Para ajustes que requerem graus parciais (1/4, 1/2, 3/4°) alinhe a marca de vernier desejada com a marca de grau MAIS PRÓXIMA na escala da esquadria, conforme descrito anteriormente. (A chapa plástica de vernier está gravada com marcas para 1/4, 1/2, 3/4 e 1°. Somente o 1/2° está numericamente rotulado.)
AO ESQUADRAR PARA A DIREITA
Para aumentar o ângulo da esquadria ao esquadrar para a direita, mova o braço para alinhar a marca de ver- nier adequada com a marca mais próxima na escala da esquadria à direita. Para diminuir o ângulo da esquadria ao esquadrar para a direita, mova o braço para alinhar a marca de vernier adequada com a marca mais próxima na escala da esquadria à esquerda.
AO ESQUADRAR PARA A ESQUERDA
Para aumentar o ângulo da esquadria ao esquadrar para a esquerda, mova o braço para alinhar a marca de ver- nier adequada com a marca mais próxima na escala da esquadria à esquerda. Para diminuir o ângulo da esquad- ria ao esquadrar para a esquerda, mova o braço para alinhar a marca de vernier adequada com a marca mais próxima na escala da esquadria à direita.
CORTE DE ENTALHE BÁSICO
SEMPRE REALIZE UM FUNCIONAMENTO A SECO SEM ENERGIA ANTES DE FAZER QUAISQUER CORTES. Cortes retos de 90°:
posicione a madeira contra a grade conforme ilustrado na figura 21. Ligue a serra, permita que a lâmina alcan- ce a velocidade máxima e abaixe o braço suavemente através do corte.
CORTE DE ENTALHE BÁSICO EM ALTURA DE ATÉ 3,5" (88,9 mm) VERTICALMENTE CONTRA A GRADE
Posicione o entalhe conforme ilustrado na figura 25. Todos os cortes são feitos com a parte de trás do enta- lhe contra a grade e a parte inferior do entalhe contra a base.
CANTO INTERNO: Lado esquerdo
1.Esquerda da esquadria a 45°
2.Preserve o lado esquerdo do corte Lado direito
1.Direita da esquadria a 45°
2.Preserve o lado direito do corte
CANTO EXTERNO: Lado esquerdo
1.Direita da esquadria a 45°
2.Preserve o lado esquerdo do corte Lado direito
1.Esquerda da esquadria a 45°
2.Preserve o lado direito do corte
FIG. 23
MARCA DO CENTRO NA ESCALA DE VERNIER SE ALINHA
COM O ÂNGULO INTEIRO DESEJADO NA ESCALA DA
ESQUADRIA (24° EXATOS NA ESQUADRIA)
FIG. 24
MARCA DE VERNIER A 1/4°
FIG. 25
Material até 3,5" (88,9 mm) pode ser cortado como des- crito acima. Para pranchas mais largas [com até 4,25" (107,95 mm)] diversas concessões menores devem ser feitas.
Ao cortar uma prancha entre 3,5" (88,9 mm) e 4,25" (107,95 mm) de largura, o rolete na ponta da proteção poderia ficar pendurado na peça de trabalho. Se isso ocorrer, basta posicionar o polegar direito no lado supe- rior da proteção e
28.Quando você tiver liberado a peça de trabalho, pode- rá liberar a proteção e ela continuará a abrir conforme o corte progride.
Ao esquadrar para o lado direito de um entalhe básico mais largo que 3,5" (88,9 mm) verticalmente posicionada contra a grade conforme ilustrado na figura 25, a serra poderá cortar a prancha apenas até uma polegada da extremidade da prancha. Tentar cortar mais do que uma polegada fará com que a carcaça do mecanismo da serra interfira com a peça de trabalho. Se você deseja cortar um entalhe básico entre
CORTE DE 3,5 (88,9 mm)”– 4,25" (107,95 mm) DE
ENTALHE BÁSICO VERTICALMENTE CONTRA A GRADE
•Posicione o entalhe conforme ilustrado na figura 25.
•Todos os cortes feitos com a parte de trás do entalhes contra a grade
CANTO INTERNO:
Lado esquerdo
1.Posicione o entalhe com a parte inferior contra a base da serra
2.Esquerda da esquadria a 45°
3.Preserve o lado esquerdo do corte
Lado direito
1.Posicione o entalhe com a parte superior apoiada na base da serra
2.Esquerda da esquadria a 45°
3.Preserve o lado esquerdo do corte
CANTO EXTERNO:
Lado esquerdo
1.Posicione o entalhe com a parte inferior contra a base da serra
2.Direita da esquadria a 45°
3.Preserve o lado esquerdo do corte
OBS.: se o corte precisa ser feito em alguma posição
diferente de 1" da extremidade do entalhe: corte o entalhe a 90° aprox. 1" (25,4 mm) a mais do que o comprimento final e, depois, faça o corte da esquadria conforme descrito acima.
Português Português
44