de dados ou outros que não sejam telefônicos, transmitidos por uma via inicialmente estabelecida pelo uso de sinais normais de telefone e de circuitos telefônicos comutados de longa distância.
resolução Nitidez de uma imagem, medida em pontos por polegada (dpi). Quanto mais alto o dpi, maior a resolução.
software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) O software OCR converte uma imagem de texto eletrônico, por exemplo, um documento digitalizado, em uma forma que possa ser usada por um programa processador de texto, por uma planilha ou por um banco de dados.
toque diferenciado Serviço oferecido por algumas companhias telefônicas de alguns países/regiões, que permite agrupar dois ou três números de telefone na mesma linha telefônica. Cada número de telefone possui um padrão de toque diferenciado, e o dispositivo de fax pode ser configurado para reconhecer o toque diferenciado do número de fax.
TWAIN Padrão da indústria para scanners e software. Usando um scanner compatível com TWAIN juntamente com um programa também compatível com esse padrão, a digitalização pode ser iniciada com base no programa.
URL Localizador uniforme de recursos, o endereço global de documentos e recursos na Internet. A primeira parte do endereço indica qual protocolo deve ser usado; a segunda parte especifica o endereço IP ou o nome do domínio em que o recurso está localizado.
USB Barramento Serial Universal, um padrão desenvolvido pela USB Implementers Forum, Inc. para conectar computadores e periféricos. O USB foi desenvolvido para conectar ao mesmo tempo uma porta USB de um computador a vários periféricos.
vírgula (,) Uma vírgula em uma seqüência de discagem de fax indica que o dispositivo fará uma pausa nesse ponto durante a seqüência de discagem.
WIA Windows Imaging Architecture (WIA), uma arquitetura de imagens disponível no Windows ME e no Windows XP. Uma digitalização pode ser iniciada nesses sistemas operacionais com o uso de um scanner compatível com WIA.
PTWW | Glossário 407 |