CORTE LONGITUDINAL
O corte longitudinal é realizado em toda a extensão da prancha. A guia de corte (A) Fig. 40 é usada para posicionar e guiar a peça. Uma das margens da peça corre em contato com a guia de corte, enquanto o lado plano da prancha se acomoda na bancada. Como a peça é empurrada ao longo da guia de corte, ela deve ter uma margem reta e entrar em contato com a bancada. Deve ser usada uma proteção para a lâmina da serra. A proteção possui retentores que evitam retrocessos e um separador, para evitar que entalhes da madeira fechem ou prendam a lâmina.
1.Ligue o motor e introduza a peça
2.Se a largura da peça cortada longitudinalmente for menor que 10 cm, um bastão deverá ser usado para empurrar a peça completamente, como mostra a Fig. 41. O bastão pode ser facilmente fabricado a partir de fragmentos de madeira, como explica a seção “CONSTRUINDO UM BASTÃO.”
3.O corte longitudinal de peças pequenas pode ser perigoso se não for feito cuidadosamente. Peças estreitas normalmente não podem ser cortadas com a proteção em posição. Se a peça for pequena o suficiente, use uma plaina. Ao cortar um material com largura inferior a 2 polegadas (5 cm), uma plaina pode ser um acessório muito útil, já que bastões comuns podem interferir na proteção da lâmina. Ao usar uma prancha de pressão, sua largura deve ser somada à largura da posição da guia de corte. Uma prancha de pressão pode ser feita como mostra a Fig. 43 e deve ser usada como mostra a Fig. 42.
NOTA: Algumas operações especiais (ao usar uma fresa rotativa de molde) necessitam do auxílio de uma peça de madeira para a guia de corte, não incluída.
B
Fig. 40
Fig. 41
Fig. 42
Fig. 43
32