INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO

INSTRUÇÕES SOBRE O ARRANQUE

1.Misturar a gasolina (combustível para motores OTTO) com o óleo. Atestar o depósito com a mistura. Ver as instruções sobre a mistura de óleo e gasolina.

2.Colocar o interruptor na posição FUNCIONAMENTO

[I](Fig. 4).

3.SUGESTÃO: No arranque dum aparelho, que não foi utilizado durante muito tempo (ou que seja completamente novo, ou cujo arranque seja difícil), accionar 20 vezes a bomba de aspiração.

Premir a bomba de aspiração 10 vezes lenta e completamente. O combustível tem que ser visível na bomba. (Fig. 5). Se tal não acontecer, premir a bomba mais três vezes ou tantas vezes, até que o combustível seja visível.

4. Colocar a alavanca de «Starter» na posição 1 (Fig. 5).

SUGESTÃO: Observação: Ter em atenção que o «Starter» na posição (1) está engatado.

5.Com o aparelho assente no chão, apertar o gatilho do acelerador mantendo a alavanca premida.

700:Puxar energicamente o cabo de lançamento (em geral, após 3 tentativas) (Fig. 6).

710:Puxe a corda de arranque uma a 3 vezes com um movimento controlado e firme

6.Colocar a alavanca de „Starter“ na posição intermédia (2) (Fig. 5).

7.700: Para o motor pegar, puxar, energicamente, 1 a 3 vezes o cabo de lançamento (Fig. 6).

710:Puxe a corda de arranque 1 a 5 vezes com um movimento controlado e firme para fazer arrancar o motor (Fig. 19).

OBSERVAÇÃO : A unidade utiliza Advanced Starting Technology™, que reduz significativamente o esforço necessário para o arranque do motor.Tem que puxar a corda de arranque suficientemente para fora de modo a ouvir o motor a tentar arrancar. Não é necessário puxar a corda energicamente, dado que não existe uma resistência rígida ao puxar. Tenha em conta que este método de arranque é extremamente diferente (e muito mais fácil) daquilo a que poderá estar habituado.

8.Repetir as operações 3 a 7 se o motor não pegar.

9.Premir o gatilho do acelerador, para que o motor aqueça durante 10 a 15 segundos. Colocar a alavanca de «Starter» na posição 3 (Fig. 5).

OBSERVAÇÃO: Não é necessário utilizar o «Starter» para pôr um motor quente a funcionar. Ponha o interruptor na posição FUNCIONAMENTO [I] e arranque na posição 2.

INSTRUÇÕES PARA PARAR

1.Solte o gatilho do acelerador (Fig. 4). Deixar o motor arrefecer no funcionamento em ralenti (= ponto morto)

2.Ponha o interruptor na posição DESLIGADO [O] (Fig. 4).

SEGURAR O APARADOR DE RELVA

Antes de utilizar o aparelho, adopte a posição adequada (Fig. 7).

AJUSTE DO COMPRIMENTO DO FIO DE CORTE

A bobina de fio permite libertar foi de corte sem parar o motor. Para tal, bater bruscamente no chão com a bobina (Fig. 8) mantendo o aparador de relva em funcionamento a velocidade elevada.

OBSERVAÇÃO: O fio de corte deve estar sempre bem tenso. É mais difícil libertar fio quando o fio de corte fica curto.

Se for libertado um comprimento excessivo de fio, uma lâmina, situada no resguardo de protecção de corte, corta o fio ao comprimento correcto. Para melhores resultados, faça pancadas bruscas com a bobina em chão nu ou duro. Se tentar libertar fio batendo em relva alta, o motor pode ir abaixo.

O fio de corte pode quebrar nos seguintes casos

Desgaste normal do fio

Fio aproximado de um corpo como um muro ou um poste de vedação

ASTÚCIAS PARA MELHORES RESULTADOS DE CORTE

Mantenha a bobina de fio paralela ao chão.

Não force sobre a bobina. Realize o trabalho com a ponta do fio, em particular ao longo dos muros. Se utilizar mais que a ponta do fio para efectuar o corte, e eficácia do corte ficará reduzida e o motor pode ficar em sobrecarga.

Corte a relva em 20 cm, trabalhando de cima para baixo em pequenas progressões para evitar um desgaste prematuro do fio ou uma resistência do motor.

Efectue o corte da esquerda para a direita quando for possível. O aparelho oferece melhor eficácia de corte quando o movimento é efectuado para a direita. O detritos são evacuados longe do utilizador.

Desloque o aparador de relva lentamente no interior e no exterior da zona a cortar à altura desejada. Efectue um movimento da frente para trás ou de um lado para outro. O corte de pequenas extensões dá os melhores resultados.

OBSERVAÇÃO: Colocar a alavanca de «Starter» na posição 3 se o motor afogar na tentativa de arranque. Premir o gatilho do acelerador. Puxar energicamente o cabo de lançamento. O motor tem que pegar depois de 3 (três) a 8 (oito) tentativas.

CORTE DE ORNAMENTO

O corte de ornamento realiza-se retirando toda a vegetação em torno das árvores, dos postes, das vedações, etc.

Faça rodar todo o aparelho de modo que a bobina de fio fique a um ângulo de 30° em relação ao chão (Fig. 9).

56