Antes de utilizar

Passo 3 Gravar

Há dois métodos de gravação diferentes: a gravação directa e a gravação temporizada. A gravação temporizada é classificada como uma data: Once (dia específico), Daily, MO-SA, MO-FR, W-SA, etc.

Modo de gravação : XP (modo de alta qualidade), SP (modo de qualidade standard), LP (modo de gravação longa) e EP (modo prolongado), consoante o modo de gravação. Quando a gravação se encontra definida no modo FR, é gravada a melhor qualidade de imagem, considerando o tempo restante no disco.

Passo 4 Reproduzir

Pode seleccionar o título que pretende ver através de um menu no ecrã e começar imediatamente a reprodução.

Um DVD é composto por secções chamadas títulos, e subsecções, chamadas capítulos.

Durante a gravação, é criado um título entre dois pon- tos, de início e de paragem da gravação.

Ao finalizar-se um disco DVD-R / DVD-RW no modo de vídeo, os capítulos são criados automaticamente. A dimensão do capítulo (intervalo entre capítulos) varia em função do modo de gravação.

Passo 6 Finalizar e reproduzir noutros componentes de DVD

Pode ser necessário finalizar para poder vê-lo noutros componentes de DVD.

Primeiro, termine todas as operações de edição e gravação, e depois finalize o disco.

Quando utilizar um disco DVD-RW no modo VR Embora a finalização não seja geralmente necessária para reproduzir o disco num componente compatível com o modo VR, deve utilizar um disco finalizado para reproduzir nesse tipo de componente.

Quando utilizar um disco DVD-RW no modo de vídeo

O disco deve ser primeiro finalizado para permitir a reprodução num componente que não este gravador. Uma vez finalizado, já não pode editar nem gravar no disco.

Quando utilizar um disco DVD-R

Deve finalizar o disco para reproduzi-lo num compo- nente que não este gravador. Uma vez finalizado, já não pode editar nem gravar no disco.

Passo 5 Editar um disco gravado

Émais fácil editar discos do que cassetes de vídeo convencionais. O gravador suporta muitas funções de edição diferentes, apenas possíveis com DVDs.

Com um menu de edição simples e fácil, pode utilizar várias funções de edição, tais como apagar, copiar, renomear, bloquear, etc., num título gravado.

Criar uma lista de reprodução (DVD-RW em modo VR)

Com este gravador, pode criar uma nova lista de reprodução no mesmo disco e editá-la sem alterar a gravação original.

10- Português