Ambiente de impressão e armazenamento
Em condições ideais, o ambiente de impressão e de armazenamento de mídia deve estar na temperatura ambiente ou próxima dela e não deve ser muito seco nem muito úmido.
O calor interage com a umidade, danificando o papel. O calor faz com que a umidade do papel evapore, enquanto o frio faz com que ela se condense nas folhas. Os sistemas de aquecimento e os condicionadores de ar retiram muita umidade de um ambiente. Quando o papel é aberto e usado, ele perde umidade, causando riscos e manchas. O clima úmido ou os refrigeradores de água podem provocar o aumento da umidade no ambiente. Quando o papel é aberto e usado, ele absorve todo o excesso de umidade, resultando em impressões claras e caracteres parcialmente impressos. Além disso, à medida que o papel perde e ganha umidade, ele pode entortar. Isso pode gerar congestionamentos.
Portanto, o armazenamento e o manuseio do papel são tão importantes quanto o processo de fabricação do papel propriamente dito. As condições do ambiente para armazenamento de papel afetam diretamente a operação de alimentação e a qualidade da impressão.
O papel em resmas lacradas pode permanecer estável por vários meses antes do uso. Pacotes de papel abertos estão mais sujeitos a danos por condições de ambiente, principalmente se não estiverem embalados com uma proteção à prova de umidade.
O ambiente de armazenamento da mídia deve ter manutenção adequada para garantir o desempenho ideal. A condição exigida é de 20° a 24°C (68° a 75°F), com umidade relativa de 45% a 55%. As seguintes orientações são úteis na avaliação do ambiente de armazenamento:
●A mídia de impressão deve ser armazenada em temperatura ambiente ou próxima dela.
●O ar não deve ser muito seco nem muito úmido.
●A melhor maneira de armazenar uma resma de papel aberta é
●Evite armazenar o papel e a mídia de impressão próximos a saídas de aquecedores ou condicionadores de ar ou próximos a janelas e portas abertas com freqüência.
PTWW | Ambiente de impressão e armazenamento 37 |