PRECAUÇÕES IMPORTANTES

Leia atentamente o manual de instruções antes da primeira utilização e guarde-o para futuras utilizações.

Como para qualquer aparelho de cozedura, assegure uma vigilância atenta se utilizar a Wikook na proxi- midade de crianças.

Não coloque a Wikook num forno aquecido.

Desloque a sua Wikook sob pressão com o máximo de cuidado. Não toque nas superfícies quentes. Utilize as pegas e os botões. Utilize luvas de cozinha se necessário.

Não utilize a sua Wikook para um outro propósito além daquele para o qual se destina.

A sua Wikook coze sob pressão. Uma utilização inadequada pode causar ferimentos por queimaduras.

Certifique-se que a Wikook está devidamente fechada antes de utilizá-la.

Posicione sempre a sua Wikook de maneira que a conduta de evacuação do vapor nunca fique virada para si, dado que o vapor está extremamente quente quando sai desta conduta.

Nunca abra a Wikook à força. Certifique-se que o indicador de bloqueio está para baixo (mais pressão no interior). Consulte o parágrafo “UTILIZAÇÃO ”.

Nunca utilize a sua Wikook sem líquido, por forma a não danificar gravemente a sua panela.

Utilize a(s) fonte(s) de calor compatível(eis).

Nunca encha a sua Wikook para além da marca máxima situada no interior da cuba. Para os alimentos que se dilatam durante a cozedura, como o arroz, os legumes desidratados (por ex., lentilhas), compota… não encha a sua Wikook para além de metade da altura do nível máximo.

• Nunca aqueça matérias gordas até à carbonização.

P

 

Para as carnes com uma pele superficial que pode inchar sob o efeito da pressão (por ex., língua de vaca…), pique a carne antes da cozedura. No final da cozedura, se a pele da carne apresentar um aspecto inchado, aguarde antes de retirá-la da Wikook.

No caso de alimentos pastosos (por ex., ervilhas secas, ruibarbo, compotas…), a Wikook deve ser ligeira- mente abanada antes da abertura para que estes alimentos não salpiquem para o exterior.

Verifique se as válvulas não estão obstruídas antes de cada utilização. Consulte o parágrafo. “Antes da cozedura“.

Não utilize a sua Wikook para fritar sob pressão com óleo.

Não intervenha nos sistemas de segurança além das instruções de limpeza e de manutenção.

Utilize apenas peças de origem Tefal que correspondem ao seu modelo. Mais especificamente, utilize uma cuba e uma tampa Wikook.

Não utilize a sua Wikook para guardar alimentos ácidos ou salgados antes e após a cozedura.

Se, aquando da abertura, observar salpicos anómalos, volte a bloquear a sua Wikook. Corte a fonte de calor e, de seguida, abra progressivamente certificando-se da inexistência definitiva de salpicos.

-Guarde estas instruções para futuras utilizações -

36