28 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO

FUNCIONAMENTO GERAL

O compressor é do tipo de parafuso, de um único estágio, accionado por motor eléctrico completo com acessórios interligados por tubagens, cablado e montado sobre uma base, constituindo uma unidade completa e pronta a funcionar.

O compressor normal está concebido para trabalhar num ambiente com temperaturas entre 35.6ºF e 104ºF (2ºC e 40ºC). A temperatura máxima é aplicável até uma altitude máxima de 3280 pés (1000m) acima do nível do mar. Acima desta altitude é necessária uma redução significativa na temperatura ambiente máxima permitida.

Nos compressores de parafuso, a compressão é obtida pelo engrenamento de dois rotores helicoidais (Macho e Fêmea).

A mistura de ar e refrigerante é descarregada pelo compressor no sistema de separação. Este sistema remove todo o refrigerante do ar comprimido, à excepção de alguns poucos p.p.m. O refrigerante é devolvido ao sistema de refrigeração e o ar passa através do arrefecedor final e saí para o compressor.

A ventoinha de arrefecimento move ar de arrefecimento através dos arrefecedores que é descarregado da máquina.

AVISO

Esta unidade está equipada com controlo automático do ventilador de refrigeração. O ventilador de refrigeração da unidade trabalha independentemente do conjunto compressor. O ventilador pode trabalhar quando o compressor estiver parado no modo de arranque automático ou quando o disjuntor selector de ligado−desligado estiver na posição ‘desligado’ (OFF) com a paragem de emergência desengatada.

PRECAUÇÃO

Na traseira da máquina é aspirado ar de refrigeração que passa pelo filtro e arrefecedor antes de ser descarregado no topo da máquina. Deve haver cuidado para se evitar bloquear o fluxo de ar, ou causar qualquer restrição excessiva de contrapressão máxima permitida para conduções de ar.

Não aponte o fluxo de ar à face ou aos olhos.

A transmissão de potência desde o motor de accionamento até ao rotor macho no airend é por transmissão directa.

Pelo arrefecimento do ar comprimido muito do vapor de água, naturalmente contido no ar, é condensado e pode ser drenado, não seguindo portanto para a tubagem e equipamentos utilizadores.

O sistema de refrigeração é constituido pelo tanque, refrigerador, válvula termostática e filtro. Quando a unidade está a funcionar o refrigerante é pressurizado e empurrado para os rolamentos do compressor.

O sistema de controlo de carga do compressor inclui a paragem e o arranque automáticos com controlo seleccionável de velocidade variável. Isso ajuda o compressor a manter uma pressão na linha de descarga definida por variação da capacidade de saída para se adequar à potência do circuito. A unidade está equipada com um sistema de paragem e arranque automáticos que devem ser utilizados em instalações onde a necessidade de ar varia o suficiente para permitir que o compressor pare e economize energia. A capacidade significativa do circuito apoia isso, sendo recomendada.

ADVERTÊNCIA

Quando a unidade pára de trabalhar em resultado de pouca chamada de ar, ela pode rearrancar e voltar a carregar em qualquer momento.

CUIDADO

APLICAÇÕES DE BAIXA POTÊNCIA

Durante os períodos de baixa potência, o compressor pode não atingir a sua temperatura de funcionamento normal. Uma operação sustentada em baixa potência pode resultar na acumulação de condensados no refrigerante. Caso esta situação ocorra, as características lubrificantes do refrigerante podem ser prejudicadas, o que causa a deterioração do compressor.

O COMPRESSOR DEVE PODER TRABALHAR COM EXCITAÇÃO AMPLA.

Está prevista segurança de funcionamento uma vez que o compressor fica cortado se houver temperaturas excessivas ou condições de sobrecarga.

PRECAUÇÃO

A unidade não está concbida ou preparada para trabalhar quando está contaminada com silicone. Não devem ser usados na unidade lubrificantes, massas ou outros itens que contenham silicone.

pt

Page 116
Image 116
Ingersoll-Rand 80445364 manual Instruções DE Operação, Funcionamento Geral, Aviso, Cuidado Aplicações DE Baixa Potência