Como utilizar o gravador de DVD e videogravador

Passo 1 Seleccione o tipo de disco

Esta unidade pode gravar nos seguintes tipos de discos. Se pretender gravar repetidamente no mesmo disco ou editar o disco após a gravação, escolha um tipo de disco regravável: DVD-RW. Se pretender guardar uma gravação sem efectuar quaisquer alterações, utilize um DVD-R não regravável.

Passo 2 Formatar o disco para começar a gravar

Ao contrário do videogravador, o gravador começa automaticamente a formatar ao ser inserido um disco que nunca foi usado. Esta operação é necessária para preparar o disco para gravação.

Utilizar um DVD-RW

Este tipo de disco pode ser formatado no formato de DVD Video (modo V) ou de gravação de DVD-Video (modo VR). No caso de um disco que nunca foi utilizado, aparece uma mensagem que pergunta se quer ou não inicializá-lo. Se seleccionar “Yes”, o disco é formatado no modo VR.

Os discos em modo V podem ser reproduzidos em vários componentes DVD. Os discos em modo VR permitem uma edição mais variada.

Utilizar um DVD-R

Não é necessário formatar o disco e só é suportada a gravação no modo V. Este tipo de disco só pode ser reproduzido em vários componentes de DVD depois de finalizado.

Só pode utilizar o modo VR ou V num DVD-

RW, mas não ambos simultaneamente.

Nota Pode alterar o formato do DVD-RW para outro. Convém notar que os dados do disco se podem perder ao alterar o formato.

Passo 3 Gravar

Existem dois métodos de gravação diferentes:

 

 

Gravação directa e gravação temporizada.

A

A gravação temporizada é classificada como uma data:

ntes

Uma vez, diária ou semanal

 

Modo de gravação: XP (modo de alta qualidade), SP

de

(modo de qualidade padrão), LP (modo de gravação

longa) e EP (modo prolongado).

utilizar

 

 

 

Passo 4 Reproduzir

Pode seleccionar o título que pretende ver através de um menu no ecrã e começar imediatamente a reprodução. Um DVD é composto por secções chamadas títulos, e subsecções, chamadas capítulos.

Durante a gravação, é criado um título entre dois pontos, de início e de paragem da gravação. Ao finalizar-se um disco DVD-RW/-R no modo V, os capítulos são criados automaticamente. A dimensão do capítulo (intervalo entre capítulos) varia em função do modo de gravação.

Passo 5 Editar um disco gravado

Émais fácil editar discos do que cassetes de vídeo convencionais. O gravador suporta muitas funções de edição diferentes, apenas possíveis com DVDs.

Com um menu de edição simples e fácil, pode utilizar várias funções de edição, tais como apagar, copiar, mudar o nome, bloquear, etc., num título gravado.

Criar uma lista de reprodução (DVD-RW em modo VR)

Com este gravador, pode criar uma nova lista de reprodução no mesmo disco e editá-la sem alterar a gravação original.

Português - 9