46PORTUGUÊS DO BRASIL
Etapa de manutenção
-- Para garantir que a pele fique sempre macia e sem pelos, recomenda- se repetir o tratamento a cada quatro a cinco semanas. O tempo entre os tratamentos pode variar dependendo da pessoa e das áreas do corpo em que o tratamento é realizado. Caso muitos pelos cresçam entre os tratamentos, basta diminuir novamente o intervalo entre os tratamentos. Não realize o tratamento na mesma área por até duas semanas. Ao usar o aparelho com mais frequência do que o recomendado, você não aumenta a eficácia do aparelho, mas sim o risco de reações dermatológicas.
Possíveis efeitos colaterais e reações dermatológicas
Reações dermatológicas comuns:
-- Sua pele pode apresentar uma leve vermelhidão e/ou formigamento/ ficar quente. Essa reação não é prejudicial e desaparece rapidamente.
-- Uma reação dermatológica semelhante a uma queimadura pode ocorrer na área em que o tratamento foi realizado por pouco tempo. Caso ela não desapareça em até três dias, consulte um médico.
-- O ressecamento e a coceira da pele podem ocorrer devido à combinação entre a depilação e o tratamento à base de luz. Isso não
éprejudicial e desaparece em poucos dias.Você pode esfriar a área com um aplicador de gelo ou uma toalha de rosto. Caso sua pele continue ressecada, você pode aplicar um hidratante na área em que o tratamento foi realizado 24 horas após o último tratamento.
Efeitos colaterais raros
-- Queimaduras, vermelhidão excessiva e inchaço: essas reações ocorrem raramente. Elas podem ocorrer quando você usa uma intensidade
de luz alta demais para a cor da sua pele. Caso essas reações não desapareçam em até 3 dias, consulte um médico. Aguarde o próximo tratamento até que a pele esteja completamente curada e lembre-se de usar uma intensidade de luz mais baixa.
-- Manchas na pele: ocorrem muito raramente. As manchas na pele se manifestam quando são mais escuras (hiperpigmentação) ou mais claras (hipopigmentação) do que a região ao redor. Isso ocorre quando você usa uma intensidade de luz muito alta para a cor da sua pele. Caso as manchas não desapareçam em até duas semanas, consulte um médico. Não realize o tratamento nas regiões manchadas até que as manchas desapareçam e a cor de sua pele volte ao normal.
-- Infecção e inflamação na pele: ocorrem muito raramente e podem ser provocadas pelo uso do aparelho sobre feridas ou cortes causados pela depilação em machucados ou pelos encravados.
-- Dor excessiva: pode ocorrer durante ou após o tratamento caso você tenha usado o aparelho na pele não depilada, em uma intensidade de luz alta demais para a cor da sua pele, na mesma área mais de uma vez ou em feridas abertas, inflamações, infecções, tatuagens, queimaduras etc. Para obter mais informações, consulte o capítulo “Importante”, seção “Contraindicações”.