D6
FILTRAGEM DO ÓLEO OU DA BANHA
Aconselhamos efetuar esta operação depois de cada fritura pois as partículas de alimentos, em especial os que são empanados ou enfarinhados, permanecendo no líquido, têm tendência para queimar e portanto pro- vocar uma deterioração muito mais rápida do óleo ou da banha.
Verificar se o óleo está suficientemente frio, aguardar cerca de 2 horas.
MODELOS COM TUBO DE DRENAGEM
Proceder do seguinte modo:
1.Abrir a tampa da fritadeira e retirar o cesto. Verifi- car se o óleo está suficientemente frio, aguardar cerca de 2 horas.
2.Abrir a portinhola (Q) como indicado na fig. 5 e extrair o tubo de drenagem “R”.
3.Retirar o tampão (fig. 6) e, ao mesmo tempo, apertar o tubo com dois dedos para evitar que ou óleo ou a gordura saiam enquanto não se colocar um recipien- te debaixo do mesmo para recolher o óleo ou banha. Deixar escorrer o óleo ou banha para um recipiente (fig. 6).
4.Retirar os possíveis depósitos da cuba com uma esponja ou com papel absorvente.
5.No final da operação colocar o tubo de drenagem no seu lugar depois de se ter aplicado o tampão.
6.Colocar o cesto na posição elevada e colocar no fundo do cesto um dos filtros fornecidos (fig. 7). Os filtros podem ser comprados no vosso revendedor ou num dos nossos Centros de Assistência.
7.Colocar então muito lentamente o óleo ou a banha na fritadeira para que não transborde do filtro (fig. 8).
Notas: O óleo assim filtrado pode ser conservado no interior da fritadeira. Todavia, se passar muito tempo entre duas frituras, é aconselhável con- servar o óleo num recipiente fechado para evi- tar a sua deterioração. Para transferir o óleo para um recipiente, extrair o tubo de drenagem e proceder como indicado na fig. 9.
Éaconselhável conservar o óleo num recipiente fechado para evitar a sua deterioração.
No caso de utilização de banha, tomar atenção para não
SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE ODORES
Com o tempo, os filtros de odores, situados no interior da tampa, perdem a sua eficácia. A alteração de cor do fil- tro, que se pode observar através do furo da fig. 10 da
N.B.: O filtro branco deve ser colocado em apoio na parte metálica e o filtro preto deve ser apoiado em cima. Montar novamente a cobertura do filtro (fig. 12).
LIMPEZA
Antes de qualquer limpeza desligar sempre o plugue da tomada de corrente.
☛Nunca mergulhar a frigideira na água e não
tricas.
Não mergulhar a tampa em água sem primeiro tirar os filtros.
Para a limpeza da bacia, proceder do seguinte modo:
•Verificar se o óleo está suficientemente frio (aguardar cerca de 2 horas). Esvaziar o óleo ou banha, como já atrás mencionado no parágrafo “filtragem do óleo ou da banha).
•Retirar os depósitos que se formaram na bacia com o auxílio de uma esponja ou com papel absorven- te.
•Lavar a cuba com água quente e detergente líquido para louça, depois enxaguar e enxugar bem.
•
•O cesto pode se lavado na máquina de lavar louça.
•Depois de cada fritura, limpar o exterior da frita- deira com um pano macio e úmido de modo a eli- minar os salpicos e os possíveis escorrimentos de óleo ou de condensação.
•A tampa é amovível. Para
•Depois de esvaziada a água, secar tudo muito bem e retirar também a água que fica no fundo do reci- piente e sobretudo dentro do tubo de drenagem do óleo. Isto para evitar que, durante o funcionamen- to, possam saltar pingos de óleo quente o que pode ser perigoso.
MODELO COM CUBA ANTIADERENTE
Para limpar a cuba, não utilizar objetos ponteagudos ou detergentes abrasivos, mas somente um pano macio com detergente neutro.
28