símbolos existentes no seu produto Samsung antes

de o instalar.)

ATENÇÃO

RISCO DE CHOQUE ELÉCTRICO. NÃO ABRIR

ATENÇÃO: PARA REDUZIR O RISCO DE CHOQUE ELÉCTRICO, NÃO RETIRE A TAMPA (NEM O PAINEL POSTERIOR). NÃO CONTÉM PEÇAS QUE POSSAM SER REPARADAS OU SUBSTITUÍDAS PELO UTILIZADOR. SOLICITE ASSISTÊNCIA JUNTO DO PESSOAL DE ASSISTÊNCIA QUALIFICADO.

Este símbolo indica a presença de alta tensão no interior do produto. É perigoso estabelecer qualquer tipo de contacto com as peças existentes no interior do produto.

Este símbolo alerta o utilizador para a existência de documentação importante relativa ao funcionamento e manutenção deste produto (fornecida com o mesmo).

As ranhuras e aberturas existentes na caixa e na parte posterior ou inferior do televisor garantem a ventilação necessária. De forma a assegurar o funcionamento fiável deste aparelho e a evitar o seu sobreaquecimento, estas ranhuras e aberturas não podem ser bloqueadas nem tapadas.

-- Não coloque este aparelho num espaço limitado, como uma estante ou um armário encastrado, excepto se garantir a ventilação adequada. -- Não coloque este aparelho perto ou sobre um aquecedor ou uma resistência, nem num local onde este esteja exposto à luz solar directa. -- Não coloque um recipiente com água (jarras, etc.) sobre este aparelho, pois pode provocar um incêndio ou um choque eléctrico.

Não exponha este aparelho à chuva nem o coloque perto de água (perto de uma banheira, lavatório, lava-louça ou tanque de lavar roupa, numa cave húmida ou junto de uma piscina, etc.). Se molhar acidentalmente este aparelho, desligue-o da tomada e contacte um revendedor autorizado imediatamente. Retire sempre o cabo de alimentação da tomada antes de limpar o produto.

Este aparelho utiliza pilhas. Na sua localidade, podem existir regulamentos que exijam a eliminação adequada destas pilhas de acordo com considerações ambientais. Contacte as autoridades locais para obter informações sobre as práticas de eliminação ou reciclagem.

Não sobrecarregue as tomadas, extensões ou adaptadores para além da respectiva capacidade, pois pode provocar um incêndio ou um choque eléctrico.

Deve colocar os cabos da fonte de alimentação de forma a não serem pisados nem apertados por objectos colocados sobre ou junto dos mesmos, devendo prestar especial atenção à ficha, aos adaptadores e ao ponto em que os cabos saem do aparelho.

De forma a proteger este aparelho durante uma tempestade com descargas eléctricas ou quando este estiver inactivo durante períodos prolongados, desligue-o da tomada e desligue a antena ou o sistema de televisão por cabo. Desta forma, evita que o televisor sofra danos provocados por raios ou picos de corrente.

Antes de ligar o cabo de alimentação de CA à tomada do transformador de CC, certifique-se de que a tensão do transformador de CC corresponde à tensão da rede eléctrica local.

Nunca introduza objectos metálicos nas aberturas deste aparelho. Caso contrário, pode provocar um choque eléctrico. Para evitar choques eléctricos, nunca toque no interior do aparelho. Só um técnico qualificado deve abri-lo.

Introduza o cabo de alimentação até ao fim. Quando desligar o cabo de alimentação da tomada, certifique-se de que o segura pela ficha de alimentação. Não toque no cabo de alimentação com as mãos molhadas.

Se o aparelho não funcionar normalmente – especialmente se houver ruídos ou cheiros anómalos provenientes do mesmo – desligue-o imediatamente da tomada e contacte um revendedor ou centro de assistência autorizado.

Desligue a ficha de alimentação da tomada se não tencionar utilizar o televisor ou se planear ausentar-se durante muito tempo (sobretudo, se deixar crianças, idosos ou deficientes sozinhos em casa).

-- A acumulação de pó pode danificar o isolamento ou fazer com que o cabo de alimentação produza faíscas e calor, o que pode provocar um choque eléctrico, uma fuga eléctrica ou um incêndio.

Contacte um centro de assistência autorizado quando instalar o aparelho num local sujeito a poeiras excessivas, temperaturas elevadas ou reduzidas, elevados índices de humidade, substâncias químicas, bem como em locais onde o produto seja utilizado durante 24 horas, como num aeroporto, estação de comboios, etc. Se não o fizer, pode danificar seriamente o aparelho.

Utilize apenas fichas e tomadas devidamente ligadas à terra.

-- Se não estiverem devidamente ligadas à terra, podem provocar um choque eléctrico ou danificar o equipamento. (Só equipamentos de classe l.) Uma vez que para desligar o aparelho da corrente tem de puxar a ficha da tomada, é fundamental que a ficha esteja num local de fácil acesso.

Não deixe as crianças pendurarem-se no produto.

Guarde os acessórios (pilhas, etc.) num local seguro, fora do alcance das crianças.

Não instale o produto num local instável, como uma prateleira pouco estável, um chão desnivelado ou um local exposto a vibrações.

Não deixe cair nem provoque qualquer embate no produto. Se o produto estiver danificado, desligue o cabo de alimentação e contacte um centro de assistência.

Desligue o cabo de alimentação da tomada eléctrica e limpe o produto utilizando um pano macio e seco. Não utilize produtos químicos, tais como cera, benzeno, álcool, diluente, insecticida, desodorizante, lubrificante ou detergente. Estes podem danificar o aspecto do produto ou eliminar os elementos impressos no mesmo.

Não exponha o aparelho a gotas ou salpicos. Não elimine as pilhas através de fogo.

Não provoque um curto-circuito, não desmonte nem sobreaqueça as pilhas.

Pode provocar uma explosão, se substituir as pilhas incorrectamente. Substitua-as apenas pelo mesmo tipo de pilhas ou por um tipo equivalente.

AVISO – PARA EVITAR O ALASTRAMENTO DE UM INCÊNDIO, MANTENHA SEMPRE VELAS OU OUTRO TIPO DE CHAMAS LONGE DESTE PRODUTO.

*As imagens e ilustrações neste manual do utilizador servem apenas de referência e podem ser diferentes do produto real. O design e as características técnicas do produto podem ser alterados sem aviso prévio.

Os idiomas da CEI (russo, ucraniano, cazaque) não estão disponíveis para este produto, dado que o mesmo é fabricado para clientes da região da UE.

Português - 2