Atenção:

Este aparelho possui um sistema de dupla segurança: o aparelho não funciona se o acessório de estanqueidade não se encontrar correctamente colocado (C). Verifique se a taça (G) e o bloco motor (B) estão correctamente posicionados, caso contrário o aparelho não funcionará.

Importante: Para preparações líquidas, não exceda o nível máximo (0,5 l) indicado na taça (G).

RECEITAS

A realizar apenas com a lâmina inferior (F) ou com a lâmina ou lâminas superiores (D e E) em conjunto para uma maior eficácia.

Maionese:

2 gemas de ovos - 1 colher de sopa de mostarda - 2 colheres de sopa de água - 1 colher de sopa de vinagre - 200 ml de óleo - sal e pimenta.

Velocidade Turbo (A2). É importante que todos os ingredientes estejam à mesma temperatura antes de iniciar a preparação.

Deite todos os ingredientes e apenas 2 colheres de sopa de óleo na taça (G) apenas com a lâmina (F) ou com as lâminas (E e F) em conjunto.

Misture grosseiramente premindo durante 15 segundos. Adicione o óleo em 3 vezes, premindo durante 10 segundos de cada vez.

Sugestão de receita: Maionese sem mostarda. Siga os passos atrás indicados substituindo a mostarda e a água por 2 colheres de sopa de sumo de limão.

Massa para crepes: (rende até 0,5 l)

Deite 100 g de farinha, 2 ovos, 1 /4 de litro de leite, 1 colher de sopa de óleo e uma pitada de sal na taça (G) apenas com a lâmina picadora (F) ou com as lâminas (E e F) em conjunto.

Bata durante cerca de 15 a 20 segundos até obter uma massa homogénea.Massa para waffles: (rende até 0,5 l para 15 waffles)Misture 5 g de fermento de padeiro com um pouco de água morna. Deite na taça

(G)apenas com a lâmina picadora encaixada (F) ou com as lâminas (E e F) em conjunto: 130 g de farinha, 2 ovos, 20 cl de leite, 60 g de manteiga amolecida e 1 colher de sopa de açúcar baunilhado. Bata durante cerca de 15 a 20 segundos até obter uma massa homogénea. Deixe repousar durante 1 hora.

Pesto de manjericão: (para 4 pessoas)

20 g de pinhões - 2 dentes de alho -1 ramo de manjericão (50 g) - 1 colher de sopa de avelãs moídas - 80 ml de azeite - 40 g de queijo parmesão (ralado), Sal. Grelhe os pinhões numa frigideira sem óleo e reserve. Pique finamente, por vários impulsos, as folhas de manjericão na velocidade lenta (A1). Descole a preparação das paredes da taça e pique novamente.

Deite na picadora os pinhões, as avelãs moídas, os alhos cortados ao meio, o sal e

o óleo. Pique durante 20 segundos na velocidade Turbo (A2). Por fim, adicione o queijo parmesão ralado e pique durante mais 10 segundos na velocidade Turbo (A2) até obter uma textura fina.

Cacik: (para 4 pessoas)

1 pepino - 2 dentes de alho - Hortelã fresca - 10 cl de azeite - 1 iogurte - Sal e pimenta. Corte o pepino ao meio na vertical. Retire as sementes e corte o pepino em cubos. Tempere os cubos de pepino com sal e deixe-os escorrer durante 15 minutos. Pique o alho e a hortelã. Adicione o iogurte e o azeite. Misture até obter uma textura espessa. Tempere com sal e pimenta. Numa taça, adicione os cubos de pepino à mistura. Guarde no frigorífico e sirva frio.

Hummus bi tahini: (puré de grão-de-bico com sésamo, para 4 pessoas)

100 g de grão-de-bico seco - 1 colher de café de sal - 5 cl de tahini - 5 cl de sumo de limão - 5 cl de água da cozedura do grão-de-bico - 1 dente de alho.

Para decorar: 1 fio de azeite, salsa fresca, paprica ou pimenta-de-caiena

Deixe o grão-de-bico de molho em água num local fresco durante cerca de 12 horas. Escorra os grãos e coloque-os num tacho, cobertos com água. Leve a ferver e deixe cozer em lume brando durante 1 hora. Adicione o sal e deixe cozer durante mais 30 minutos, aproximadamente, até que os grãos fiquem tenros. Escorra-os e reserve um pouco da água de cozedura. Retire a pele aos grãos.

Pique os grãos com os outros ingredientes até obter um creme espesso.

Rectifique os temperos e a consistência conforme necessário. Pique a salsa e polvilhe.

Manteiga de ervas finas:

100 g de manteiga - 100 g de cebolinho, salsa, cerefólio, estragão e agrião em partes iguais.

Velocidade Turbo (A2). Pique as ervas. Adicione a manteiga amolecida cortada em cubos. Pique até obter uma mistura homogénea.

Variantes:

Manteiga de anchovas: 100 g de manteiga, 100 g de filetes de anchova em óleo, 1 colher de sopa de sumo de limão.

Manteiga de queijo Roquefort ou manteiga com outros queijos azuis: 100 g de Roquefort e 100 g de manteiga.

Com lâminas duplas
Gelado de frutos vermelhos:200 g de frutos vermelhos congelados4 colheres de sopa de açúcar em pó (cerca de 30 g)

10 a 20 cl de nata cremosa (conforme os gostos) Misture os frutos durante 10 a 15 segundos Adicione o açúcar e a nata cremosa

Misture durante 15 segundos.

Variantes: pode utilizar outros frutos congelados, tal como mirtilos, framboesas, groselhas, morangos, etc.)

34

35