Use a chave hexagonal fornecida, para retirar o parafuso de retenção do punho dianteiro e o punho (Fig. 2). Guarde o pun- ho para uso futuro. O parafuso é para ser usado na montagem da serra no próximo passo.

Retire o pino de bloqueio e mova o suporte de montagem para a frente (Fig. 3). Com a ferramenta equipada com serra, coloque a ferramenta na mesa com a serra introduzida na ranhura de folga na superfície de tra- balho. Mantenha o apoio com o punho de mudança. Alinhe o punho dianteiro e a ranhura de montagem com a chaveta no suporte de montagem. Coloque o parafuso do punho dianteiro e aperte com força.

C Ajustes

22 - Saia da Protecção da Polia Dianteira

23a - Porca de Bloqueio (Serras de fita para corte normal)

23b - Porca de Bloqueio (Serras de fita para corte profundo)

24a - Parafuso Amortecedor (Serras de fita para corte normal)

24b - Parafuso Amortecedor (Serras de fita para corte profundo)

25 - Paragem da Peça de Trabalho

26a - Almofada de Suporte Superior (Serras de fita para corte profundo)

26b - Almofada de Suporte Superior (Serras de fita para corte normal)

AVISO!

Para reduzir os riscos de lesões, des- ligue sempre a ferramenta antes de efectuar quaisquer ajustes.

Parafuso Amortecedor

Com a ferramenta correctamente montada, ajustar o parafuso de amortecimento de modo a que este esteja em contacto com a protecção dianteira dos rolos (Fig. 4). Atenção: se o parafuso de amortecimento estiver demasiado apertado, reduz a tensão da lâmina, o que pode conduzir ao deslize da lâmina da serra. Depois de ajustar o parafuso de amortecimento, bloqueá-lo com

acontra-porca. O parafuso de amortecimento permite evitar as vibrações causadas pelo movimento da ferramenta. Em caso de folga ou se a ferramenta executar

um corte irregular, é necessário soltar a contra-porca e apertar o parafuso até ao batente na protecção dianteira dos rolos com o auxílio de uma chave sextavada.

Ajustes

Uma vez a serra montada na mesa, veri- fique o posicionamento correcto da mesma e da serra relativamente à mesa. Dois ajus- tes simples proporcionarão cortes rectos e paralelos.

Ajuste Vertical da Serra

Quando ajustada correctamente a serra deve ficar a um ângulo de 90° (em relação

àsuperfície de trabalho (Fig. 5). Insira a chave hexagonal na cabeça do parafuso de retenção do punho dianteiro. Coloque um esquadro na superfície de apoio do tra- balho e contra a lateral da lâminha, acima dos dentes. Segure o punho de mudança e rode a ferramenta até a lateral da serra estar justa à vertical do esquadro. Aperte bem os parafusos inferiores e superiores do suporte da montagem.

Ajuste Paralelo da Serra

Desaperte as duas porcas de aperto do suporte rotativo cerca de 3 voltas e bata levemente nas extremidades dos pernos para os soltar (Fig. 6a). Isto permitirá o espaço necessário para ajustes. Alinhe a trazeira da paragem da peça de trabalho com a lateral da almofada de suporte supe- rior (Fig. 6b). Assim terá espaço entre a paragem da peça de trabalho e peças de trabalho grandes quando se elevar a ferramenta para a posição “travada”. Coloque o esquadro contra os suportes ver- ticais do torno de montagem e da lateral da serra, acima dos dentes (Fig. 7). Agarre o punho de mudança e faça aferramenta girar até que a lateral da serra esteja encostada ao esquadro. Aperte as porcas de aperto do suporte rotativo com firmeza (Fig. 6a).

OBS.: Depois de ter completado as instruções de montagem, corte umas amostras para ter a certeza de que a serra está perpendicular ao material. Com a ferramenta desligada, faça os pequenos ajustes necessários.

Montagem do Torno

Insira o pino rotativo no orifício de montagem e centre-o. Posicione o gancho da corrente com os dentes de frente para a serra e meta-o no orifício reentrante do pino rotativo. Enrosque a porca de asas de encontro ao gancho da corrente até que as roscas fiquem pelo menos ao nível da parte inferior da porca de asas (Fig. 8).

37

Português

Page 37
Image 37
Milwaukee 48-08-0260 manual Ajustes, Ajuste Vertical da Serra, Ajuste Paralelo da Serra, Montagem do Torno