Conexão com o seu ISP

79

3.CONEXÃO COM O SEU ISP

Antes de configurar o roteador, é necessário conhecer o método de alocação de IP utilizado pelo seu ISP. Existem quatro métodos diferentes que podem ser utilizados pelo roteador para se conectar à Internet, conforme a descrição a seguir. Para todos eles você precisará conhecer o VPI (Virtual Path Identifier – identificador do caminho virtual), o VCI (Virtual Channel Identifier – identifi- cador do canal virtual) e o encapsulamento (LLC ou VC Mux). Os padrões do roteador para o VPI e o VCI deverão aplicar-se à maioria dos ISP. O seu ISP poderá fornecer-lhe as informações necessárias.

1.PPPoE

Para configurar o gateway, você precisará conhecer o nome de usuário e a senha para fazer o login com a sua conta no ISP. Se estiver utilizando um cliente PPPoE no computador, você poderá desativá-lo, pois ele deixou de ser necessário. Se o ISP lhe houver fornecido um endereço de IP estático, insira esse endereço de IP na seção de Configurações de Internet na inter- face de web do roteador. Caso contrário, o ISP indicará automaticamente um endereço de IP ao roteador.

2.PPPoA

É semelhante ao PPPoE, porém mais utilizado no Reino Unido. Para con- figurar o gateway, você precisará conhecer o nome de usuário e a senha para fazer o login com a sua conta no ISP. Se o ISP lhe houver fornecido um endereço de IP estático, insira esse endereço de IP na seção de Configurações de Internet na interface de Internet do roteador. Caso con- trário, o ISP indicará automaticamente um endereço de IP ao roteador.

3.Modo bridge para um único computador (RFC 1483 Modo Bridge) Nesse modo, o roteador é configurado para modo bridge (ponte) para fazer a conexão entre as redes LAN e WLAN. O tráfego será limitado entre as duas redes com base nos endereços de hardware e assim limitará o lado LAN a um único computador.

4.Modo de roteamento por ATM (RFC 1483 Modo Bridge)

O modo de roteamento ATM significa que o roteador possui um endereço IP fixo para conectar-se à Internet. O seu ISP fornecerá ao roteador um

endereço IP fixo, a máscara de sub-rede e o endereço do gateway do ISP.

P

Você precisará inserir essas informações na seção de Configurações de

 

Internet na interface de Internet do roteador.