Orion SAP-UR94EH, TRUE, SAP-CR94EH, SAP-UR184EH, SAP-CR184EHA Importante, Advertência, Precaução

Models: SAP-UR94E SAP-CR184EA SAP-UR94EH SAP-CR94E SAP-CR224EA SAP-CR184EHA SAP-UR224E SAP-CR94EH SAP-CLR184EA SAP-UR184E SAP-UR124E SAP-CR124E SAP-UR184EH TRUE

1 52
Download 52 pages 12.93 Kb
Page 22
Image 22
ADVERTÊNCIA
ADVERTÊNCIA

IMPORTANTE !

Queira ler antes de colocar a unidade em funcionamento

Este sistema de ar condicionado satisfaz padrões rigorosos sobre segurança e funcionamento. Na sua capacidade de instalador ou encarregado do serviço, é parte importante do seu trabalho instalar ou prestar serviço ao sistema de forma que este funcione segura e eficazmente.

Para instalação e funcionamento sem problemas, deve-se:

Ler cuidadosamente este manual de instruções antes de começar.

Seguir cada fase da instalação ou reparação exatamente conforme indicado.

Observar todas as normas locais, governamentais e nacionais sobre eletricidade.

Prestar grande atenção a todos os avisos de advertência e precaução feitas neste manual.

Usar uma linha elétrica dedicada para alimentar a unidade.

P

ADVERTÊNCIA

Este símbolo refere-se a um perigo ou uma norma trabalho de pouca segurança que pode provocar um acidente pessoal grave ou morte.

PRECAUÇÃO

Este símbolo refere-se a um perigo ou uma norma de trabalho de pouca segurança que pode resultar em acidente pessoal ou danos a bens ou produtos.

Se for necesssário, peça ajuda

Estas instruções são tudo o que é necessário para a maioria dos locais de instalção e condições de manutenção. Se precisar de ajuda para um problema especial, queira contatar o nosso ponto de vendas/serviço ou o distribuidor certificado para obter instruções adicionais.

No caso de instalação incorreta

Ofabricante não será por forma alguma responsável pela instalação incorreta ou serviço de manutenção deficiente, incluindo a falta de cumprimento das instruções apresentadas neste documento.

PRECAUÇÕES ESPECIAIS

Para a instalação deverá ter em conta o seguinte: as ligações do circuito frigorifico deverão ser feitas antes das ligações elétricas. Para a desmontagem proceda de maneira inversa.

PRECAUÇÃO Ao fazer a instalação elétrica

OCHOQUE ELÉTRICO PODE PROVOCAR UM ACIDENTE PESSOAL GRAVE OU MORTAL. SÓ UM ELETRICISTA QUALIFICADO E EXPERIENTE DEVE TENTAR FAZER A INSTALAÇÃO DESTE SISTEMA.

Não forneça energia à unidade antes de toda a instalação elétrica e colocação de tubos estarem concluídas ou novamente ligadas e verificadas, para assegurar a ligação à terra.

São usadas tensões elétricas altamente perigosas neste sistema. Consulte cuidadosamente o diagrama da instalação elétrica e estas instruções ao fazer a instalação. Ligações incorretas e ligação inadequada à terra pode causar um acidente pessoal ou morte.

Ligue a unidade à terra seguindo as normas locais de eletricidade.

O fio AMARELO/VERDE só deve ser usado para ligação à terra.

Faça todas a ligações elétricas bem apertadas. Fios elétricos frouxos podem causar superaquecimento nos pontos de ligação e um possível perigo de incêndio.

Não deixe que a instalação elétrica toque na tubagem de refrigeração, no compressor ou em quaisquer peças móveis da ventoinha.

Não use fios de vários núcleos ao fazer a instalação elétrica e as linhas de controle. Use fios separados para cada tipo de linha.

Durante o transporte

Tome cuidado quando levantar e deslocar as unidades para uso no interior e no exterior. Peça ajuda a um parceiro, e dobre os joelhos ao levantar a embalagem para reduzir o esforço das suas costas. Rebordos aguçados ou alhetas de alumínio finas na unidade de ar condicionado podem cortar os dedos.

Durante a instalação...

... Numa sala

Isole devidamente qualquer tubagem que fique instalada dentro duma sala para evitar “suor” que pode causar gotejo e água que poderá causar danos às paredes e pisos.

... Em locais húmidos ou irregulares

Use uma placa de betão elevada ou blocos de betao para obter um alicerce maciço e nivelado para a colocação da unidade no exterior. Isto evita danos causados pela água e vibração anormal.

... Numa área sujeita a vento forte

Fixe com firmeza a unidade para montagem no exterior com parafusos e uma armação de metal. Monte um apropriado amortecedor do ar.

... Numa área sujeita a neve (para sistemas do tipo bomba de calor)

Instale a unidade para montagem no exterior numa plataforma elevada que seja mais alta do que a neve acumulada. Monte ventiladores para neve.

Ao fazer a ligação de tubagens de refrigerante

Mantenha as extensões de tubagem tão curtas quanto possível.

Use um método de dilatação para ligar a tubagem.

Aplique o lubrificante do refrigerante às superfíces acasaladas da área dilatada e dos tubos de união antes de ligar, depois, aperte a porca com uma chave dinamômetro para obter uma ligação sem fugas.

Verifique cuidadosamente se existem fugas antes de iniciar o funcionamento de ensaio (test run).

N.B.:

Dependendo do tipo de sistema, as linhas contendo líquido e gás podem ser ou estreitas ou largas. Portanto, para evitar confusão, a tubagem do refrigerante para o seu modelo específico

éespecificada ou com ‘estreita’ ou com ‘larga’ em vez de tubação para “líquido” ou “gás”...

Ao realizar o serviço

Desligue a unidade na caixa principalde alimentação elétrica antes de abrir a unidade para verificar ou reparar peças e a instalação elétrica.

Mantenha os seus dedos e o vestuário afastados de peças em movimento.

Limpe o local depois de ter acabado o trabalho, não deixando dentro da unidade quaisquer pedaços de sucata e/ou restos de fios elétricos.

Arejar o local durante a instalação e o teste do circuito de refrigeração. Uma vez completada a instalação, assegure-se que não esistam perdas de gás refrigerante pois em caso de contato com chamas ou fontes de calor pode ser tóxico e muito perigoso.

2

Page 22
Image 22
Orion SAP-UR94EH, TRUE, SAP-CR94EH, SAP-UR184EH, SAP-CR184EHA, SAP-UR124E, SAP-CR184EA Importante, Advertência, Precaução