5085657 Oleoclean.qxp 14/01/09 16:04 Page 62

Por

CONSELHOS DE SEGURANÇA

L e i a a t e n t a m e n t e o m a n u a l d e i n s t r u ç õ e s e g u a r d e - o p a r a f u t u r a s u t i l i z a ç õ e s .

Conselhos de segurança

Para a sua segurança, este aparelho encontra-se em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis (Directivas de Baixa Tensão, Compatibilidade Electromagnética, Materiais em contacto com os alimentos, ambiente, ...).

Certifique-se que a tensão da sua instalação eléctrica está em conformidade com a tensão indicada no aparelho (corrente alterna).

Dada a diversidade das normas em vigor, se o aparelho for utilizado num país que não aquele onde o aparelho foi adquirido, leve-o a um Serviço de Assistência Técnica autorizado para proceder à sua verificação.

Este aparelho foi concebido para um uso doméstico e no interior de casa. Qualquer utilização para fins profissionais, não adequada ou não conforme ao manual de instruções liberta o fabricante de qualquer responsabilidade e anula a garantia.

Ligação

Não utilize o aparelho se este ou o cabo de alimentação se encontrar de alguma forma danifi- cado, se o aparelho tiver caído ou apresentar danos visíveis ou problemas de funcionamento. Neste caso, dirija-se ao Serviço de Assistência Técnica autorizado.

Ligue sempre o aparelho numa tomada com ligação à terra.

Se necessitar de utilizar uma extensão, certifique-se que esta se encontra em bom estado, isto é, com ligação à terra e adaptada à potência do aparelho.

Se o cabo de alimentação se encontrar de alguma forma danificado, deverá ser substituído pelo fabricante, Serviço de Assistência Técnica autorizado ou por uma pessoa qualificada por forma a evitar qualquer tipo de perigo para o utilizador.

Não deixe o cabo de alimentação pendurado.Nunca desligue o aparelho puxando pelo cabo de alimentação.

Desligue sempre o aparelho: logo após a sua utilização, para deslocá-lo, ou antes de proceder à sua limpeza.

Funcionamento

Este aparelho não foi concebido para ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) cujas capa- cidades físicas, sensoriais ou mentais se encontram reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência ou conhecimento, a não ser que tenham sido devidamente acompanhadas e instruídas sobre a correcta utilização do aparelho, pela pessoa responsável pela sua segurança.

É importante vigiar as crianças por forma a garantir que as mesmas não brinquem com o aparelho.

Nunca deixe o aparelho a funcionar sem vigilância, nem ao alcance das crianças.

Utilize sempre o aparelho sobre uma superfície estável, plana, ao abrigo das projecções de água.

Este aparelho eléctrico funciona a altas temperaturas que podem provocar queimaduras. Não toque nas zonas quentes do aparelho (filtro, visor de observação, peças metálicas visíveis...).

Não coloque o aparelho a funcionar próximo de materiais inflamáveis (estores, cortinados…) ou fontes de calor externas (fogão a gás, placa de aquecimento…).

60