deve estabelecer os seus próprios valores.

Limitações

Doentes tratados com medicamentos envolvendo S-adenosil-metionina podem apresentar niveis fálsamente elevados de homocisteina.

Embora a análise de componentes semelhantes da carbomazepina, fenitoína, 6-azauridina e antropeterina, indique não haver reacções cruzadas, amostras obtidas de doentes tratados com estas drogas bem como metrotexato, oxido nitroso e outros anti-convulsantes, devem ser interpretados com precaução visto estas substâncias terem mostrado interferência em alguns ensaios de Homocesteína.

Os anticorpos heterófilicos no soro humano podem reagir com as imunoglobulinas presentes no ensaio, causando interferência com os imunoensaios in vitro. [Ver Boscato LM, Stuart MC. Heterophilic antibodies: a problem for all immunoassays. Clin Chem 1988:34:27-33.] Amostras de doentes expostas em rotina a produtos ou soros de animais podem demonstrar este tipo de interferência, potencial causador de resultados anómalos. Estes reagentes foram formulados para minimizar o risco de interferência, contudo podem ocorrer potenciais interacções entre soros (raros) e componentes do teste. Para fins de diagnóstico, os resultados obtidos neste ensaio devem ser sempre analisados em combinação com o exame clínico, história de medicação do doente e outros achados que possam correlacionar.

Características do ensaio

Ver tabelas e gráficos para dados representativos da performance do doseamento. Os resultados são apresentados em µmol/L. ( Notar que estes resultados foram gerados em amostras de plasma heparanizado.)

Calibração: 2 – 50 µmol/L.

O ensaio é monotorizado com padrão interno feito com materiais qualificados e procedimentos de medição.

Sensibilidade Analítica: 0,5 µmol/L

IMMULITE 2000 Homocysteine (PIL2KHO-14, 2007-11-20)

Precisão: As amostras foram ensaiadas em quadriplicado no durante vários dias, num total de 20 séries e 80 réplicas. (Vêr a tabela "Precision".)

Linearidade: As amostras foram doseadas sob vários níveis de diluição. (Ver a tabela de "Linearity" para dados representativos.)

Recuperação: Às amostras foram adicionadas na relação de 1 para 19 três soluções (125, 250 and 500 µmol/L) antes do doseamento. (Ver tabela de "Recovery" para dados representativos.)

Especificidade: O doseamento é específico para a homocisteina (Ver tabela de "Specificity".)

Bilirrubina: A presença de bilirrubina conjugada e não-conjugada em concentrações até 200 mg/L não tem efeito em resultados, dentro da precisão do ensaio.

Hemólise: A presença de hemoglobina em concentrações até 512 mg/dL não tem efeito em resultados, dentro da precisão do ensaio.

Lipemia: A presença de trigliceridos em concentrações até 3 000 mg/dL não tem efeito nos resultados, dentro da precisão do ensaio.

Tipo de Amostra Alternativa: Para avaliar se também o soro pode ser no IMMULITE 2000 Homocysteine, foi colhido sangue de 34 voluntários em tubos em gelo com heparina, EDTA e sem anticoagulante. As amostras foram separadas dos globulos e adicionadas com homocisteina e ensaiadas com os resultados seguintes:

(EDTA) = 0,98 (Heparina) + 0,85 µmol/L r = 0,954

(Soro) = 1,02 (Heparina) – 0,53 µmol/L r = 0,975

Médias:

20,2 µmol/L (Heparina)

20,7 µmol/L (EDTA)

20,1 µmol/L (Soro)

Para avaliar o efeito da temperatura de conservação foram colhidas amostras de 5 voluntários em tubos com heparina, EDTA e sem anticoagulante. Alguns tubos foram conservados à temperatura ambiente, e outros foram conservados em gelo por vários períodos de tempo antes da separação. Os gráficos mostram o

29